TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Do E-comerce

Artigo: Logistica Do E-comerce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  5.147 Palavras (21 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1. RESUMO 3

2. DIFERENÇA LOGÍSTICA TRADICIONAL VERSUS LOGÍSTICA E-COMMERCE 4

3. PANORAMA DA LOGÍSTICA NO E-COMMERCE BRASILEIRO 6

4. E-LOGÍSTICA 8

5. SUAS COMPRAS NA INTERNET, O BOOM IMOBILIÁRIO E OS ROBÔS 10

6. CUSTOS DE FRETE É O PRINCIPAL MOTIVO PARA O ABANDONO DO CARRINHO. 11

7. GESTÃO DE TRANSPORTES – O CUSTO DO FRETE 11

8. O DESAFIO DAS ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO DO FRETE 12

9. COMO GERENCIAR ATRASOS DE ENTREGAS NO E-COMMERCE 13

10. DICAS PARA UMA POLÍTICA DE TROCAS E DEVOLUÇÕES ADEQUADA 14

11. LOGÍSTICA REVERSA EFICAZ EM CINCO ATITUDES 15

12. PEC DO E-COMMERCE E SEUS IMPACTOS 17

13. LOGÍSTICA AMAZON.COM 18

14. COMO TER BOA LOGÍSTICA NO E-COMMERCE E SUCESSO NAS VENDAS. 19

15. BIBLIOGRAFIA: 21

1. RESUMO

A logística foi colocada como uma das questões-chave para o sucesso do Comércio Eletrônico (e-commerce) cuja expansão se deu a partir da comercialização da Internet e do surgimento da Web, no início dos anos 90. A logística passou a ser vista como o processo de planejar; implementar e controlar, ao custo correto, o fluxo de armazenagem de matérias-primas, de estoques ,durante a produção, e de produ-tos acabados, bem como as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências do cliente. Desta forma, as empresas sentiram necessidade de investir em sistemas e processos mais eficientes para melhor responder a essas novas demandas do vare-jo virtual.

O comércio eletrônico, que pode ser definido como a comercialização de pro-dutos, serviços e informações, utilizando o meio eletrônico, tem obtido resultados positivos devido à facilidade de navegação no site, no atendimento do pedido e à rapidez na entrega.

No entanto, seu maior problema é a restrição de locais de entrega, invalidan-do a idéia de um comércio sem fronteiras, uma vez que os custos logísticos são mui-to elevados para manter esse tipo de serviço em locais de difícil acesso. Seria, en-tão, a logística a principal dificuldade do comércio eletrônico atual.

2. DIFERENÇA LOGÍSTICA TRADICIONAL VERSUS LOGÍSTICA E-COMMERCE

Diferentemente dos sistemas logísticos da velha economia, desenvolvidos para atender ao comércio entre empresas com pedidos de grande volume, cuja maioria das entregas são feitas em lojas ou centros de distribuição, a logística do comércio virtual se caracteriza por um grande número de pequenos pedidos, geograficamente dispersos e entregues de forma fracionada, resultando em baixa densidade geográfica e altos custos de entrega. Segundo o Centro de Estudos Logísticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro as estimativas existentes são de que as entregas porta a porta realizadas pelas empresas de comércio virtual custam duas a três vezes mais caro do que as entregas do comércio tradicional realizado entre empresas.

Apesar das inúmeras possibilidades da Internet, o produto físico não pode ser envi-ado através da rede. Assim sendo, o sistema de distribuição é determinante para o sucesso ou fracasso das empresas que trabalham com o e-commerce. Este cenário de mudanças cria enormes desafios e oportunidades para o desenvolvimento da logística em todos os locais onde o e-commerce está evoluindo.

As empresas envolvidas com e-commerce estão começando a perceber que para atender pedidos diretamente do consumidor final, torna-se necessário possuir centros de distribuição que permitam a execução de picking ao nível de itens indivi-duais, com alto grau de eficiência, além de sistemas que possibilitem a administra-ção de grande quantidade de pedidos, compostos de um pequeno número de itens e efetuados muitas vezes por novos clientes, sobre o qual não existem informações cadastrais, seja do ponto de vista comercial, seja do ponto de vista de localização. Além disso, a venda pela Internet tende a aumentar substancialmente o índice de devolução das mercadorias compradas, pois ao tomar a decisão de compra o cliente não tem a oportunidade de contato físico com os produtos selecionados e muitas vezes se decepciona quando ocorre a entrega física.

Diante deste cenário, fica fácil compreender o papel fundamental das ativida-des logísticas no novo mundo do e-commerce. O poder revolucionário da Internet está na sua capacidade de quebrar o paradigma do trade-off entre riqueza e abran-gência. Riqueza diz respeito à capacidade de personalização, de interatividade entre comprador e vendedor e da diversidade e profundidade das informações disponibilizadas. Abrangência se refere ao número de clientes que podem ser alcançados, assim como a variedade de itens que podem ser comercializados.

No mundo da velha economia, quando uma empresa deseja atuar de forma abran-gente, ou seja, oferecer uma ampla gama de produtos a um enorme número de cli-entes, ela é forçada, por questões econômicas, a limitar a riqueza da informação e comunicação a seus clientes potenciais. Por outro lado, se desejar usar uma estra-tégia de marketing personalizado, rica em informação e interação, ela terá que res-tringir o número de clientes abordados e de produtos oferecidos.

Com a Internet e seu poder de comunicação em rede, este trade-off tende a desaparecer, permitindo às empresas combinar abrangência com grande riqueza no processo de comunicação com seus clientes. Portanto, ao limitar o número de loca-lidades atingidas, ou o número de itens oferecidos, o varejo virtual, está abrindo mão de uma das mais revolucionárias características do e-commerce. Para se livrar destas restrições, consequência da dificuldade de atender e entregar os produtos físicos comercializados pela Internet, as empresas precisarão investir em novas e criativas estruturas logísticas, como forma de vencer os desafios deste fantástico mundo novo, de forma eficaz e com custos competitivos.

FLEURY & MONTEIRO (2000) apresentam um quadro com as principais dife-renças entre a logística tradicional e a logística utilizada em rede no Comércio Ele-trônico B2C:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com