TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Da Am E FM

Artigos Científicos: Diferenças Da Am E FM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 2

Diferenças da Am e FM:

Em FM, ao contrário da AM, a amplitude da portadora é mantida constante, mas sua freqüência é alterada conforme variações no sinal enviado. A FM é menos suscetível que a AM a certos tipos de interferência, como a causada por temporais e por correntes elétricas fortuitas de equipamentos e outras fontes relacionadas. Esses ruídos afetam a amplitude da onda de rádio, mas não sua freqüência, assim um sinal de FM permanece virtualmente inalterado.  FM é melhor que AM para transmissão de som estereofônico, sinais de áudio de televisão e retransmissão de telefonemas interurbanos por microondas. O total de largura de banda necessário para transmitir um sinal de FM é maior que  para AM, o que é um limite para alguns sistemas.

O princípio da transmissão de dados através de ondas de rádio (RF) consiste em se utilizar uma onda eletromagnética de alta freqüência, a qual é produzida por uma fonte denominada transmissor (Tx) e capturada por um receptor (Rx), sendo estes dois elementos separados por uma certa distância. O uso de uma onda de alta freqüência é necessário para que se possa estabelecer a comunicação empregando-se menor potência elétrica e utilizando-se antenas de dimensões reduzidas.

Um receptor colocado no espaço livre a uma distância (d) do transmissor, como representado na figura 2, perceberá uma potência de RF que é proporcional ao inverso do quadrado dessa distância [1]. Isto pode ser escrito, em decibéis, como:

Pr – Pt = -20.log(d) + 20.log (d0) [dB]

onde as contribuições de GT, GR e (l/4p) estão reunidas no termo 20.log(d0)

Figura 2 – Tx distante (d) de Rx

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com