TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Filme Maria Cheia De Graça

Casos: Analise Do Filme Maria Cheia De Graça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  2.781 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE CRÍTICA DO FILME “MARIA CHEIA DE GRAÇA”

1. Identifique o contexto social apresentado no filme:

O filme relata a história de uma jovem colombiana, moradora de um vilarejo pobre e que trabalha retirando espinhos de flores, e com o salário sustenta toda a família (avó, mãe, irmã e sobrinho). Esta jovem perde o emprego e descobre-se grávida, sem perspectivas de um futuro melhor para si e a criança que carrega no ventre. No caso, mostra-se um país com sérios problemas infraestruturais, sobretudo na questão do tráfico de drogas, abordado no filme posteriormente. Assim, sem perspectiva de emprego local e atraída pelos altos ganhos, aceita o convite de um narcotraficante para que transporte entorpecentes no estômago, até os EUA, por um dinheiro considerável, ou seja, devido ao contexto social precário em que está inserida, não vê alternativas de futuro e acaba recorrendo à criminalidade como única forma de conseguir dinheiro e talvez assim, mudar o curso de sua história. Ao final, após confrontar-se com situações sub-humanas e com a morte de uma amiga também “mula”, após conseguir se desfazer das drogas e livre para retornar ao seu país, Maria decide ficar em terras americanas, sonhando com uma solução para sua vida. O filme mostra a frieza maquiavélica com que empresas e máfias esmagam avassaladoramente muitos indivíduos, em favor único e exclusivo do lucro (capitalismo).

Em evidente referência ao catolicismo, explícito até no título do filme, critica a hipocrisia inerente a uma sociedade fortemente religiosa, e mostra a realidade contraditória da religiosidade de indivíduos pobres e sem oportunidades, levados a circunstâncias extremas. A Maria do título não é a mãe de Jesus, mas carrega em seu ventre frutos que muitos consideram benditos: 62 pacotes de heroína, cuja “graça” efêmera encontra paralelo no fervor religioso.

No exemplo de Maria, que trabalhava numa atividade simples e que era a principal base da sustentação econômica da pequena cidade, destacamos a baixa divisão do trabalho social, as poucas perspectivas de mudanças previstas para as gerações criadas nesse contexto, ou seja, o modo de viver de uma geração para a outra pouco será alterado ao longo dos anos. Assim também compreende-se as atitudes desesperadas cometidas por jovens sem recursos e em vulnerabilidade social. Enfatiza-se as gritantes diferenças sociais, econômicas e políticas, motivos que levam principalmente jovens pobres e com poucas perspectivas a buscarem ou aceitarem atividades ilícitas para sobreviver.

2. Identifique as expressões da questão social presentes no filme:

O filme relata a perversidade do processo de globalização no capitalismo, onde ocorre a exclusão dos pobres, o aumento da desigualdade entre os indivíduos, o individualismo arrebatador e o abandono da noção de solidariedade, o dinheiro como motor da vida social e a exploração da mão-de-obra barata em um país periférico como a Colômbia.

Enfatiza também o crescente aumento dos fluxos de migração de países marginalizados para países desenvolvidos, o que cria um quadro de exploração de mão-de-obra barata aliada a uma remessa de lucros aos países ricos industrializados, o que só faz aumentar cada vez mais a disparidade entre países ricos e pobres.

3. Identifique o contexto de trabalho em que Maria está inserida:

Em seu trabalho na Colômbia, percebemos que mesmo dentro da legalidade, há um ainda clima feudal dos proprietários e responsáveis. Por exigir cotas de produção, não permitem nem certos direitos básicos aos funcionários, nem que vão ao banheiro sempre que for necessário.

Maria é uma jovem funcionária de uma empresa que produz, embala e vende flores em seu país. É um negócio pequeno, numa cidade interiorana de pouca expressão, onde a principal atividade econômica é justamente a produção de flores. Portanto, suas perspectivas quanto ao futuro são pouco promissoras. Assim, chama atenção o subemprego, a diminuição contínua dos direitos, a instabilidade e vulnerabilidade do mercado de trabalho, principalmente para os jovens, e o aumento da informalidade trabalhista, aumentando cada vez mais a marginalização em países periféricos.

No final do filme, quando decide permanecer nos EUA, como alternativa de futuro para ela e a criança, sabe-se que encontrará péssimas condições de trabalho, redução no valor do trabalho e subempregos.

4. Qual a relação do trabalho na vida de Maria e sua família?

Maria Alvarez exercia um trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com