TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Entre Corrente Alternada e Corrente Contínua

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.139 Palavras (21 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 21

Sumário

Introdução .............................................................................................................................. 03

  1. Etapa 1
  1.   Relatório 1 – Resultados da Etapa 1

  1. Diferenças entre corrente alternada e corrente contínua ...................................... 06

  2. Tabela: frequência de operação das diversas correntes contínuas em vários países do mundo.......................................................................................................... 06
  3. Vantagens e desvantagens em utilizar as transmissões elétricas em corrente alternada .......................................................................................................... 06

  1. Etapa 2
  1.    Relatório 2 – Resultados da Etapa 2
  1. Motores de corrente contínua ........................................................................... 08
  2. Características de motores de corrente contínua x motores de

    corrente alternada ......................................................................................... 08

  1. Diagrama fasorial: definição ............................................................................. 09

  1. Etapa 3
  1.  Aula tema: Transformadores
  1. Desenho de um transformador
  2.  Elementos do transformador
  3. Funcionalidades do transformador
  4. Matérias do transformador
  5. Qual tipo de corrente que viabiliza a operação dos transformadores
  6. Mapa conceitual
  7. Funcionamento do retificador, e sua função mediante a corrente demandada pelo transformador
  8. Relatório 3 – Resultados da Etapa 3

  1. Etapa 4
  1.  Aula tema: Sistemas Trifásicos
  1. Vantagens na transmissão de energia elétrica pelo sistema trifásico
  2. Ondas senoidais
  3. Subsistemas de transporte de energia
  1.  Sistema de geração de energia
  2.  Sistema de transmissão
  3.  Sistema de distribuição
  1. Distribuição de energia no Brasil
  1.  ANEEL
  1. Mapa Conceitual
  1. Relatório 4 – resultados da Etapa 4

Referências ........................................................................................................................ 10

 


Introdução 

A corrente alternada, é uma corrente que muda constantemente. Já a corrente contínua, é uma corrente que sempre está constante. A partir de suas características, funcionalidade e custos, podemos diferenciar e cita-las como ferramentas importantes para todas as áreas, desde as comerciais e industriais, até para a sobrevivência do ser humano, que nos dias atuais e cada vez mais com a globalização, depende das tecnologias. O trabalho também trata-se do sistema de transmissão de energia elétrica, que é um problema bastante presente em todo Brasil, desde a geração, até a distribuição ao consumidor final, passando por transformadores, retificadores, entre outros, identificando as diversas funcionalidades. Para tanto, é essencial reconhecer e compreender os princípios da corrente alternada, dos circuitos monofásicos, o conceito de potência e fator de potência, bem como uma correção, identificação, ligação, partida e manutenção de geradores e motores de corrente alternada e de transformadores, sistema trifásico, potência em cargas trifásicas equilibradas e equipamentos de manobra, proteção e medição.

Desafio

A transmissão de energia elétrica é um problema bastante presente em todos os segmentos da Engenharia. Desde a geração até a distribuição ao consumidor final, passando por transformadores, retificadores, entre outros, identificando as diversas funcionalidades. Portanto, é essencial reconhecer e compreender os princípios da corrente alternada, dos circuitos monofásicos, o conceito de potência e fator de potência, bem como sua correção, identificação, ligação, partida e manutenção de geradores e motores de corrente alternada e de transformadores, sistemas trifásicos, potência em cargas trifásicas equilibradas e equipamentos de manobra, proteção e medição.

Objetivo do desafio

O objetivo desta ATPS é fazer com que você e sua equipe possam avaliar os sistemas de transmissão elétrica em nosso país, por meio de relatórios reflexivos, que deverão ser entregues ao final desta atividade.


  1. Etapa 1

Aula-tema: Princípios de Corrente Alternada. Geração, Valores Médios e Eficazes.  

Esta atividade é importante para que você conheça as principais diferenças entre as correntes alternada e contínua, mostrando as aplicações, vantagens e desvantagens quanto à adoção de cada modalidade.  Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Pesquisar, em sites e livros, sobre as diferenças entre corrente alternada e corrente contínua, e quais são os geradores que podem dar esta funcionalidade à corrente elétrica.

Passo 2

Montar um quadro explicativo sobre a frequência de operação das diversas correntes contínuas entre vários países do mundo.

Nota A quantidade de países deverá ser acordada com o professor da disciplina.

Passo 3

Listar as vantagens e desvantagens em utilizar as transmissões elétricas em corrente alternada.

Passo 4

Consolidar os itens solicitados nos passos desta etapa com as conclusões obtidas pelo grupo, o que fará parte do Relatório 1, a ser entregue no final do bimestre, em data agendada pelo professor da disciplina, de acordo com o padrão definido.


  1. Relatório 1 – Resultados da Etapa 1

  1. Diferenças entre corrente alternada e corrente contínua.

Corrente alternada: é considerada uma corrente contínua, sendo uma corrente elétrica que tem seu sentido rotativo entre negativo e positivo, tem seu fluxo alternado no sentido dos elétrons. É comum em transmissões para longas distâncias, pois não há perda de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (463.7 Kb)   docx (202.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com