TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivo De Entrada E Saida

Exames: Dispositivo De Entrada E Saida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 8

Dispositivos de Entrada

Mouses

O mouse, juntamente com o teclado, é periférico praticamente indispensável quando

utilizamos um microcomputador. Porém seu funcionamento sempre nos passa

despercebidos. Além da esfera, dentro há um par de LEDs e sensores, e dois eixos com uma roda dentada em uma das extremidades. Quando o mouse é utilizado, a esfera move-se girando os eixos, que consequentemente giram as rodas dentadas. Os “dentes” da roda fazem sombra no brilho emitido pelos LEDs, que são então captadas pelos sensores e convertidos em sinais de movimento.

Mouse Ótico

Os mouses óticos possuem um LED que emite um feixe de luz sobre a superfície em que se encontra. A luz refletida pela superfície é então capitada por um sensor, parecido com um de uma maquina fotográfica digital. O mouse faz comparação entre as varias imagens recebidas e faz cálculos de comparação para determinar se houve movimentos e a direção e a velocidade dos destes. Os mouses com lasers são uma variação dos mouses óticos Por causa das propriedades do feixe de laser é possível obter maior precisão dos movimentos. A precisão dos mouses ópticos e a laser é determinada por sua resolução, medido em quantidade pontos por polegada (dpi), que seus sensores podem captar. Os mouses óticos comumente possuem a resolução de 800dpi, já os a laser mais comum podem chegar a 1600dpi. Trackball: O TrackBall tem função semelhante ao mouse, porém são empregados em atividade que requerem uma maior precisão nos movimentos. Mas, diferencia-se por ser um dispositivo fixo e com uma grande esfera que deve ser manuseada para que envie o sinal de movimento. Inicialmente funcionavam com o mesmo principio do mouse “bolinha”, mas atualmente usam um sistema similar ao dos mouses óticos com o feixe de luz e sensor apontado para a superfície da esfera. Interface de dados: Atualmente ainda é possível encontrar mouses que se comunicam de forma serial através de um conector PS/2, mas a conexão USB está cada vez mais difundida por ser um padrão universal, o que permite conectar vários tipos de dispositivos.

Teclado

O teclado é tido como o periférico de entrada padrão. Atualmente, a grande maioria

se comunica com o computador através da porta USB, porem ainda é possível encontrar teclado com o padrão PS/2. Debaixo de cada tecla do teclado há uma chave eletrônica que se fecha quando a tecla é pressionada. O sinal é captado por um chip processador que compara as chaves fechadas com uma tabela interna, e determina quais os caracteres que serão enviados ao computador. A configuração do computador pode sobrepor essas informações, substituindo alguns caracteres por outros. Os caracteres digitados são mantidos na memoria de buffer e depois enviados para o computador.

Webcam

As webcam são câmeras digitais conectadas a um computador, na maioria de casos

por um cabo USB. São utilizadas principalmente em programas de chat. Porém pode ser utilizadas em outras atividades, como: percepção de movimento, câmera de segurança, fotos, vídeos, etc. As câmeras possuem uma lente que focaliza a luz do ambiente em um sensor, que transforma a luz em pulsos elétricos. Estes pulsos elétricos são processador e transformados em uma matriz de pixeis, a imagem propriamente dita. Uma webcam fica inativa até que algum programa faça solicitação de uso. Normalmente um programa controla o fluxo de quadros capturados, limitado pela capacidade máxima da câmera. Um vídeo precisa de uma taxa mínima de 15 quadros por segundo, sendo 30 o ideal.

Dispositivos de Saída

Impressoras

Quando damos um comando para imprimir, o driver da impressora instalado no

computador, converte os dados para um formato que a impressora consiga ler e verifica se o equipamento está pronto e disponível para imprimir o documento. Confirmando a disponibilidade, os dados são enviados através da interface de conexão correspondente entre o microcomputador e a impressora (USB, Rede, Porta Serial, Porta Paralela, etc). Os dados são armazenados em um buffer, onde permite que o computador envie todos os dados da impressão sem que precise esperar o final da impressão de cada pagina. Segue abaixo algumas diferenças entre os principais tipos de funcionamento de impressoras encontrados atualmente.

Impressora Jato de Tinta:

Os dados recebidos são transformados em impulsos elétricos e enviados para

cabeça de impressão e para o motor que faz a movimentação da cabeça lateralmente ao longo do papel. O cartucho de tinta posicionado sobre a cabeça de impressão, recebe estes impulsos por meio de resistores, onde aquece a tinta formando bolhas, estas então se expandem empurrando a tinta que é expelida por meio de minúsculos buraquinhos menores que um fio de cabelo . A impressão em preto é produzida por um cartucho com uma única cabeça, enquanto a impressão em cores é feita por um cartucho contendo as três cores secundárias: ciano, magenta e amarelo misturado convenientemente. Os cartuchos monocromáticos possuem 48 orifícios e os coloridos possuem três grupos de 16 cavidades. Na medida em que a folha de papel, através de mecanismo de tração, desliza em baixo da cabeça impressora, a mesma se desloca em movimento constante de um lado para o outro, percorrendo assim toda a extensão da folha de papel. A tinta atinge o papel formando um pequeno ponto sendo que a combinação destes pontos pode gerar a imagem ou os caracteres que deverão ser impressos na página.

Impressora Laser:

O processo de impressão começa antes de impressora puxar o papel com o

carregamento da imagem em sua memoria e processam as partes que precisam de cor e as que serão deixadas em branco. Internamente, a impressora carrega (através de um dispositivo chamado de “fio de corona”) um cilindro fotorreceptor com carga (energia eletrostática) positiva. Ainda antes de puxar o papel o laser irá descarregar certas partes do cilindro, para que a figura, ou texto, que será impresso fique desenhado no cilindro, produzindo uma imagem eletrostática. O toner começar a jogar uma pequena película de pó sobre o cilindro. Como este pó está positivamente carregado, este é aderido nas partes onde o toner retirou a energia eletrostática, mas não gruda nas partes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com