TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Da Disciplina E O Processo De Transformação Das Organizações

Trabalho Escolar: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Da Disciplina E O Processo De Transformação Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  4.128 Palavras (17 Páginas)  •  6.266 Visualizações

Página 1 de 17

Título : CONTEÚDO PROGRAMÁTICO da disciplina e O Processo de transformação das organizações

Conteúdo :

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL I

I – EMENTA

Fornecer subsídios para a atuação do psicólogo organizacional, procurando reunir os conceitos, teorias e pesquisas na compreensão dos fenômenos humanos nas organizações.

II – OBJETIVOS GERAIS

Examinar a Psicologia Organizacional e do Trabalho em sua história, seus conteúdos, metodologias e etapas de sua evolução, buscando o questionamento e explicitação de suas contribuições para a organização das empresas e qualidade de vida do trabalhador.

Compreender os fundamentos teóricos e técnicos da dinâmica e estrutura da interação humana nas organizações, buscando as possibilidades de atuação e posicionamento ético do psicólogo organizacional frente às diferentes atividades a serem desenvolvidas.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar Organização e Trabalho, identificando sua condição histórica e tipos.

Identificar e analisar a evolução histórica da intervenção do psicólogo nas organizações.

Discriminar as diferentes formas de interação humana nas organizações, identificando os aspectos que envolvem a relação do indivíduo com o trabalho, tais como: comunicação, dinâmica grupal e administração de conflitos, liderança e seus estilos, inteligência emocional.

Analisar as formas de diagnóstico organizacional, identificando sua natureza e alternativas de intervenção.

Identificar os conceitos de Clima e Cultura Organizacionais, compreendendo os aspectos relativos à motivação e satisfação no trabalho, as relações interpessoais, grupais e os estilos de liderança.

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – A formação / evolução do pensamento da Psicologia: Retrospecto das relações do indivíduo com o trabalho e com a organização

II - O papel do Psicólogo do Trabalho

III - Cultura e Diagnóstico Organizacional

IV - Relações interpessoais no trabalho

V - Motivação no trabalho e Bem estar do trabalhador

CONTEÚDO PARA ESTUDO:

Nos últimos anos, gerentes e acadêmicos observaram que o processo de terceirização nas organizações havia se consolidado pela necessidade das empresas se concentrarem em seus próprios negócios, como uma estratégia para aumentar a sua competitividade. Neste sentido foram reanalisados os organogramas e os processos organizacionais com o intuito de flexibilizar a organização e concentrar o seu processo decisório em atividades e áreas que reforçassem a vocação do negócio. Após algumas práticas gerenciais neste sentido, hoje os balanços do processo de terceirização das empresas nem sempre apresentam os resultados esperados. Indique uma alternativa que NÃO constitua uma vantagem do processo de terceirização das organizações.

A)

Possível aumento de custos no curto e médio prazo.

O impacto das novas tecnologias de informação têm-se refletido nos novos modelos de gestão e nos recursos humanos das organizações. Percebe-se que as organizações têm buscado maior competitividade no mercado investindo em novas tecnologias em uma velocidade crescente, bem como novos modelos de gestão, principalmente que contemplem a participação dos trabalhadores nas decisões, têm composto este ambiente. Ainda, isto tem causado nas pessoas, especialmente nos trabalhadores, algumas transformações. Diante deste quadro, indique as alternativas CORRETAs:

A)

A tecnologia agiliza a tomada de decisão e pode tornar mais confiáveis os dados e as informações.

B)

A organização atual está fazendo uma Reengenharia.

D) Atualmente há maior busca pela qualidade dos produtos e serviços.

E)

O processo decisório flui mais efetivamente e o processo comunicativo ganha em celeridade e qualidade.

Sabe-se que existem diferenças entre os grupos formais e os grupos informais. Identifique, dentre as características a seguir, aquela que corresponda ao grupo informal.

E) Estrutura frouxa, flexível e espontânea

Uma organização exercia o controle dos seus funcionários quase que exclusivamente através de mecanismos burocráticos, por meio de procedimentos operacionais padronizados. regras, regulamentações e supervisão cerrada. Um consultor disse que ela estava perdendo produtividade e que para reverter este quadro precisaria fazer uma restruturação através de um enxugamento (downsizing) para eliminar de forma planejada campos e níveis hierárquicos. Para implementar as suas demissões a organização optou por um programa de demissão voluntária, mas isto gerou um problema.

B)

Os funcionários que ficaram poderiam apresentar um comportamento de síndrome do sobrevivente, o que afetaria a empresa como um todo.

C)

A motivação e produtividade dos que permaneceram poderiam ser afetadas, pelo aumento da responsabilidade e de tarefas

D)

A administração não conseguiu enfocar a melhoria de um elemento de cada vez, de modo que a mudança fosse um processo cumulativo.

E)

Os funcionários que ficaram passaram a trabalhar dentro de um quadro orientado de valores que faz oposição ao controle autoritário.

O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima), e laterais (as que fluem no sentido horizontal).

Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicação ascendente?

C) Reclamações e sugestões.

“As empresas gastam mais tempo preocupando-se com os produtos do que com as pessoas. Os presidentes do futuro entenderão que os empregados são o cerne da questão. As pessoas trarão bons resultados se a visão, os valores e o sistema de gestão permitirem que dêem suas contribuições”. (Edgar Bronfman Jr., presidente da Seagram Company Ltda., EUA.) Vários executivos apresentam discurso semelhante e enfatizam as vantagens da gestão participativa. De fato, embora haja vários benefícios em se ter a participação no local de trabalho, há, também, diversas barreiras que precisam ser vencidas.

A)

Filosofias autoritárias.

B)

Falta de vontade de participar.

C)

Limitações de tarefa e de tempo.

D)

Medo dos gerentes de perder o poder e o controle.

Considere as afirmativas abaixo:

II - A excelência do trabalho braçal e da habilidade manual não se sobrepõe, em empresas de tecnologia desenvolvida, à exigida argúcia intelectual.

III - A capacitação profissional nas empresas deve ser corrigida sem que implique interrupção ou alteração no rumo traçado para a modernidade.

Considerando a Revolução Industrial enquanto fase histórica das relações de trabalho.

A)

A estrutura social torna-se mais flexível do que na fase anterior.

B)

Um dos eventos marcantes desta fase foi o êxodo rural.

D)

Um dos problemas sociais desta fase foi o aparecimento de doenças infecto-contagiosas.

E)

Nesta fase a carga horário de trabalho era avassaladora para a qualidade de vida no trabalho.

Caracteriza-se por um tipo de estrutura baseada em relações ideais, com estilo de relação deliberadamente impessoal. Considerando este conceito, identifique e assinale a alternativa correta.

A)

Trata-se da Organização formal

É objetivo da Gerência Científica, impressa por Frederic Taylor na Administração Clássica:

A)

Desenvolvimento de uma ciência que pudesse ser aplicada a cada fase do trabalho humano.

B)

Estipular mecanismos de controle gerencial impresso aos trabalhadores.

C)

Selecionar o melhor trabalhador para cada serviço, passando em seguida a ensiná-lo, treiná-lo e formá-lo.

D)

Divisão do trabalho de semelhantes processos entre a direção e os trabalhadores.

No que tange ao estudo da ORGANIZAÇÃO FORMAL, aponte qual dos itens abaixo NÃO se configura como uma fraqueza desta visão:

A)

Pouco contato entre os funcionários - em razão dos turnos de trabalho - não permitindo o estabelecimento de vínculos

B) resposta

As ordens são apresentadas de cima para baixo e as informações se estabelecem de baixo para cima.

C)

As distâncias entre postos de trabalho tende a representar um distanciamento social.

D)

Ignora fatores emocionais no comportamento de indivíduos.

E)

O conflito entre chefia e subordinados pode acarretar distorção de informações.

Desde os preceitos de Adam Smith até o surgimento da Escola de Administração Clássica, o mundo do trabalho consolidou a idéia da divisão do trabalho como elemento de fundamental importância no aumento da produtividade de indivíduos. Em razão disso, aponte a afirmação correta:

D)

A alienação do trabalhador é um elemento a ser considerado, uma vez que – ao executar uma pequena parte do processo produtivo – o indivíduo acaba perdendo o domínio sobre o mesmo.

Título : AS ÁREAS DE ATUAÇÃO E O PAPEL DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Conteúdo :

CONTEÚDO 2: As áreas de atuação e o papel da Psicologia nas relações de trabalho: o papel do Psicólogo Industrial, Psicologia Organizacional e do Trabalho / A identidade profissional / As áreas de atuação profissional / Tendências e práticas atuais do psicólogo nas organizações.

BILBIOGRAFIA:

-ALBERTO, Laura Cristina F.R. As áreas de atuação e o papel da Psicologia nas relações de trabalho. São Paulo, UNIP, 2003. (Coleção Cadernos de Estudos e Pesquisas – UNIP)

-SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2002

A abordagem da Psicologia que foca a relação homem/trabalho, em seus diversos contextos e sob diversas influências é considerada como:

D)

Psicologia do Trabalho

A abordagem da Psicologia que foca especificamente a psicometria em seleção de pessoal e foi influenciada pelas ciência da matemática, da física e pela filosofia positivista é considerada como:

A)

Psicologia Industrial

Quando analisamos a evolução da história das empresas e, sobretudo, a história da sua administração, em geral, podemos identificar algumas fases: a artesanal, a da transição do artesanato à industrialização, a do desenvolvimento industrial, a do gigantismo industrial, a moderna e a da incerteza. Esta última, que se iniciou na década de oitenta, marcada pela revolução do computador, tem exigido mudanças constantes nas empresas e conseqüente alteração do perfil de um administrador, tanto quanto do de um psicólogo organizacional. Assinale a alternativa que corresponda a uma das novas exigências quanto ao perfil de tais profissionais.

D)

compreenda que as organizações são diferentes e estão inseridas em ambientes complexos e heterogêneos em ritmo de mudança acelerada: esta resposta está correta pois as instituições e o modelo atual de constantes mudanças tem exigido uma visão contingencial e da conseqüente inter-relação das variáveis.

Os autores Wagner III e Hollenback (apud Alberto, 2003), ao tratar dos níveis nos quais se pode observar o comportamento organizacional, explicam que um dos níveis é o que procura, por exemplo, responder a esta questão: quais os efeitos das diferenças de aptidões sobre a produtividade do empregado?

Assinale a alternativa correta quanto ao nível em que se trata dessa questão, nas organizações e as ações que o representam:

A)

Microorganzacional e ações como seleção de pessoal e avaliação de desempenho.

Os autores Wagner III e Hollenback (apud Alberto, 2003), ao tratar dos níveis nos quais se pode observar o comportamento organizacional, explicam que um dos níveis é o que procura, por exemplo, responder a esta questão: quais os efeitos das mudanças sobre a produtividade e resultados organizacionais?

Assinale a alternativa correta quanto ao nível em que se trata dessa questão, nas organizações e as ações que o representam:

C)

Macroorganizacional e ações como a mudança de cultura e de estrutura organizacional.

Os autores Wagner III e Hollenback (apud Alberto, 2003), ao tratar dos níveis nos quais se pode observar o comportamento organizacional, explicam que um dos níveis é o que procura, por exemplo, responder a esta questão: quais os efeitos das mudanças sobre a produtividade e resultados das equipes da instituição?

Assinale a alternativa correta quanto ao nível em que se trata dessa questão, nas organizações e as ações que o representam:

E)

Mesoorganizacional e ações voltadas ao desenvolvimento dos grupos de trabalho.

Qual das tarefas abaixo citadas NÃO está relacionada à prática profissional do Psicólogo Organizacional?

A)

Participa, assessora, acompanha e elabora instrumentos para avaliação de funcionários.

B)

Realiza pesquisas visando a construção e ampliação do conhecimento aplicado ao trabalho.

C)

Participa dos processos de demissão de funcionários, desde sua decisão até sua implementação.

D)

Participa de programas culturais, recreativos e educacionais no sentido de garantir o emprego do trabalhador.

E) correta

Participa de programas e/ou atividades na área de segurança do trabalho.

A abordagem da Psicologia que foca a importância da influência do ambiente na organização, utilizando-se de uma visão sistêmica das relações de trabalho frente a vários contextos e sob diversas influências, é considerada como:

B)

Psicologia Organizacional

Título : CULTURA E DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Conteúdo :

CONTEÚDO 3:

Diagnóstico, Clima e Cultura Organizacional: conceituação / Diagnóstico Psico-social nas organizações.

BIBLIOGRAFIA:

FLEURY, Maria T. Leme. Cultura organizacional e estratégias de mudança: recolocando estas questões no cenário brasileiro atual. RAUSP, São Paulo,v.26,N.2,p.3-11,abr/jun, 1991.

____________ Cultura e poder nas organizações São Paulo, Atlas, 1989.

FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: grandes temas em debate. São Paulo,RAE,,31 (3),73-82,jul/set,1991.

Segundo a metodologia de Schein, a cultura de uma organização pode ser aprendida em três níveis: (1º) dos artefatos visíveis, (2º) dos valores que governam o comportamento das pessoas e (3º) dos pressupostos básicos e inconscientes. Sobre a dificuldade de gerenciamento da cultura organizacional, podemos afirmar que:

C)

é mais elevada no terceiro nível, pois tais pressupostos são internalizados no inconsciente dos membros da organização.

Você foi incumbido de implementar um processo de mudança em um grupo de uma empresa. Sabe-se que espontaneamente os seus componentes podem apresentar resistências psicológicas e emocionais. Assinale a atitude e/ou sentimento queNÃO se apresenta pelas pessoas que caracterizam a sua resistência psicológica à mudança.

C)

O código de ética da nova administração não é aceito.

Em relação ao tema Diagnóstico Psicossocial realizado nas organizações, identifique qual destas alternativas nãocorresponde a uma das etapas de diagnóstico psico-social dentro do modelo de pesquisa-ação:

D)

Levantamento dos potenciais dos colaboradores

Na sua vivência no contexto organizacional, você deparou-se com a seguinte situação: Ricardo Cruz fazia uma carreira brilhante numa subsidiária de uma multinacional, quando foi transferido para a matriz. Apesar de falar o idioma da empresa-mãe com fluência, ele teve dificuldades de linguagem na comunicação entre culturas. Ele enfrentou problema em virtude das barreiras causadas:

II - pela diferença de percepções. Ricardo percebeu que o processo pelo qual organizava e interpretava os elementos do ambiente eram muito distintos dos utilizados pelas no contexto organizacional.

Dos fatores abaixo, qual NÃO CORRESPONDE a um dos elementos subjetivos da cultura de uma organização?

A)

Tabus

B)

Heróis

C) correta

Códigos de ética

D)

Ritos e cerimônias

E)

Processos de comunicação

A respeito de cultura organizacional, pode-se considerar que seja um modelo dos pressupostos que, por seu bom funcionamento, seja utilizado para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Diante disso, indique a alternativa que apresente seus principais benefícios.

D)

É capaz de promover um comprometimento dos funcionários com algo maior que seus interesses individuais, estimulando a estabilidade do contexto social.

Você foi chamado em uma instituição para realizar um Diagnóstico Psico-social e durante o primeiro contato, ao mencionar o tipo de diagnóstico, o cliente solicitou-lhe as etapas do processo. Indique a alternativa que contenha a seqüência correta dospassos a serem percorridos:

E)

Definição do problema; Análise; Estratégia a ser adotada; Plano de recursos.

Costuma-se entender o método da pesquisa-ação como um procedimento de diagnóstico com quatro fases. Nas alternativas abaixo, identifique a que corresponde a um conteúdo trabalhado na fase de intelectualização do problema:

A)

tratamento das emoções do cliente

A respeito de cultura organizacional, pode-se considerar que:

D)

Os fundadores e, mais tarde, administradores marcantes são considerados como elementos determinantes na cultura organizacional.

Considerando-se o conceito de cultura organizacional, assinale a única alternativa correta a seguir.

C)

A cultura de uma organização pode ser decifrada a partir da identificação dos valores presentes nos artefatos organizacionais, os quais, por sua vez, dependem dos pressupostos básicos inconscientes.

Título : RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO

Conteúdo :

CONTEÚDO 4: Relações interpessoais no trabalho: A Percepção e a Comunicação no ambiente organizacional: o processo perceptivo e a Comunicação / a importância do Feedback nas organizações. Liderança e poder nas organizações: o papel do líder; as teorias e os estilos de liderança; os tipos de poder. Formação de equipes e Administração de conflitos.

-

Bibliografia:

-BRANDÃO, Leonor Cordeiro. Liderança e Poder nas organizações São Paulo, Texto didático, UNIP, 2003.

-SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2002.

-WAGNER III, John A. & HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional. São Paulo: Saraiva, 19

Você está interessado em participar de um programa de desenvolvimento gerencial sobre técnicas de liderança. Seu chefe não quer autorizá-lo e argumenta que “a liderança é fruto de qualidades inatas, e não produto de habilidades e conhecimentos apreendidos” e ainda que ... “Somente pessoas carismáticas e com qualidades inatas podem transformar-se em grandes líderes.”

Por que essa afirmação não caracteriza a linguagem administrativa moderna da teoria da liderança?

A)

Porque hoje, acredita-se que líderes são pessoas comuns que aprendem habilidades comuns, mas que no seu conjunto formam uma pessoa diferenciada

Sabe-se que entre as pessoas ocorrem diferenças de percepção e interpretação. Então, qual a importância do feedback no processo de comunicação?

D)

Minimizar as distorções que podem ocorrer na interpretação da mensagem pelo receptor.

Uma das principais finalidades de uma boa configuração da estrutura organizacional atualmente consiste na busca de se facilitar o processo de comunicação. Por que tal preocupação é importante?

A)

Pois é através do processo de comunicação e no qual destinam grande parte do seu tempo, que os gestores ou gerentes planejam, organizam e lideram grupos de trabalho.

Assinale a alternativa que complementa adequadamente a seguinte frase:

A aceitação sincera de influência interpessoal, com a de um trabalhador em relação a um de seus colegas mais experientes caracteriza, segundo French e Raven, um tipo de poder:

D) de especialização

O gerente geral de um HOSPITAL descreveu a um entrevistador o seu estilo de liderança como uma mistura de todos os estilos. "Em alguns momentos, sou um ditador, digo aos meus subordinados o que fazer. Em outros, sou um modelo de função, lidero pelo exemplo. Nesse ambiente, geralmente deixo que as pessoas participem ... Gosto muito da idéia da participação, mas numa situação crítica, automaticamente me torno autocrático." Este chefe defende a abordagem situacional da liderança. A justificativa correta para defender essa abordagem é a seguinte:

E)

não existem traços e comportamentos universalmente importantes, pois comportamentos eficazes variam de uma situação para outra e o líder deve primeiro analisar a situação e depois decidir o que fazer.

Considere as afirmações abaixo relativas a grupos e instituições.

I. O trabalho em grupo no qual os indivíduos têm autonomia e controle sobre as tarefas facilita a atividade criativa e os habilita a resolver imprevistos.

II. Os problemas de comunicação em instituições nas quais a estrutura organizacional é piramidal têm relação com a centralização da informação.

No que se refere às considerações sobre o Trabalho em equipe, assinale, dentre as alternativas abaixo, qual NÃO pode ser considerada verdadeira:

A)

Grupo é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras visando o alcance de objetivos pré-determinados.

B)correta

Grupo e equipe não se diferenciam, pois em ambos há uma elevada interdependência na execução das atividades.

C)

Os estágios para o desenvolvimento da equipe são formação ou iniciação; turbulência ou diferenciação; normas ou integração; maturidade.

D)

Uma das principais vantagens do trabalho em equipe é a redução da ansiedade nas situações de incerteza vivenciadas no ambiente organizacional.

E)

Diversos fatores interferem no funcionamento de uma equipe, dentre os principais estão: características da equipe; características da tarefa e aspectos situacionais.

Após muitos anos trabalhando numa empresa, Maria, psicóloga da organização, vivenciou inúmeras situações de conflitos. Relembrando suas aulas de Psicologia Organizacional, Maria afirmou corretamente que numa organização que busca inovação e criatividade, o conflito é:

A)

desejável, na medida em que possibilita identificar e solucionar problemas, e nesse aspecto, o princípio da Negociação é muito bem aplicado na resolução do conflito.

Para a formação de uma equipe, é fundamental que entre seus membros exista:

B)

vínculo emocional e interdependência para atingimento dos objetivos.

Constando basicamente na maioria das teorias específicas sobre o assunto, existem três estilos básicos de liderança nas organizações. Identifique-os, assinalando a alternativa correta:

C)

Autocrático, liberal e democrático

Título : MOTIVAÇÃO NO TRABALHO E BEM ESTAR DO TRABALHADOR

Conteúdo :

CONTEÚDO 5:

Motivação no trabalho e Bem estar do trabalhador: o conceito de motivação e as organizações / Teorias motivacionais. Qualidade de vida no trabalho, stress e saúde mental do trabalhador.

Bibliografia:

-SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2002.

-WAGNER III, John A. & HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional. São Paulo: Saraiva, 1999.

O título impresso no cartão de visitas de Joel Silva era “gerente de produção”, cargo no qual ele tinha mais de 30 subordinados, que comandava em um amplo escritório. O rapaz, de 29 anos, tinha grandes ambições de progredir na organização, motivado pela perspectiva de promoções e melhoria de status. Isto foi há dois anos, antes de a empresa ser fundida com uma concorrente. Hoje Joel trabalha num espaço comum a outros vinte gerentes e o número de pessoas diretamente subordinadas a ele foi cortado para apenas cinco. Esta situação ocorre freqüentemente no ambiente organizacional, e o responsável pela área de Recursos Humanos desta empresa enfrenta o desafio da motivação de uma força de trabalho que, como Joel, está entediada.

Qual seria, nesse caso, a atitude correta e adequada que deveria ser tomada?

a)

Estabeleceria um programa contínuo que buscasse identificar e satisfazer as necessidades, os desejos e as expectativas dos empregados.

Cada uma das frases abaixo referem-se a um conceito de uma teoria sobre a motivação para o trabalho.

A)

A percepção de injustiças nas respostas da organização ao desempenho, pode ser decisivo de acordo com o referencial de McGregor.

C)

A expectativa por uma situação de trabalho estável pode ser determinante para a motivação de um trabalhador, de acordo com Maslow.

D)

O baixo valor para o trabalhador da meta a ser alcançada pelo seu trabalho pode determinar um grau menor de motivação para a tarefa é considerado por Vroom.

E)

Aumentar a motivação pode ser possível a partir de um processo participativo de trabalho e tarefas desafiadoras, segundo Hezberg.

Na BETA S.A., empresa que explora produtos químicos, o Diretor Superintendente Joel Matoso percebeu que seus funcionários estavam desmotivados e não comprometidos com os resultados do seu trabalho. Para diagnosticar melhor as causas desse clima organizacional, ele fez uma pesquisa na qual identificou que as necessidades sociais do grupo não estavam sendo satisfeitas.

Para minimizar tal problema ele deverá:

C)

desenvolver um programa de participação do grupo na solução dos problemas do trabalho.

Abaixo estão duas frases, citando responsabilidades da administração, segundo a visão de dois autores da teoria geral das organizações.

I- Monitorar o desempenho do trabalho para garantir que os detalhes nos procedimentos sejam seguidos corretamente e que sejam alcançados os resultados apropriados.

II- Organizar condições organizacionais e métodos de operação de forma que trabalhar para realizar objetivos organizacionais também seja a melhor maneira de as pessoas alcançarem suas próprias metas pessoais.

Assinale a alternativa correta quanto ao autor e a explicação adequada de sua visão, para cada uma das frases I e II.

A)

I – H Fayol e a explicação da estrutura organizacional como a garantia do acompanhamento dos detalhes da produção.

II – F. Taylor e o questionamento sobre os conceitos da teoria X da administração, que pensa o indivíduo como indolente e dependente.

B)correta

I – F. Taylor, as explicando a importância da determinação dos tempos e métodos de trabalho, pelo administrador, para o aumento da produção

II – D. Mc Grergor e a explanação de uma das funções da administração, dentro dos conceitos da sua Teoria Y.

C)

I - D. Mc Gregor e a defesa do que deveriam ser as responsabilidade dos gerentes, dentro da teoria X.

II – D, McGregor e a explicação do que seria a visão de ser humano para os pressupostos da teoria Y.

D)

I – E. Mayo e a definição de uma das funções do administrador segundo a escola Burocrática.

II – D. Mc Gregor e a defesa de um dos pressupostos de sua teoria X.

E)

I – H. Fayol e a colocação de um dos seus princípios básicos da administração científica.

II – F. Taylor e a explicação do seu conceito de departamentalização.

Identifique qual dos itens abaixo não seria considerado como um fator relacionado ao stress no trabalho:

A)correta

rotatividade de pessoal

B)

ambiente físico

C)

grupo de trabalho

D)

tarefas

E)

inclinações pessoais

Considerando o tema Saúde Mental do Trabalhador,

A)

A abordagem renovadora de saúde se reúne geralmente sob a denominação de condições de trabalho, cujo estudo é a ergonomia.

B)

A abordagem da Saúde Mental do Trabalhador também se preocupa com a dimensão organizacional como fator interveniente.

C)

Podemos perceber a preocupação com o campo psicopatológico o qual não é ocupado pela loucura nas relações sociais de trabalho e psique do trabalhador.

E)

O sindicalismo pode se contrapor à solidariedade coletiva, caso não contemple os aspectos da saúde mental do trabalhador.

F)

O individualismo pode ser identificado como um produto específico do próprio sofrimento psíquico, em resposta ao trabalho patogênico.

O consultor de RH da Empresa SAB S.A. recebeu uma solicitação da Diretoria Geral para desenvolver a motivação de seus funcionários, informando que: “Mesmo dando tudo ao nosso pessoal: boas condições de trabalho, salários condizentes com o mercado, conforto físico e segurança no trabalho, ambiente social agradável, plano de carreira adequado, eles ainda se mostram insatisfeitos”. De acordo com a teoria de Maslow, existe uma razão:

C)

Significa que por estarem satisfeitas as necessidades básicas e de estima é que aparece a quinta necessidade: a de Auto-realização.

Analise as afirmativas abaixo e identifique dentre elas qual representa a Teoria Y de Mc Gregor:

E) Sob condições da moderna vida industrial as potencialidades intelectuais do homem médio são apenas parcialmente utilizadas.

Analisando cada frase abaixo, assinale a que identifica a teoria X de Mc Gregor:

A)

O homem é primariamente motivado por incentivos e com esses é controlado pela organização.

Tendo como base o tema motivação referente às teorias de Maslow e de Herzberg, assinale a resposta correta:

E)

Maslow considera as necessidades de fisiológicas e de segurança do ser humano como base da pirâmide ou hierarquia de necessidades.

...

Baixar como  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »