TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE PROJETO DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Artigo: ELABORAÇÃO DE PROJETO DEPARTAMENTALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 9

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ADMINISTRAÇÃO- MÓDULO

ELABORAÇÃO DE PROJETO

Departamentalização

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

VANESSA DOS SANTOS NASCIMENTO

ELABORAÇÃO DE PROJETO

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Elaboração de projeto.

Prof. Athilio

Guarulhos

2013

Respostas

.............................................................................................................

Tipos de abordagens:

•Abordagem Funcional;

• Abordagem Divisional;

• Abordagem Localização Geográfica;

• Abordagem por clientes

• Abordagem Processo;

• Abordagem por Projetos;

• Abordagem Matricial

Departamentalização Funcional: Pode também ser denominada de departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional. Uma empresa cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma função. A departamentalização funcional os departamentos são criados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho. Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada. Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos.

Vantagens:

Melhora a coordenação interdepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.

Desvantagens:

A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos.

A estrutura funcional tendea ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.

Departamentalização Divisional: É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais. A estrutura divisional é a mais indicada nas empresas que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente. Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em: Produtos ou serviços; localização Geográfica; clientes; Fases dos Processos; Projeto.

Vantagens:

A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço, ou seja, o administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço. Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias.

Melhorias na qualidade e facilidade de inovações, já que a concentração é em um único produto ou serviço, cada departamento produz com melhor qualidade ou mais inovação comparando-se a um departamento que produz diversos produtos.

As tomadas de decisões são mais independentes e pode-se responder melhor aos requisitos e necessidades do cliente. A administração torna-se mais ampla, gerando assim oportunidades de promoções dentro da organização.

Desvantagens:

Trazem elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental e em empresas com poucos produtos diferentes ou linhas reduzidas de produtos.

Ocorre redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho.

Departamentalização Por Localização Geográfica: Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização. É indicado para organizações de larga escala, que geralmente é utilizada por organizações que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos, como por exemplo, as empresas transnacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com