TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivos de circuito elétrico

Seminário: Dispositivos de circuito elétrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Seminário  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Resistor

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão.

Capacitor

Também chamado de condensador, ele é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. É constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras.

Bateria

Essencialmente, uma bateria é um contentor cheio de químicos que produz elétrons. Enfim, é uma máquina eletroquímica, ou seja, um dispositivo que cria eletricidade através de reações químicas. As baterias têm dois pólos, um positivo (+) e outro negativo (-). Os elétrons correm do pólo negativo para o pólo positivo, o que quer dizer que são colhidos no pólo negativo. Se os elétrons não viajarem do pólo negativo para o pólo positivo, a reação química não ocorre. Isto significa que a eletricidade só é gerada quando os dois pólos estão em contato, num circuito fechado.

Passo 2 (Equipe)

Transformar se possível, o circuito elétrico escolhido em um circuito equivalente, observando, para isso, as associações em série ou em paralelo de seus elementos (resistores e capacitores, por exemplo).

Resistor equivalente (Req) – Muitas vezes você deve substituir um resistor de determinado valor nominal, num circuito elétrico, mas não o possui. No entanto você deve substituí-lo por uma associação de resistores que possua o mesmo valor nominal. Essa associação recebe o nome de resistor equivalente (Req) da associação, que é aquele que, submetido à mesma diferença de potencial da associação, é percorrido pela mesma corrente, não alterando as características do circuito - Associação série - os resistores estão associados um em seguida do outro, de modo que a corrente em cada um seja a mesma.

Cálculo da resistência (Req) do resistor equivalente – a resistência do resistor equivalente entre A e B é fornecida pela soma das resistências de cada resistor:

R é a resistência equivalente deste circuito, dada por: . Ou seja, quando conectamos várias resistências em série, a resistência equivalente é igual à soma direta das resistências em separado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com