TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresaria 1 ATPS

Ensaios: Direito Empresaria 1 ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA

CIRLENE LIMA

LUCAS LAGE DE CARVALHO

LUIZ HENRIQUE PIPPER

JAMILA ALVES

NATHÁLIA CORREIA RAMOS RICHARD FERNANDES

PROCESSOS GERENCIAS: TEXTOS 1 A 6

Resumo dos textos do Curso de Gestão de Recursos Humanos apresentado como requisito parcial para a obtenção de créditos referente a disciplina de Processos Gerenciais da Faculdade Anhanguera, Orientada pela professora Renata Rocha.

Belo Horizonte 2014

Empresa Familiar

Empresas onde familiares ocupam cargos diversos, desde presidência à parte operacional, ou sendo boa parte dos cargos ocupados por familiares, com controle acionário a partir de 50%.

Neste tipo de empresa precisamos considerar pontos positivos e negativos:

Pontos positivos: Sua expectativa de vida é de gerações passando de pai para filho o negócio da família, e não a partir de cinco anos como a maioria das outras empresas.

São bem sucedidas como fornecedores e indústrias de empresas maiores, por valorizarem o relacionamento direto com o proprietário.

As pessoas trabalham com mais motivação e dedicação, por terem o peso da responsabilidade familiar, isso os tornam mais unidos como equipe, desde que não haja conflitos.

Seu diferencial é a maneira singular de exercer suas funções, isso faz com que a concorrência não consiga acompanhá-los.

Se consegue muita flexibilidade de tempo, trabalho e dinheiro, o que é uma vantagem competitiva, por se adaptar às mudanças há muita dedicação de tempo para realizar todo o trabalho necessário para que se alcance o bom desenvolvimento da organização; se permite extrair verba caso se tenha recursos para isso.

Soluções mais rápidas diante de problemas ou tomada de decisões, isso devido esta responsabilidade ficar sobre uma ou duas pessoas, assim o retorno é rápido.

Desvantagens: Não acompanha mudanças de mercado e expectativa de clientes, o que coopera para a ruína de muitas empresas.

Dificuldades em administrar mudanças, pois os conflitos familiares e o fator emocional interferem no bom funcionamento da empresa.

Falta de liderança- muitos querem delegar tarefas, e poucos estão dispostos a executá-las, o que se transforma em uma disputa de poder. Para se ter sucesso em uma empresa familiar necessário é ter uma boa administração, não confundir a área profissional com a área familiar, onde todos devem ter em mente seus deveres e direitos, respeitando isso tudo fluirá bem.

Sociedade Anônima

Sociedade Anônima é uma forma jurídica de constituição de uma empresa onde seu capital é dividido em ações, cuja responsabilidade dos sócios ou acionistas é limitada a valor ou porcentagem das ações pertencentes a cada um deles. Por ser uma sociedade, no mínimo dois sócios – denominados acionistas e usa exclusivamente um nome fantasia. É uma pessoa jurídica de direito privado, portanto, sempre será de natureza comercial.

Uma Sociedade Anônima pode ter seu Capital Aberto, possibilitando que suas ações sejam negociadas em Bolsas de Valores ou Mercado de Balcão e que necessita contar com o intermédio de uma instituição financeira, ou ter seu Capital Fechado quando são empresas menores e que não emitam ações para negociar.

Parte de seus lucros, os chamados dividendos, deve ser partilhada entre seus acionistas obrigatoriamente, mediante ao que foi estabelecido em estatuto resolvido em assembleia, superior a 25% do lucro líquido. A outra parte é mantida para compor reserva legal e reserva para contingências.

Cargos administrativos em uma S/A podem ser ocupados por não acionistas, porém quando houver eleição do conselho administrativo, somente os acionistas têm direito a voto.

SOCIEDADE LIMITADA

Sociedade limitada tem por finalidade responsabilizar seus sócios de acordo com o valor das cotas investidas, onde eles respondem solidariamente pela integralização do capital social. Este tipo de sociedade regida pelas normas da sociedade simples, porém este também admite-se normas da sociedade anônima em caráter especial.

No contrato social, deverá ter no que couber indicações obrigatórias e se for o caso firma social.

Como características tem-se, vedado o uso contribuição em forma de prestação de serviços. Respondem solidariamente pelo prazo de 5 anos a contar da data de registro da sociedade.

A Sociedade é administrada por um ou mais sócios conforme consta em contrato podendo estes estarem de forma separada e dividido por funções em diretorias e afins, podendo estes designar administradores não sócios, que devem ser aprovados por unanimidade por eles.

Objetivos estratégicos, operacionais e táticos

Com a inserção de novas tecnologias o mercado decorrente da globalização, empresas de segmentos variados buscam meios para se estabelecerem no meio e manter viva suas atividades. E para se alcançar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com