TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina Gestão da Produção

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina Gestão da Produção

Portfólio N° 01 Competitividade e estratégia.

1- Cite as principais razões para uma empresa criar estratégias globais.

Atualmente as empresas sabem que, para competir, é preciso considerar clientes, fornecedores e concorrentes em termos globais, existem cinco razões para isto:

Melhorias das tecnologias transporte e comunicação: Consiste em apoiar as filiais da empresa em todo o mundo e facilitando a comunicação entre os gestores, assim como o deslocamento de produtos de um continente ao outro.

Regras mais branda para instituições financeiras: Nos anos de 1980, as agências reguladoras de bancos nos Estados Unidos retiraram o teto das taxas de juros e eles puderam atrair investidores de fora com taxas mais altas. Ao mesmo tempo, bancos no mundo todo removeram suas barreiras. O resultado foi que os sistemas financeiros globais se abriram e ficou mais fácil para as empresas encontrarem capital, suprimentos e recursos mais baratos.

Aumento da procura de serviços e produtos importados: nos anos de

Consistem em reduzir as barreiras do comércio internacional, para as empresas passarem a instalar mais fábricas aumentando sua presença em mercados estrangeiros reduzindo a resistências de consumidores a produtos de fora.

Diminuição das barreiras do comércio internacional: Além da instalação de linhas de produção nos países onde moram os clientes,blocos econômicos, como a união europeia, e acordos regionais, como o tratado de livre comércio da América do norte, facilitam, o comércio entre nações ditando regrar e cortando tarifas.

Menor custo comparativo: salários para os mesmos cargos variam muito de um país para outro. Países como China e Índia tornaram-se fontes de mão de obra qualificada e barata para nações ricas. Isso ocorre não só no nível da produção, mas nos de gerência, e tanto em indústrias como em serviços. Entre 2000 e 2003, empresas estrangeiras instalaram 60 mil fabricas na china, produzindo principalmente telefones celulares, roupas e calçados. Na Índia concentram-se indústrias de serviços como programação, pesquisa e desenvolvimento, contabilidade e escrituração.

2- Defina cadeia de valor.

É uma serie de processos inter-relacionados, produzindo produtos ou serviços para satisfazer seus clientes, além dos processos internos da empresa a cadeia inclui também seus fornecedores desde os ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final.

3- Cite exemplos de processos essenciais e processos de apoio. Explique.

Processos essenciais: é uma cadeia que agrega valor aos clientes externo, Exemplo:

Processo de desenvolvimento de um novo serviço ou produto: Os funcionários projetam e desenvolvem produtos ou serviços conforme especificações dos clientes ou informações do mercado em geral. Por exemplo, o processo de projeto e planejamento de propaganda.

Processos de apoio: Consistem em fornecer recursos para que os processos essenciais ocorram, exemplo:

Gerenciamento empresarial e funcional: fornecer orientação estratégica e garantir a execução dos trabalhos na empresa.

Sistemas de informações: Processar dados e informações para agilizar processos dentro da empresa.

4- Quais as dimensões de uma estratégia corporativa?

A estratégia corporativa envolve três dimensões:

Investigação do ambiente: Consistem em se adaptar as mudanças monitorando as tendências do mercado.

Competências essenciais: Tirar vantagem dos seus pontos fortes do que se destaca da concorrência.

Processos essenciais: Consistem em focar os processos essenciais tais como; relacionamento com o cliente, desenvolvimento de novos produtos e serviços, atendimento e parceria com fornecedores.

5- Quais as duas formas de estratégias globais?

Alianças estratégicas: que podem ter três tipos: esforços colaborativos, licenciamento da tecnologia e joint-venture esta abordagem é muito para utilizada por varias empresas chegar ao mercado estrangeiro .

Localização no exterior: Consiste em entrar no mercado global sediando operações em outros países, sendo avaliado ambiente econômico, político e cultural do local onde a empresa quer se instalar.

6- Explique o que são prioridades e competências competitivas.

As prioridades competitivas são planejadas conforme os processos e as cadeias criados a partir delas. São as habilidades fundamentais para manter ou criar a participação no mercado ou fazer outros processos terem sucesso, neste processo envolve toda questão operacional de custo, qualidade, tempo e flexibilidade.

7- O que é um pacote de serviços?

Pode ser definido como um conjunto de bens e serviços oferecidos a um cliente. Como exemplo podemos citar os serviços aos quais se tem acesso á um hotel: quartos, refeições, piscina, estacionamento e bom atendimento.

O pacote de serviço é composto por quatro características, sendo elas: Instalações de apoio, Bens facilitadores, serviços explícitos, serviços implícitos.

8- Explique como a cadeia de suprimentos de uma empresa pode afetar suas finanças.

Algumas empresas adotam a metodologia justin in time, porém a grande maioria das organizações não estão preparadas para esta operação, entre outras palavras estoque parado é muitas vezes sinônimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com