TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dias

Seminário: Dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

Dias também fala sobre a importância dos grupos sociais, sendo estes fundamentais as pessoas, já que individualmente o ser humano não sobreviveria, mas além da própria sobrevivência, os grupos servem a própria formação dos seres humanos. Não se pode considerar qualquer ajuntamento como um grupo, segundo Dias, um grupo caracteriza-se por ter objetivos comuns ou ao menos, integrantes com interesses comuns e que compartilham algum grau de interdependência e relacionamento. O autor classifica os grupos de pelo menos quatro formas diferentes, sendo que há possivelmente outras maneiras de fazê-lo.

Em seu texto, Dias refere-se às relações entre os membros de um mesmo grupo e entre membros de grupos distintos. Ele fala que as relações dentro de um grupo diferem quanto ao tipo de grupo de se está falando, grupos menores pessoais costumam ter relacionamentos mais duradouros, ainda que não se tenha uma finalidade especifica para tais grupos eles existem e são importantes para os indivíduos. Grupos grandes em geral têm menos grau de aproximação entre seus membros, sendo que dentro destes grupos costumam-se formar grupos menores e informais.

Entre os membros de um grupo grande, que geralmente é formado com uma finalidade específica, há o sentimento de pertencerem a algo importante e que se deve contribuir para que objetivo seja alcançado ou um sentimento de competição entre seus membros. A formação de pequenos grupos informais é natural e em alguns casos é benéfica para o todo, levando a uma maior integração entre seus membros. Entre os grupos pequenos, informais e primários, há um forte sentimento de união que os une independentemente de metas a serem cumpridas. As relações são pessoais e não seguem padrões restritos.

Dias trata do relacionamento entre grupos distintos sob a ótica que os membros “de dentro” têm dos “de fora”, argumenta que ela em geral segue um estereotipo, que é uma imagem distorcida que tem dos membros de outros grupos. Dias esta em correto quanto aos estereótipos, ao dize que todos recorrem a eles ante de se conhecer o individuo por trás dele. Não importa o quão aberta é a mente de uma pessoa, ela só vai ter uma visão que ultrapassa o estereotipo, na medida em que ela conhece os indivíduos por trás dele ou tem algum contato com eles. Na maioria dos casos, os grupos não têm uma boa relação entre si, pois se passa da indiferença ao ódio, muitas vezes provenientes de interesses contraditórios, rivalidades ou sentimentos irracionais que se manifestam por motivos menores.

Segundo o texto a organização dos grupos é relativa ao seu tamanho, finalidade e relacionamento entre os membros. Nos grupos informais pode haver hierarquia, sendo ela contudo, flexível e pouco perceptível muitas vezes. Nos grupos formais a hierarquia e organização se impõe de maneiras distintas, pode ser pela burocratização, como no governo, empresas, etc ou pela tradição, como nas famílias.

Dias fala de todas as formas que os humanos costumam se agrupar e classifica essas formas de acordo com critérios estabelecidos por sociologistas o que, contudo, não fecha a questão da classificação dos homens em conjuntos, pois alguns conceitos, como o de civilização, por exemplo, ainda estão se consolidando e passam por transformações ao longo do tempo. Porém o texto é rico e útil por falar de conceitos que podem ter seus “nomes”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com