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Diagrama de estado do ciclo de instrução

Abstract: Diagrama de estado do ciclo de instrução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  Abstract  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  431 Visualizações

Figura 9.1: Diagrama de estado do ciclo de instrução

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Representação da Instrução

No interior do computador, cada instrução é representada por uma sequência de bits. A instrução está dividida em campos, correspondentes aos elementos constituintes da instrução. Este esquema da instrução é conhecido como formato da instrução. Um exemplo simples é apresentado na figura 9.2. O formato de instrução do IAS é mostrado na figura 2.2, como um outro exemplo. Na maior parte dos jogos de instruções é usado mais do que um formato. Durante a execução da instrução, uma instrução é lida para um registo de instrução (IR) no processador. O processador deverá ser capaz de extrair os dados dos vários campos da instrução para executar a instrução requerida.

É difícil, tanto para o programador como para o leitor de manuais, haver-se com representações binárias de instruções máquina. Assim, tornou-se prática comum usar uma representação simbólica de instruções máquina. Um exemplo disto foi usado para o jogo de instruções do IAS, na tabela 2.1.

Os opcodes são representados por abreviaturas, chamadas mnemónicas que indicam a operação. Exemplos comuns incluem

ADD Soma

SUB Subtrai

MPY Multiplica

DIV Divide

LOAD Carregar dados da memória

STOR Guardar dados na memória

Os operandos são também representados simbolicamente. Por exemplo, a instrução

ADD R,Y

pode significar somar o valor contido na posição de dados Y ao conteúdo do registo R.

Neste exemplo, Y designa o endereço de uma posição de memória e R designa um registo particular. É de

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