TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensionamento das Lajes Cogumelo e Lisa: Cálculo á flexão das lajes sem vigas

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 2

Dimensionamento das lajes cogumelo e lisa:

  • Cálculo á flexão das lajes sem vigas:

 No projeto estrutural de edifícios de concreto armado é necessário determinar os esforços internos e os deslocamentos, através desses esforços internos é possível dimensionar a estrutura de modo que ela tenha resistência suficiente quanto ao estado limite último, já  os deslocamentos são empregados na verificações  do limite de utilização no tocante á deformação excessiva. Há também a necessidade das verificações relativas á fissuração em que são empregados esforços solicitantes devido as ações de serviço.De modo geral as lajes sem viga podem ser calculadas com os mesmos métodos e considerações das usuais. Os métodos de cálculos são basicamente dois elástico e plástico ,sendo que os plásticos quase não são usados pois não dão indicações sobre qual o comportamento da estrutura em serviço.

O método elástico que é o mais utilizado baseia nas equações de equilíbrio de um elemento infinitesimal de placas e nas reações  da compatibilidade das deformações desse elemento .Podem ser usados processos numéricos para resolver as equações fundamentais tais como:

  • Diferenças finitas
  • Elementos finitos
  • Series trigonométricas para representação do valor das cargas atuantes

Sendo o mais práticos os elementos finitos pois através dele é possível confeccionar programas computacionais que modelam qualquer tipo de pavimento apresentando soluções com precisão razoável  e possibilitando testar diversas situações.

Além dos processos  com elementos finitos existem outros processos como o de grelhas equivalentes ,empíricos do ACI-318  e os dos pórticos equivalentes todos são métodos elásticos pois consideram relações de linearidade entre esforços e ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com