TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Político Pedagógico como documento norteador do trabalho escolar: estudos para sua realimentação.

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA

CURSO: O Projeto Político Pedagógico como documento norteador do trabalho escolar: estudos para sua realimentação.

UNIDADE ESCOLAR:

ESCOLA MUNICIPAL AMÉRICA SABINO COIMBRA

Cursista 1: CIRLÉIA FERREIRA SAMPAIO NASCIMENTO

Cursista 2: RAFAELA BALDUINO DE SOUZA SILVA

Cursista 3: SANDRA ELOIZA TEIXEIRA

[pic 1] [pic 2]

Optamos pela escolha do item “Grau de Instrução do Pai e da Mãe”, pois fica evidenciado no gráfico em anexo, que poucos pais concluíram o Ensino Médio e nenhum chegou a cursar o Ensino Superior. Contudo, a baixa escolaridade é um fator que predomina nesta comunidade escolar.

Percebe-se que, se os pais ou responsáveis não concluíram seus estudos e mais de 50 % possui escolaridade abaixo do Ensino Médio Incompleto, somos impactados pela falta de comprometimento e desinteresse na vida escolar do filho.

A partir disso, passamos a observar e levar em consideração essa característica importante, pois reflete, diretamente, nas crianças e consequentemente em nossa prática.

É sabido que a baixa escolaridade dos pais influencia de forma indireta no desempenho dos alunos, pois muitos pais não estimulam os filhos a estudarem. Sendo que, geralmente, os filhos se espelham nos pais, com isso muitas vezes, ouvimos os seguintes questionamentos por parte dos alunos: Como meu pai quer que eu estude se ele não me ajuda? Minha mãe não entende as tarefas, por isso ela não pode me ajudar! Eu não gosto de ler, porque na minha casa ninguém lê! Eu não vim para a escola ontem, porque minha mãe me deixou de castigo, e o castigo era não vir para a escola.

A nossa percepção se dá através dos cuidados básicos (ou falta deles) de responsabilidade do responsável para com as crianças como: Higiene pessoal, itens essenciais para uso diário na escola, acompanhamento da agenda de recados, participação em reuniões, participação em propostas na escola que envolvem a família, falta de materiais quando solicitado para utilização na escola, entre outros. Outro fator que deve ser considerado é que muitas crianças são de responsabilidade informal de avós.

Partindo do pressuposto que quanto mais cedo uma criança é estimulada, mais facilidade ela terá para aprender. Precisamos repensar estratégias que envolvam a família, levando-as a perceber a importância deste incentivo na vida acadêmica de nossos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com