TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dione , Maria , Diego Vicente (Exercício)

Pesquisas Acadêmicas: Dione , Maria , Diego Vicente (Exercício). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  1.639 Visualizações

Página 1 de 7

1. Suponha que uma camada de rede forneça o seguinte serviço. A camada de rede no computador-fonte aceita um segmento de tamanho máximo de 1.200 bytes e um endereço de computador-alvo da camada de transporte. Esta, então, garante encaminhar o segmento para a camada de transporte no computador-alvo. Suponha que muitos processos de aplicação de rede possam estar sendo executados no computador-alvo.

a) Crie, da forma mais simples, o protocolo da camada de transporte possível que levará os dados da aplicação para o processo desejado no computador-alvo. Suponha que o sistema operacional do computador-alvo determinou um número de porta de 4 bytes para cada processo de aplicação em execução.

1) Vamos chamar este protocol de STP (Simple Transport Protocol - Protocolo de Transporte Simples).

2) Do lado do emissor, o STP aceita do processo emissor um bloco de dados que não exceda 1196 bytes, um endereço de host de destino e um número de porta de destino.

3) O STP adiciona 4 bytes no cabeçalho para cada bloco e insere o número de porta do processo de destino neste cabeçalho.

4) O STP então dá então o endereço do host de destino e o segmento resultante para a camada de rede.

5) A camada de rede entrega o segmento para o STP no host de destino.

6) O STP então examina o número de porta no segmento, extrai os dados do segmento e os repassa para o processo, identificado pelo número de porta.

b) Modifique esse protocolo de modo que ele forneça um "endereço de retorno" para o processo-alvo.

1) O segment agora possui 2 campos no cabeçalho: um campo para a porta de origem e um campo para a porta de destino.

2) Do lado do emissor, STP aceita um bloco de dados não excedendo 1192 bytes, um endereço de host de destino, um número de porta de origem e um número de porta de destino.

3) O STP cria um segment que contém os dados da aplicação, o número da porta de origem e o número da porta de destino.

4) Ele então dá o segmento e o endereço do host de destino para a camada de rede.

5) Após receber o segmento, no host de destino, o STP devolve ao aplicativo os seus dados e também o número de porta de origem.

c) Em seus protocolos, a camada de transporte "tem de fazer algo" no núcleo da rede de computadores?

Não, a camada de transporte não faz nada no núcleo da rede; a camada de transporte “vive” nos sistemas finais!

2. Considere um planeta onde todos possuam uma família com seis membros, cada família viva em sua própria casa, cada casa possua um endereço único e cada pessoa em certa casa possua um único nome. Suponha que esse planeta possua um serviço postal que entregue cartas da casa-fonte à casa-alvo. O serviço exige que (i) a carta esteja em um envelope e que (ii) o endereço da casa-alvo (e nada mais) esteja escrito claramente no envelope. Suponha que cada família possua um membro representante que recebe e distribui cartas para outros membros da família. As cartas não apresentam necessariamente qualquer indicação dos destinatários das cartas.

a) Utilizando a solução do Problema 1 como inspiração, descreva um protocolo que os representantes possam utilizar para entregar cartas de um membro remetente de uma família para um membro destinatário de outra família.

1) Para enviar uma carta, um membro da família deve dar sua carta para o delegado (membro representante da família que envia/recebe/distribui as cartas para os outros membros), o endereço da casa de destino e o nome do destinatário.

2) O delegado então escreve o nome do destinatário no topo da carta; coloca a carta em um envelope e escreve o endereço da casa de destino no envelope.

3) O delegado então entrega a carta ao serviço postal planetário.

4) Na casa da família destinatária, o delegado (da outra família) recebe a carta do serviço de correio, tira a carta do envelope e verifica o nome do destinatário escrito a parte superior da carta, entregando-a então ao membro da família com este nome.

b) Em seu protocolo, o serviço postal precisa abrir o envelope e verificar a carta para fornecer o serviço?

Não, o service postal nao tem de abrir o envelope; ele apenas examina o endereço no envelope.

3. Considere uma conexão TCP entre o hospedeiro A e o hospedeiro B. Suponha que os segmentos TCP que trafegam do hospedeiro A para o hospedeiro B tenham número de porta da fonte “x” e número de porta do destino “y”. Quais são os números de porta da fonte e do destino para os segmentos que trafegam do hospedeiro B para o hospedeiro A?

Número de porta origem “Y” e número de porta destino “X”.

4. Descreva por que um desenvolvedor de aplicação pode escolher rodar uma aplicação sobre UDP em vez de sobre TCP.

Um programador pode não querer que sua aplicação use o controle de congestionamento do TCP, que pode estrangular a taxa de envio do aplicativo em momentos de congestionamento. Este é um dos motivos pelos quais os desenvolvedores de software para telefonia IP e aplicações de videoconferência possam ter para preferir executar seus aplicativos via UDP. Afora isto, alguns aplicativos não precisam da transferência confiável fornecida pelo TCP.

5. Por que o tráfego de voz e de vídeo é frequentemente enviado por meio do UDP e não do TCP na Internet de hoje? (Dica: A resposta que procuramos não tem nenhuma relação com o mecanismo de controle de congestionamento no TCP.)

Como a maioria dos firewalls são configurados para bloquear o tráfego UDP, o uso do TCP para o tráfego de voz e vídeo permite que o tráfego atravesse os firewalls.

6. É possível que uma aplicação desfrute de transferência confiável de dados mesmo quando roda sobre UDP? Caso a resposta seja afirmativa, como isso acontece?

Sim. O desenvolvedor da aplicação pode inserir transferência confiável de dados no protocolo da camada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com