TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. INTRODUÇÃO O Foco Principal Deste Estudo é Apresentar Uma Reflexão Em Torno Da Importância Na Elaboração Do Projeto Político-pedagógico, Um Documento Que Se Constitui Como Fundamental Para O Bom Andamento Das Atividades Escolares. Quando Ela

Dissertações: 1. INTRODUÇÃO O Foco Principal Deste Estudo é Apresentar Uma Reflexão Em Torno Da Importância Na Elaboração Do Projeto Político-pedagógico, Um Documento Que Se Constitui Como Fundamental Para O Bom Andamento Das Atividades Escolares. Quando Ela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  1.802 Visualizações

Página 1 de 4

A I1. INTRODUÇÃO

O foco principal deste estudo é apresentar uma reflexão em torno da importância na elaboração do projeto político-pedagógico, um documento que se constitui como fundamental para o bom andamento das atividades escolares.

Quando elaborado e bem articulado pelos envolvidos com a instituição poderá melhorar as ações, a avaliação e as práticas de sala de aula, sendo um documento revelador, da escola que se tem, e da que se quer. Nos últimos anos o Projeto Político-Pedagógico, tem sido discutido nas escolas e tem tido cada vez mais atenção por parte dos educador es, pois alguns o consideram como o organizador do trabalho pedagógico, outros ainda imaginam que ele possa desenvolver uma política educacional na escola, há ainda os que o caracterizam como mais um documento burocrático.

2. DESENVOLVIMENTO

O planejamento constitui-se essencial nas nossas atividades seja

mas cotidianas, sejam no âmbito escolar. Por vezes, é considerado como um processo realizado para equilibrar os meios e fins e melhorar o funcionamento da escola. “... o planejamento não ocorre em um momento do ano, mas a cada dia. A realidade educacional é dinâmica. Os problemas, as reivindicações não têm hora nem lugar para se manifestarem. Assim, decide a cada dia, a cada hora” (Sobrinho apud Padilha 2000, p.30).

Contudo, o planejamento não se reduz apenas a um meio de facilitar o trabalho em sala de aula, ou somente como uma atividade burocrática que se limita ao preenchimento de formulários, para ser entregues na secretaria como cumprimento a uma exigência. Este ato de planejar necessita ser concebido e vivenciado no cotidiano escolar como um processo de reflexão, buscando sempre o melhoramento das práticas escolares como um todo. Uma das possibilidades para que estas práticas ocorram de fato, é o projeto político-pedagógico (P.P.P.) que se constitui como proposta de construção coletiva. Nele estão definidas as finalidades e necessidades dos alunos, professores, funcionários e comunidade escolar. Por isso, não deve ser entendido como um documento acabado, mas sim, em construção, tendo em vista, que com o passar dos tempos algumas práticas precisam ser revistas e modificadas, pois a cada ano surgem diferentes necessidades.

Projeto Pedagógico [...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafiosdo cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita re-significar a ação de todos os agentes da instituição (p.143).

Concorda-se com VASCONCELLOS ,quando aponta que o projeto implica em novas práticas, novos desejos, desde que tenha a participação de todos, o que permitirá refletir sobre o que se faz em sala de aula e realizar as mudanças consideradas pertinentes. Gadotti apud Veiga (2004):

Conforme afirma VEIGA (2004, p.12) “Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscamos o possível”. Ele não deve ser entendido como um documento que após sua construção seja arquivado ou encaminhado as autoridades, núcleos de educação para cumprir as tarefas burocráticas, pois envolve os indivíduos presentes no processo educativo escolar, de modo que subsidia a organização do trabalho pedagógico e educativo da escola. Para VEIGA (2004, p.13)

Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano[...]. Planejar é

antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o

previsto; é fazer algo incrível, essencialmente humano: o real comandado

pelo ideal [...]. Planejar ajuda concretizar o que se almeja (relação teoriaprática);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com