TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensões Da Criatividade

Resenha: Dimensões Da Criatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Pessoa, Processo, Produto, e ambiente(pressão).

PESSOA

Embora muitos teóricos considerem a criatividade como um processo e busquem evidências dela nas pessoas, as definições atuais utilizam com mais freqüência as características do produto como sinais distintivos da criatividade. Um produto ou resposta criativa deve ser ao mesmo tempo inovador e adequado. Existem algumas caracteristicas de pessoa criativa:

-autodisciplina no trabalho;

-capacidade de adiar a gratificação;

-perseverança face à frustração;

-independência de julgamento;

-tolerância para com a ambigüidade;

-alto grau de autonomia;

-ausência de estereótipos relacionados a papéis do gênero;

-locus de controle interno;

-orientação para aceitar riscos;

-alto nível de esforço, auto-motivado na busca da excelência, orientado para tarefas.

PROCESSO

A maior idéia do mundo é inútil, a não ser que a coloquemos em prática. É necessário que alguém avalie sua qualidade e significado e possam desenvolver os sistemas necessários de pessoal, equipamentos, capital, embalagem, distribuição, manutenção e comercialização. Estes sistemas precisam de gerenciamento contínuo. As pessoas de idéias apenas não são suficientes. É preciso um processo sistemático e contínuo.

PRODUTO

O produto é o conseqüente resultado de um processo de criação (inovação) e pode ser tanto um produto físico como um serviço, ou algum aperfeiçoamento de um deles. Muitos processos (técnicas) utilizando indivíduos ou grupos podem ser usados para aumentar a criatividade aplicada na solução de problemas. Para que uma inovação venha a ocorrer, é igualmente necessário que as possibilidades, isto é, que o contexto e o ambiente para a criatividade e inovação existam. Por fim, independentemente do talento criativo da pessoa, de seu enorme conhecimento ou aptidão, ela não estará apta a inovar se estiver num ambiente desfavorável. Por exemplo, se a cultura da organização não apoiar a pessoa e a inovação, ela dificilmente acontecerá.

PRESSÃO(AMBIENTE)

Não se pode mover um indivíduo, um grupo, uma escola, uma empresa, etc., para um patamar de maior inventividade se antes não forem fornecidas as condições ou possibilidades (ambiente) adequadas (essencialmente uma correta cultura organizacional) ou a educação de seus membros para os processos corretos, individuais ou grupais, ou ainda envolvendo os seus colaboradores em temas ligados à criatividade tanto na forma individual como no trabalho em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com