TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades No Desenvolvimento De Sistemas Operacionais

Artigos Científicos: Dificuldades No Desenvolvimento De Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 7

Dificuldades no desenvolvimento de sistemas operacionais

ABSTRACT

The decades, operating systems have been designed and developed with the intention of making the use of computers easier, efficient and interesting to its users. But there is some folklore about what actually is good or bad in the world of operating systems, although little has been written on the subject.

This article presents the challenges in building an operating system today.

RESUMO

A décadas, sistemas operacionais vêm sendo projetados e desenvolvidos com a intenção de tornar a utilização dos computadores mais fácil, eficiente e interessante aos seus usuários. Mas há um certo folclore sobre o que de fato é bom ou ruim no mundo dos sistemas operacionais, embora pouco tenha sido escrito sobre o tema.

Este artigo apresenta os desafios na construção de um sistema operacional na atualidade.

Palavras chave: Sistema Operacional

1. Introdução

“A lei de Moore diz que o hardware de um computador é melhorado por um fator de 100 a cada década. Mas não existe nenhuma lei que diz que o sistema operacional é melhorado por um fator de 100 a cada década, ou mesmo que tenha alguma melhora. Na realidade, pode acontecer que alguns deles sejam piores em algumas questões centrais (como confiabilidade) do que a versão 7 do UNIX era na década de 1970.” ¹

(TANEMBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais modernos 3º Edição).

Sem um software um computador é apenas um monte de metal, incapaz de executar tarefas simples como armazenar processar e ou mesmo fazer contas simples dentre outros processos uteis que dão razão ao seu valor.

O software mais importante para um computador é o seu sistema operacional, capaz de controlar todos os recursos da máquina ele se torna uma ponte entre aplicativos (ou usuários que os utilizam) e o hardware do computador.

Escrever programas que controlem e usem corretamente todos os componentes de um computador não é uma tarefa fácil, se ao projetar um determinado programa os programadores tivessem que se preocupar com cada detalhe do funcionamento da máquina, ou com tudo que poderia dar errado possivelmente a maioria dos programas nem sequer pudessem ser escritos.

Essa se tornou a base para a necessidade da criação de um software que controlasse tudo e fizesse uma “ponte” entre software e hardware, algo que desse uma interface a máquina, tornando ela assim mais amigável e fácil de programar.

Qualquer Desktop ou Notebook geralmente já vem com um sistema operacional instalado, seja ele Windows, Linux ou outro, enquanto o Macintosh da Apple utiliza o Mac OS X, mais do que isso qualquer dispositivo celular de hoje é capaz de rodar um sistema operacional por mais simples que seja.

2. Tipos de Sistemas Operacionais.

Existem 4 tipos básicos de sistemas operacionais, divididos em grupos relacionados com o tipo de computadores e o tipo de aplicativos que suportam:

RTOS (Real-time operating system): Sistemas operacionais em tempo real, utilizado para controlar maquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma função especifica seja sempre executada durante o mesmo período de tempo.

Monousuário, Monotarefa: Sistema operacional criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez.

Monousuário, Multitarefa: Sistema operacional capaz de executar várias tarefas de uma vez, esse sistema operacional é o mais utilizado em Desktops e Laptops. O Microsoft Windows e o Mac OS X são exemplos desse tipo de sistema operacional.

Multiusuário: Esse tipo de Sistema permite a utilização do computado por muitos usuários ao mesmo tempo. ²

3. Por quê é tão difícil projetar um sistema operacional?

Sistemas operacionais vem se tornando programas extremamente extensos e complexos, dificilmente uma única pessoa seria capaz de dominar um sistema operacional totalmente em pouco tempo, qualquer sistema operacional serio atual possui alguns milhões de linhas de código.

Ao contrário de aplicativos comuns do dia-dia como editores de texto por exemplo, os sistemas operacionais vivem por um longo período de tempo, consequentemente os projetistas devem pensar em maneiras de como evoluir o software à medida que o hardware evolui, sistemas operacionais que são direcionados a uma visão especifica costumam ficar para traz e se tornam obsoletos.

Nenhum sistema operacional atual foi projetado tendo em mente tudo o que seria implementado depois, ele evolui com o tempo, os projetistas não têm em mente uma ideia concreta de como seus sistemas serão usados. Sistemas operacionais modernos são feitos para serem multiplataforma, ou seja, rodarem em qualquer hardware. Outro fator importante é que o sistema operacional deve funcionar em todos os dispositivos de saída e entrado existentes, e esses dispositivos são fabricados sem nenhuma relação entre si.

Projetar um sistema operacional requer mais do que grandes investimentos e vontade, é preciso ter em mente um objetivo claro de onde se quer chegar, a necessidade de se agradar a um número cada vez maior e mais variado de usuários (tanto empresas como pessoas comuns) torna cada vez mais difícil o trabalho de projetistas desse tipo de sistema.

Depois de tudo isso deve-se imaginar que criar um sistema operacional não é tarefa fácil.

4. A necessidade de uma equipe.

“Programadores são otimistas incorrigíveis. A maioria acha que escrever um programa é correr até o teclado e começar a digitar e, logo em seguida, o programa totalmente depurado é finalizado. Para programas muito grandes não se trabalha assim.” ³

(TANEMBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais modernos 3º Edição).

De acordo com o livro The Mythical man month (O mítico homem mês), de Fred Brooks indaga que o que se aplica a projetos grandes, como o projeto de um sistema operacional por exemplo, não se aplica a projetos pequenos e vice-versa, em um projeto grande muito tempo é aplicado apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com