TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-comerce

Tese: E-comerce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Tese  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 4

E-COMMERCE

DISCIPLINA:

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

2013

INTRODUÇÃO

Comércio eletrônico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.

E-commerce é atualmente um dos mais importantes fenômenos da Internet em crescimento.

O e-commerce permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comércio eletrônico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue expandir-se com a mesma taxa de crescimento ou mesmo que haja uma aceleração do crescimento. Brevemente as fronteiras entre comércio “convencional” e “eletrônico” tenderão a esbater-se, pois cada vez mais negócios deslocam secções inteiras das suas operações para a Internet.

DESENVOLVIMENTO

O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.

No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.

Entre as vantagens de se ter um e-commerce podemos destacar o fácil acesso a sua loja, bem como seus produtos que ficam disponíveis 24h, todos os dias. O que gera mais conforto para o usuário que pode acessar o horário que lhe for mais conveniente, escolher seus produtos e recebê-los em casa. Além da possibilidade de descontos maiores, já que não há gastos com comissionados, e nem mesmo com uma loja física

Enquanto os consumidores vão, aos poucos, sentindo-se seguros com as compras on-line, as empresas investem em segurança e ampliam a oferta e a qualidade dos produtos e serviços. Nesse processo, acontece uma evolução, e novos hábitos vão, aos poucos, fazendo parte da vida de milhares de pessoas.

Modalidades de E-commerce

C2C ou Consumer to Consumer

Esse tipo de transação entre consumidores está associado a transação direta, com a ajuda (ou intermediação) de alguma empresa. Um grande exemplo desse tipo de transação são os leilões online, como Ebay e o Mercado Livre.

B2B ou Business to Business

Empresas fazendo negócios com outras empresas, como por exemplo fábricas vendendo para distribuidores, ou empresa prestando algum tipo de serviço para outra.

B2C ou Business to Consumer

O mais comum de todos, esse tipo de e-commerce envolve de um lado as empresas oferecendo serviços e bens e do outro lado o consumidor em geral, que consumirá diretamente esses produtos e serviços. No conceito mais amplo de e-commerce o tipo de negócio que rege é o B2C.

B2B é o típico caso de comércio por atacado;

B2C já podemos considerar como o comércio por varejo.

Modalidades de Produtos

Físico

Qualquer coisas que exija o envio da mercadoria através de um processo logístico

Exemplo: Cds, livros, brinquedos,equipamentos eletrônicos

Digital

Qualquer coisa que possa ser enviada diretamente ao consumidor via internet ou outra rede

Exemplo: Software, vídeo, música, notícias, documentos, treinamentos

Características Gerais de um E-Commerce

• Quebrar barreiras geográficas na comercialização de seu produto/serviço. Alcance global.

• Apresentar informações sobre os produtos online

• Disponibilidade de serviço a clientes 24/7/30/365

• Efetuar transações de compra e venda via web

• Usuário final poder adicionar itens ao carrinho de compra ou lista de pedidos

• Aviso via email sobre alguma venda ou pedido de orçamento realizado

• Oportunidade real de gerar renda direta com o website

Benefícios para os Consumidores

• Conveniência, comodidade em comprar de sua casa

• Fácil comparação de preços e vantagens dos produtos

• Grande oferta de bens e serviços

• Uso das ofertas online para negociar no mundo real

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com