TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA CINÉTICA: MOVIMENTO HARMÔNICO

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE PITÁGORAS

ENERGIA CINÉTICA: MOVIMENTO HARMÔNICO

BETIM

2014

ENERGIA CINÉTICA: MOVIMENTO HARMÔNICO

                                                              Trabalho apresentado como requisito parcial para

                                                           a obtenção de aprovação na disciplina Física            

                                                           Energia, no curso de Engenharia de Produção,

                                                           na Faculdade Pitágoras de Betim.

                                                           

                                                             

                                                           Prof. Roberto Campos Frossard

BETIM

2014[pic 1]

SUMÁRIO

1 OBJETIVO.....................................................................................................................4

2 INTRODUÇÃO...............................................................................................................5

3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA.....................................................................................6

3.1 ENERGIA POTENCIAL DE UM PÊNDULO...............................................................8

4 MATERIAL.....................................................................................................................9

5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.............................................................................10

6 RESULTADO E DISCUSSÃO.......................................................................................11

7 CONCLUSÃO...............................................................................................................12

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA.....................................................................................13

[pic 2]

1 – OBJETIVO

        O presente trabalho objetiva demonstrar o princípio da conservação de Energia

Cinética através do experimento de trabalho alternado entre dois corpos impulsionados a                        

partir de uma energia potencial.

2 – INTRODUÇÃO

Energia é um conceito que está envolvido em vários momentos do dia a dia. Exemplos como ligar uma lâmpada, ou a energia produzida pelo combustível ao movimentar um carro e através da alimentação, são consumidos alimentos que fornecem energia para realizar as atividades do cotidiano.

Mesmo sabendo que a energia está tão presente na vida das pessoas, conceituá-la é muito difícil, pois se trata de algo que não se pode ver ou pegar. Em física, ela pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho.

 Pode-se encontrar vários tipos de energia: energia potencial elétrica, energia potencial elástica, energia química, energia cinética, entre outras. Nenhuma dessas formas pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Essa é a base para um dos mais importantes princípios da física, que diz que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas pode ser transformada de um tipo em outro.

Um exemplo que determina a veracidade desse princípio é a transformação da energia oferecida pelos alimentos em energia cinética, quando se movimenta. A unidade de medida no sistema internacional para a energia é o joule, representada pela letra j, em homenagem a James Prescott Joule, um importante cientista que fez várias descobertas sobre a natureza do calor e sobre a realização do trabalho mecânico.

Quando um objeto está com muita energia cinética e encontra uma superfície onde é obrigado a parar, ele dever perder toda essa energia cinética, a fim de não ter mais movimento. Isso explica os terríveis acidentes automotivos causados pela alta velocidade. Quando há uma batida de carro em alta velocidade e que contém uma massa razoável, ele adquire muita energia cinética, mas quando bate num muro, por exemplo, toda essa energia se dissipa. Mas como “na natureza nada se perde, tudo se transforma”, o que era energia cinética, com o carro em movimento vira barulho, calor e outras formas de energia!

Uma força aplicada em um corpo realiza um trabalho, quando produz um deslocamento no corpo. Quando todo esse trabalho se converte em energia de movimento, esta passa a chamar-se energia cinética(k).

3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A energia cinética é uma grandeza escalar que depende tanto da massa do corpo quanto da sua velocidade, considerando que, quanto maior a sua velocidade maior será a sua energia cinética, consequentemente se a velocidade for nula, a energia também será assim como sua massa.

Pode-se calcular a energia cinética de um corpo, ao fazer algumas observações sobre os movimentos dos mesmos. A fórmula geral para o cálculo da energia cinética dar-se por k=mv2/2 sendo “m” a massa do corpo e “v” a velocidade do mesmo. De acordo com a equação acima, vemos que a energia cinética depende da velocidade e da massa de um corpo, portanto, essa forma de energia só está presente em objetos que estão em movimento. Se a velocidade for nula, o produto mv2 = 0, o corpo não apresenta energia cinética. Outra observação que pode ser feita, é que os valores da energia cinética são sempre positivos, pois a massa m sempre é positiva e, como a velocidade v está elevada ao quadrado, sempre terá como resultado um valor positivo.

O princípio geral da conservação de energia diz que a energia total de um sistema isolado é sempre constante. Quando mencionamos a palavra isolado, estamos querendo dizer que o sistema não interage com outros sistemas, pois interações entre sistemas costumam ser efetuadas por meio de troca de energia entre eles.

A energia mecânica de um sistema no qual agem somente forças conservativas (forças que não modificam a energia mecânica do sistema) não se altera com o passar do tempo. Nesse caso, podemos dizer que a soma das energias cinética e potencial é constante seja qual for o intervalo de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (190.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com