TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: LEIS DE NEWTON, FORÇA E MOVIMENTO E TRABALHO E ENERGIA CINÉTICA

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA UNIDADE SANTA BÁRBARA D’OESTE


[pic 1]

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – FÍSICA II 3º SEMESTRE – SALA 25

EMERSON JUNIOR DE OLIVEIRA                           RA: 8060805517

ROBSON DOS SANTOS SANTANA                         RA: 8637273114

WESLEY LIMA COSTA ALMEIDA                            RA: 8432162277

JAILSON PIONÓRIO JUNIOR                                  RA: 9902002067

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: LEIS DE NEWTON, FORÇA E MOVIMENTO E TRABALHO E ENERGIA CINÉTICA.

PROFESSORA: THALITA M. C. TERRINI.

SANTA BÁRBARA D’OESTE – SP

2015

Sumário

1.        Objetivo        

2.        Introdução        

4.        Etapa 1 – Leis de Newton        

4.1        Passo 2.        

4.2        Passo 4.        

5.        Etapa 2 – Força e Movimento        

5.1        Passo 1.        

5.2        Passo 2.        

5.3        Passo 3.        

5.4        Passo 4.        

6.        Etapa 3 – Energia Cinética e Trabalho        

6.1        Passo 1.        

6.2        Passo 2.        

6.3        Passo 3.        

8. Referências Bibliográficas        

        


  1. Objetivo

O objetivo desse desafio proposto nesta ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas) é que possamos por em prática alguns conceitos da Física que estudamos em sala de aula, no intuito de podermos através desses conceitos e cálculos, dimensionar a potência de um elevador para transporte de pessoas e elaborar o cálculo de tráfego do mesmo.

  1. Introdução

Uma empresa construtora de obras em engenharia civil pretende construir um edifício residencial com cinco andares. No projeto, a empresa prevê a instalação de um elevador para o transporte de pessoas.

E mediante pesquisar principalmente em sites da internet, podemos estudar sobre os elevadores existentes atualmente, suas utilidades, tipos e utilização dos mesmos. Porém para resolução deste desafio proposto, demos mais ênfase sobre os elevadores de utilização em edifício residenciais, pois mediante a aplicação do Princípio da Dinâmica e 3 Leis de Newton podemos através dos cálculos solicitados podermos dimensionar o elevador, levando em consideração o tráfego de pessoas q utilizaram o equipamento para se locomoverem entre os andares do edifício, a potência do conjunto inteiro de acionamento do elevador, demostrar as forças que estão se exercidas na “caixa” do elevador e realização dos cálculos propostos.

  1. Etapa 1 – Leis de Newton
  1. Passo 2.

Atualmente existem três tipos de elevadores utilizados para transportes de pessoas em residências, cujo mais conhecido é o de acionamento eletromecânico através de motores e redutores mecânicos, tem o hidráulico com acionamento por pistão, e o menos conhecido neste meio, é o a vácuo, cujo acionamento é realizado através de compressor.

Para realizações deste desafio, descrevemos sobre os elevadores do tipo eletromecânico, cujo seu funcionamento básico (sobe e desce) é realizado através de cabos de aço. Neste tipo de condução os passageiros são transportados em uma cabina que se desloca verticalmente dentro de uma “caixa” acessando os diversos andares do edifício. Dentro da caixa e apoiados em guias se movem, em sentidos opostos, a cabina e um contra peso que auxilia o motor elétrico e o redutor (conjunto esse conhecido por máquina de tração) a realizar uma menor força para realizar os movimentos, e com isso uma redução do consumo de energia em suas operações, o movimento dos mesmos se dá por uma máquina de tração, situada na casa de máquinas acima da “caixa”, com função de reduzir a velocidade e aumentar o torque do acionamento, que desloca um conjunto de cabos de aço ligados na extremidade da cabina e em outra ao contra peso que, é balanceado de acordo com a capacidade do equipamento.  Ao receber os comandos de dentro da cabina ou de alguma das botoeiras localizadas no corredor, na área externa da cabina e caixa do elevador (botão para “chamar” a cabina), um painel elétrico instalado na casa de máquinas, comanda a máquina de tração sendo que, ao deslocar-se dentro da “caixa” a cabina aciona diversos sensores elétricos (chamados limites) exigidos por normas vigentes da categoria, o que enviará ao painel elétrico sinais da posição da cabina permitindo que sua velocidade diminua e pare na posição correta e nivelada ao andar desejado pelo passageiro, a fim de tornar sua utilização a mais segura e confortável possível a quem os utilizam.

  1.  Passo 4.

Nesse passo do desafio representaremos as forças que atuam na cabina do elevador, forças essas que auxiliam no movimento de subida do sistema, e que auxiliam no movimento de descida e no momento de seu repouso, lembrando que cada movimento tem forças que são favoráveis e contrarias ao mesmo tempo.

Demostraremos a representação dessas forças em diagramas relacionados abaixo:

1º Momento: Cabina em repouso.  [pic 2]

        Poço do elevador.[pic 3][pic 4]

[pic 5]

        Cabina do elevador.[pic 6]

C

        Caixa do elevador.[pic 7][pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com