TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História dos Sistemas Operacionais e seu Desenvolvimento no Brasil

Por:   •  9/9/2018  •  Resenha  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

2018

As primeiras gerações de computadores eram de tamanhos gigantes, chegando a ocupar prédios inteiros. Para usá-los, um funcionário era contratado especialmente para ativar e desativar chaves, as quais serviam para indicar se um componente devia ficar ligado ou desligado. Ao desligar uma chave, por exemplo, a informação corria por metros ou quilômetros de fio e acendia uma luz, indicando que determinada função estava desativada. Ou seja, A forma de usar o computador era diretamente pelo hardware, não existindo sistemas operacionais ou interfaces gráficas.

Foi só na terceira geração de computadores, conhecida pelo pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício na criação de computadores, (também conhecidos como microchips) que os sistemas operacionais começaram a aparecer, o primeiro deles foi o Unix, em 1969.

UNIX: É um sistema operacional criado por Kenneth Thompson, Dennis Ritchie, entre outros, que trabalhavam nos Laboratórios Bell da AT&T. É um sistema operacional portável, multi-usuário e multi-tarefas. Isso significa que esse sistema permite um computador executar vários programas simultaneamente e ter vários usuários ativos ao mesmo tempo.

Esse sistema operacional possui uma grande variedade de aplicações e é considerado como um sistema de alto nível de segurança e grande estabilidade em relação a outros sistemas operacionais.

Em 1977 foi lançado o seu primeiro descendente, o BSD (Berkeley Software Distribution). É um Sistema Operacional ramificado do Unix, usava parte do código-fonte e do design do Unix. Foi largamente adotado por fornecedores de sistemas de estação de trabalho na forma de variantes proprietárias de Unix, já que ele era facilmente licenciado, além da familiaridade que os fundadores de muitas empresas de tecnologia da época tinham com ele.

APPLE DOS (1978): É a família de sistemas operacionais de disco para os microcomputadores Apple II, teve três principais versões: DOS 3.1, DOS 3.2 e DOS 3.3. Cada lançamento foi seguido por um segundo, menor, para correção de bugs. Surgiu para equipar os computadores da Apple, mas tinha poucas funções.

ATARI DOS: Lançado em 1979, era um Sistema Operacional em disco, vinha equipado em toda família 8-bits da empresa.

Por conta do sucesso do Apple II, surgiu em 1980 o Apple III com o sistema APPLE SOS. No mesmo ano o Xenix, derivado do Unix, foi um dos sistemas operacionais mais utilizados da época por usuários domésticos.

Em 1981 o MS-DOS foi lançado. Um sistema operacional feito pela Microsoft para ser usado nos computadores da IBM.

        Ainda em 1981 a Xerox lançou seu primeiro sistema operacional, o chamado de PILOT ou STAR. Foi o primeiro sistema operacional baseado em janelas, a interação era no estilo WIMP (acrônimo em inglês para Janelas, Ícones, Menus e Apontadores) implementado através de interfaces gráficas, podendo ser utilizado pelo mouse, criação da própria empresa.

        Em 1983 a apple lança o Apple ProDOS, baseado no Apple SOS, no mesmo ano também é lançado o LisaOS, que vinha nos microcomputadores Apple Lisa. No fim de 1983 a HP lança o HP-UX, baseado no Unix mas o sistema não vingou.

        1985 foi quando surgiu o AmigaOS que até chegou ao Brasil, já oferecia interface grásfica mas o sistema operacional perdeu espaço para a concorrência da época, mesmo existindo até hoje. Microsoft, no mesmo ano lançou o Windows 1.0, que tinha coisas do MacOS e rodava sobre o MS-DOS. Também no mesmo ano, surgiu o RiscOS, um sistema com elementos do BSD e algumas características do UNIX, ele foi um dos primeiros sistemas a possuir uma arquitetura em 64 bits, mas foi descontinuado.

        No ano de 1986, o sistema operacional LynxOS chegou oferecendo processamento de operações em tempo real. O LynxOS trabalhava para oferecer resultados imediatos em vez de dados temporários. É um sistema comum em aviações, telecomunicações, controle de processos industriais, etc.

        

        1987, um professor universitário desenvolveu o chamado MINIX, um sistema operacional baseado no UNIX mas bem simplificado, foi criado para fins educacionais e foi uma das inspirações para o futuro LINUX. Ainda no mesmo ano, a IBM em projeto com a Microsoft criou o Operating System/2, uma versão mais evoluída do MS-DOS, feito para os novos computadores da IBM. Enquanto ajudava a IBM, a Microsoft desenvolvia o Windows 2.0, trazendo novas funcionalidades como os recursos de sobreposição, maximizar e minimizar.

        Em 89, a empresa do ex-dono da Apple, NeXT, criou o NeXTSTEP, baseado no Unix e alguns códigos do BSD, possuía interface gráfica, widgets 3d, comandos para arrastar itens e ícones coloridos.

        O Windows 3.0 chegou em 1990, com algumas evoluções, principalmento no suporte de hardwares, podendo trabalhar com processadores intel 8086/8088, 80286 e 80386. Foi muito utilizado por brasileiros.

 

        1991, o ano em que nasceu o Linux, o núcleo ou kernel mais utilizado da história. Seu código fonte era aberto e é base para novos sistemas operacionais até hoje.

        Em 1992, a Microsoft lançou o Windows 3.1, com uma interface de rede mais bem desenvolvida e com um suporte melhor para arquivos de multimídia, ficou muito famosa e muito utilizada no Brasil.

        Após 2 anos do surgimento do Linux, nasceu o Debian, o sistema utilizava o Kernel do Linux. Se popularizou por dar suporte a muitas arquiteturas, como o x86, x64, PowerPC, SPARC, ARM, MIPS, S390 e IA-64.

Em 1993, a  Berkeley Software Distribution lançou o NetBSD, e a companhia The FreeBSD Project disponibilizou o FreeBSD. Os dois sistemas ainda existem hoje em dia e são gratuitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com