TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarioal

Artigos Científicos: Direito Empresarioal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  7.173 Palavras (29 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 29

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Direito Empresarial

Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira

Tutor a distância Prof.ª Ana Cristina dos Santos de Aquino /

Prof.ª Heila Elisa de Gois Vieira

Tecnologia em Processos Gerenciais

EDUARDO PEREIRA DE ALMEIDA – RA: 6748339720

FERNANDA FURLANES RODRIGUES – RA: 6576303770

FERNANDO MALDONADO ROMERA – RA: 7310546803

ROSANGELA DE SOUZA CARDOZO – RA: 6757341580

VANDERLEI SOUSA JUNIOR – RA: 6791411729

SOROCABA/SP

NOVEMBRO/2013

DESAFIO – O Novo Direito Empresarial

O novo Código Civil brasileiro (Lei 10.406/02) que entrou em vigor em janeiro de 2003 possui uma parte especial intitulada como Livro II Do Direito da Empresa, aparece como referência do início de uma nova fase do direito comercial brasileiro e para o seu desenvolvimento no país.

O objetivo do legislador era a unificação dos temas do ramo do direito privado envolvendo o Código Comercial Brasileiro no campo da sociedade comercial e do direito empresarial e algumas leis comerciais especiais para uma nova e moderna visão no Novo Código Civil Brasileiro.

Na verdade não há unificação das disciplinas de direito civil e direito comercial, o que houve em 2002, com o advento do código civil, foi a unificação de certas obrigações de direito privado e a inclusão, na lei civil, de textos que tratam de assuntos relativos a direito comercial e que em grande parte eram afeitas no direito comercial.

Criou-se o Livro II intitulado “Do Direito de Empresa”. “Substitui a figura do comerciante tradicional pela do empresário. Este, segundo o art. 2.082, é aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada destinada à produção ou troca de bens ou serviços.” Este novo livro trata-se da fusão do Direito Civil com o Direito Comercial. É dividido em quatro títulos referentes aos arts. 966 a 1.195, disciplinando-se tudo que diga respeito ao “empresário”, “empresa”, “o estabelecimento”, e os “institutos complementares” que regulamentam e disciplinam a atividade empresarial.

ETAPA 1 – Conceitos de Direito Empresarial e Empresa Escolhida

A empresa escolhida para desenvolver nossa atividade da ATPS de Direito Empresarial é a Comask Ind & Comércio, onde conheceremos no contexto a seguir sua localização, porte, segmento, missão, valores, público alvo, e principalmente seus produtos comercializados;

O contato dentro da empresa para a obtenção dessas informações, foi fornecido pelo funcionário Eduardo Pereira de Almeida, Gestor de Produção Industrial, onde trabalha e realiza suas funções dentro da empresa por 18anos.

A Empresa

Fundada em 1975 somos especializados no ramo de confecção de roupas em tecidos jeans e sarjas, sendo pioneira na modalidade Private Label, produzindo para as principais marcas nacionais e internacionais. Nosso produto é o resultado de uma harmoniosa soma entre alta tecnologia e tratamentos artesanais em nossos processos. A Comask mantém sua posição de destaque no setor. Com aproximadamente 1200 colaboradores, a empresa vem primando constantemente pela ética profissional em seus negócios, com ênfase na responsabilidade social e preservação dos recursos naturais.

A Comask possui três plantas: duas localizadas em Sorocaba, interior do estado de São Paulo, e uma em Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul.

A equipe de desenvolvimento de produto da Comask está sempre em sintonia com as novas tendências do mercado mundial, inclusive, buscando novas técnicas, criando modelagens inéditas, lavagens exclusivas e acabamentos especiais. Tornando-se com isso um grande diferencial em nossa empresa. A Comask possui uma equipe técnica especializada para dar todo o suporte necessário na criação e desenvolvimento de coleções

Gestão Estratégica

A Comask é uma empresa com fins lucrativos, e com uma gestão onde se dá ênfase especial a partir das estratégias financeiras de criação de valor e, complementarmente, na perspectiva de mercado/cliente.

Como um dos fatores críticos de sucesso da gestão estratégica é o envolvimento de toda a organização; e como o processo de gestão da estratégia inicia-se de cima para baixo na organização, enquanto todo o processo de aprendizado se realiza muito mais de baixo para cima, o tema da transparência da estratégia é ponto chave.

Visão:

Saber que melhorar a produtividade e os resultados da empresa é fator de competitividade.

A comunicação e o comportamento assertivo são capazes de impulsionar nossa forma de agir e gerar resultados.

A comunicação sempre desponta como a competência em que mais transparecem as insatisfações e incertezas nas relações.

Avaliações de clima e satisfação demonstram que a empresa, líderes e colaboradores precisam desenvolver a comunicação clara, de forma transparente e eficaz. Isso produz resultados nos negócios e nas relações humanas.

Comunicar-se e relacionar-se de forma assertiva aproxima você de seus resultados junto aos colegas, liderados, setores interdepartamentais, clientes e fornecedores.

Ser assertivo no atual mundo dos negócios é fundamental para o sucesso!

Missão:

“Comercializar serviços e produtos confeccionados e acabados (em denim e sarja) que atendam o mercado doméstico e externo com excelência em qualidade, garantindo a satisfação permanente dos acionistas, clientes, colaboradores e comunidade, com responsabilidade social, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, tornando-se empresa de referência Nacional”.

Valores:

• Excelentes relações com Clientes

• Excelentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com