TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drones no brasil

Por:   •  30/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O drone, veículo aéreo não tripulado controlado remotamente, e que pode ser utilizado para os mais diversos fins, o termo drone vem do inglês e significa zangão. Desenvolvido primeiramente para fins militares, com base em armamentos alemães, para realizarem trabalhos perigosos e usados em missões de apoio a tropas terrestres. Os VANTs como também são denominados, são atualmente muito utilizados pelas forças armadas americanas, em ofensivas no combate ao terrorismo em países do oriente médio e pelo exército israelense. Entretanto várias outras formas de utilização do aparato vem ganhando forma nos últimos anos, como seu uso em eventos esportivos, no uso recreativo, na indústria cinematográfica, no auxilio em resgates, em usinas nucleares onde a ida do ser humano é impossível, podemos até citar o uso de drones no desastroso acidente nuclear de Fukushima, esses equipamentos possuem uma versatilidade muito ampla, podendo também até serem utilizados para levarem internet e informações para regiões isoladas do globo, enfim o drone poderá se tornar o melhor amigo do homem do século XXI. A falta de legislação ainda é o agente principal de atrofiação do setor, no cenário brasileiro. Este trabalho tem o objetivo de mostrar uma breve visão global, destacando sua grande versatilidade e ater-se primordialmente ao cenário nacional.

Palavras-chave: Drones. Cenário brasileiro. Versatilidade.

ABSTRACT

The drone unmanned aerial vehicle remotely controlled, and can be used for various purposes, the term drone comes from English and means bumblebee. Developed primarily for military purposes, based on German armaments to perform hazardous work and used in support of ground troops missions. UAVs as they are also called, are now widely used by US armed forces in offensives in combating terrorism in the Middle Eastern countries and the Israeli army. How ever several other ways to use the apparatus has been gaining in recent years, as its use at sporting events, in recreational use in the film industry as an aid in rescues, in nuclear power plants where the return of the human being is impossible, we can even quote the use of drones in the disastrous nuclear accident at Fukushima, these devices have a very wide versatility and can also be used to bring up internet and information to isolated regions of the globe, the drone can finally become the best friend of the man of the XXI century. The lack of legislation is still the main agent deficiency industry, the Brazilian scenario. This work aims to provide a brief overview, highlighting its versatility and stick primarily to the national stage.

KEYWORD: Drones. Brazilian Scenario. Versatility.

1. INTRODUÇÃO

1.2 Tema:

Análise da viabilidade de utilização, um breve roteiro histórico e o contexto do drones no Brasil.

1.3 Delimitação do tema

Análise da viabilidade de utilização, um breve roteiro histórico e o contexto do drones no Brasil. As principais empresas e os órgãos públicos que fomentam a pesquisa no país.

1.4 Local

 Fundação, Centro de Analise e Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, laboratório de informática.

2. OBJETO

2.1 Problema

O Mercado de drones no Brasil é muito promissor graças as grandes funcionalidades que esses dispositivos podem oferecer a sociedade, entretanto a falta de legislação do setor no Brasil, acaba atrofiando o crescimento do segmento no país.

2.2 Hipótese

A aceleração na criação de leis e a regulamentação do setor, será a forma mais sensata para o crescimento desse segmento no Brasil, como também no mundo.

3. OBJETIVOS

3.1 Geral

Analisar o contexto, a realidade e mostrar o quanto esses dispositivos são aplicáveis as mais diversas atividades.

3.2 Especifico

Avaliar o cenário brasileiro nos quesitos contexto histórico, os órgãos públicos a frente das pesquisas, como o Brasil se encontra em relação as outra nações e como os veículos aéreos não tripulados podem ser empregados em prol da sociedade.

3.3 Justificativa

        Os VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) foram desenvolvido essencialmente pra fins militares, inspirado nos famosos teleguiados explosivos alemães V-1 e nos charmosos aeromodelos que eram controlados remotamente via rádio, juntando as duas aplicações, nasceu o zangão.

        Com uma personalidade forte e características revolucionarias esses aparatos conquistaram os devotos da tecnologia e logo se popularizaram deixando de serem uma exclusividade militar. Sua utilização pode ser feita desde uma simples recreação entre amigos a um complexo controle de evasões radioativas como foi feito no acidente nuclear de Fukushima, os técnicos usaram imagens do núcleo do reator para conter o vazamento, serviço impossível de ser feito por um homem.

        O uso militar causa algumas preocupações, o exército americano tem os usado muito para ofensivas militares em países como Paquistão, Iraque, Afeganistão, Somália, entre outros para combater o terrorismo, mas esses ataques tem vitimado muitos inocentes, levando entidades internacionais a pensarem em uma legislação especifica para uso do equipamento nas suas mais diversa aplicações deixando o processo bastante delicado e trabalhoso, pela alta versatilidade com qual esses dispositivos podem atuar. A falta da mesma atrofia o crescimento do setor e impede o vasto progresso que os VANTs podem proporcionar.

4. Fundamentação Teórica

4.1 O Contexto Brasileiro

        O primeiro voo de um veículo aéreo não tripulado, em território brasileiro, que se tem notícias, ocorreu em 1983. Em seguida veio o projeto Aurora, que tinha a finalidade de desenvolver drones pra atuarem nas áreas de segurança pública, ambiental e no transito. O ano 2000, grandes expectativas e especulações, período de transição, nasce uma nova era, e os drones ganham força no mercado para uso civil. (STOCHERO, 2104)

Com o Projeto da Aeronave Autônoma e Remotamente Assistida (ARARA) com o apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo e a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA), deu no ano de 2005 a concepção do primeiro drone de asas fixas e com tecnologia 100% brasileira. A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária patenteou o modelo. (STOCHERO, 2104)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com