TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento De Teste

Por:   •  17/9/2017  •  Exam  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

Redes de Computadores

Lista 1.

  1. Diferencie o modelo ISO/OSI e o modelo TCP/IP em termos de suas camadas e das principais funções de cada uma delas.

R: (Tanembaum) os dois modelos de referência OSI e TCP/IP têm muito em comum. Os dois se baseiam no conceito de uma pilha de protocolos independentes. Além disso, as camadas têm praticamente as mesmas funções. Em ambos os modelos, por exemplo, estão presentes as camadas que englobam até a camada de transporte. Nesses modelos, são oferecidos aos processos que desejam se comunicar um serviço de transporte fim a fim independentemente do tipo de rede que está sendo usado. Essas camadas formam o provedor de transporte. Mais uma vez em ambos os modelos, as camadas acima da camada de transporte dizem respeito aos usuários orientados à aplicação do serviço de transporte. Apesar dessas semelhanças fundamentais, os dois modelos também têm muitas diferenças.

O modelo OSI tem sete camadas e o TCP/IP, quatro. Ambos têm as camadas de (inter-) rede, transporte e aplicação, mas as outras são diferentes. Outra diferença está na área da comunicação sem conexão e da comunicação orientada a conexão. Na camada de rede, o modelo OSI é compatível com a comunicação orientada a conexão, no entanto, na camada de transporte, o modelo aceita apenas a comunicação orientada à conexão, onde ela de fato é mais importante (pois o serviço de transporte é visível para os usuários). O modelo TCP/IP tem apenas um modo na camada de rede (sem conexão), mas aceita ambos os modelos na camada de transporte, oferecendo aos usuários uma opção de escolha. Essa escolha é especialmente importante para os protocolos simples de solicitação/resposta.

  1. Qual é a diferença entre um serviço com confirmação e um serviço sem confirmação? Descreva três aplicações que utilizem cada um dos serviços.

R: (Soares pág. 131) um serviço denominado confirmado ou com confirmação envolve acordo entre o usuário que solicita o serviço (solicitante) e outro usuário é informado que o serviço foi solicitado e o aceita (acolhedor). Os serviços confirmados consistem na troca de quatro primitivas: service.REQUEST (invocada pelo usuário solicitante), service.INDICATION (entregue pelo fornecedor do serviço ao usuário que aceita o serviço), service.RESPONSE (invocada pelo usuário que aceita o serviço), e service.CONFIRMATION (entregue ao solicitante pelo fornecedor).

Nos serviços não-confirmados ou sem confirmação, não é necessário que o usuário solicitante e acolhedor acordem sobre a realização do serviço. Esses serviços consistem em apenas duas primitivas: service.REQUEST (invocada pelo solicitante), e service.INDICATION (entregue ao acolhedor pelo fornecedor).

Aplicações:

1) estabelecimento de conexão - SERVIÇO COM CONFIRMAÇÃO

2) transmissão de dados - SERVIÇO SEM CONFIRMAÇÃO

3) liberação de conexão - SERVIÇO COM ou SEM CONFIRMAÇÃO

 

  1. Quais são as razões para se usar protocolos de camada?

R: (Tanenbaum) um conjunto de camadas de protocolos é chamado de arquitetura de rede. A especificação de uma arquitetura deve conter informações suficientes para permitir que um implementador desenvolva o programa ou construa o hardware de cada camada de modo que ela transmita corretamente o protocolo adequado. Nem os detalhes da implementação nem a especificação das interfaces pertencem à arquitetura, pois tudo fica escondido dentro da máquina, longe do alcance dos olhos. Não há, no entanto, a menor necessidade de que as interfaces de todas as máquinas de uma rede sejam iguais, desde que cada uma delas possa usar todos os protocolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com