TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento Projeto

Exames: Documento Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

Documento de Projeto de Sistema

Projeto: <<nome do projeto>>

Registro de Alterações:

Versão Responsável Data Alterações

<<identificação da versão>> <<nomes das pessoas que elaboraram ou alteraram a versão, separados por vírgula>> <<data de registro da versão>> <<texto descrevendo as alterações em relação à versão anterior>>

1. Introdução

Este documento apresenta o documento de projeto do sistema <<nome do sistema>>. Este documento está organizado da seguinte forma: a seção 2 apresenta a plataforma de software utilizada na implementação do sistema; a seção 3 discute os requisitos não funcionais (atributos de qualidade), com ênfase naqueles considerados condutores da arquitetura, e as táticas utilizadas para tratá-los; a seção 4 apresenta o projeto da arquitetura de software; por fim, a seção 5 apresenta o projeto dos componentes da arquitetura.

2. Plataforma de Implementação

<<texto livre descrevendo características do sistema e da plataforma de implementação usada>>

3. Atributos de Qualidade e Táticas

Na Tabela 1 são listados os atributos de qualidade considerados neste projeto, com uma indicação se os mesmos são condutores da arquitetura e as táticas a serem utilizadas para tratá-los.

Tabela 1 – Atributos de Qualidade e Táticas Utilizadas.

Categoria Requisitos Não Funcionais Considerados Condutor da Arquitetura Tática

<<nome do atributo de qualidade, um dentre os seguintes valores: Interoperabilidade, Segurança de Acesso, Facilidade de Aprendizado, Facilidade de Operação, Atratividade, Eficiência em relação ao tempo, Disponibilidade, Manutenibilidade ou Portabilidade, dentre outros>> <<identificadores dos RNFs da categoria que são tratados pela tática descrita, separados por vírgula>> <<valores possíveis: Sim ou Não>> <<descrição da tática usada>>

4. Arquitetura de Software

A arquitetura de software do sistema baseia-se <<texto apontando os estilos e padrões arquitetônicos usados e apresentando brevemente os elementos da arquitetura proposta>>. A Figura 1 mostra a arquitetura proposta.

<< figura da arquitetura do sistema, apresentando os subsistemas e seus relacionamentos.>>

Figura 1 – Arquitetura de Software.

<< incluir observações relevantes a respeito da arquitetura, podendo incluir outras figuras, caso necessário.>>

5. Projeto dos Componentes da Arquitetura

<<apresentar o projeto dos componentes da arquitetura, começando pelo nível mais alto (subsistema), até chegar ao nível mais detalhado. Utilizar subseções para cada um dos diferentes níveis. A seguir é mostrado um exemplo considerando uma arquitetura que combina partições e camadas.>>

Conforme discutido anteriormente, a arquitetura de software do sistema baseia-se na combinação de camadas e partições. Inicialmente, para cada subsistema identificado na fase de análise, foi definida uma partição. Os subsistemas, por sua vez, estão organizados em três camadas: Camada de Lógica de Negócio, Camada de Interface com o Usuário e Camada de Gerência de Dados. A seguir o projeto desses componentes é apresentado.

5.1 – Subsistema <<nome do subsistema>>

5.1.1 – Camada de Lógica de Negócio

Para organizar a camada de lógica de negócio deste subsistema, foi escolhido o padrão Camada de Serviço. Sendo assim, essa camada é dividida em dois componentes: Componente de Domínio do Problema (cdp) e Componente de Gerência de Tarefas (cgt). Esse padrão utiliza um componente para tratar a lógica de aplicação (o cgt), o qual recebe as requisições da interface, e um componente para tratar os conceitos do domínio do problema, advindos do modelo conceitual estrutural elaborado na fase de análise (o cdp). A seguir, o projeto desses dois componentes é apresentado.

5.1.1.1 – Componente de Domínio do Problema (CDP)

A Figura Y apresenta o diagrama de classes do CDP do subsistema <<nome do subsistema>>.

<< figura do diagrama de classes do CDP do subsistema>>

Figura Y – Diagrama de Classes do CDP do Subsistema <<nome do subsistema>>

<<texto descrevendo decisões de projeto>>

<<caso algum utilitário de domínio do problema tenha sido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com