TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA EÓLICA

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.412 Palavras (14 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE NOVO MILÊNIO

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

        BRUNA PEDRONI        

FILIPE DAN

GUSTAVO WANDEKOKEN

MURILO CELIN

TIAGO DE OLIVEIRA

WANDSON VASCONCELOS

ENERGIA EÓLICA

VILA VELHA

2016

BRUNA PEDRONI

FILIPE DAN

GUSTAVO WANDEKOKEN

MURILO CELIN

TIAGO DE OLIVEIRA

WANDSON VASCONCELOS

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Novo Milênio, como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Integrador II.

Orientadores: Profª. Paula Dorigatti;                  

VILA VELHA

2016

1 INTRODUÇÃO         

Chama-se energia eólica a energia presente no ar em movimento. Seu aproveitamento ocorre através de aero geradores, ou cata-ventos (e moinhos), para trabalhos como bombeamento d’água (ANEEL, 2016, Acesso em ).

A energia eólica é tida como uma das mais promissoras fontes de energia renováveis, vista como uma tecnologia inspirada principalmente na Europa e nos EUA. As turbinas eólicas, isoladas ou em pequenos grupos de quatro ou cinco, e, cada vez mais, em parques eólicos com quarenta e cinquenta unidades, são já um item da paisagem alguns países da Europa (CASTRO, 2003).

O ponto fraco das turbinas é a poluição sonora e a poluição visual. A visual sendo a menos preocupante, e depende da opinião de cada um. Mas a poluição sonora gerada pode impedir a construção destes geradores próximos a regiões habitadas pelo desconforto aos moradores. Porem existe modelos de geradores que produzem menor ruído (INFOESCOLA,2016, Acesso em ).

A energia elétrica possui vários potenciais e pode ser convertida de varias formas dentre elas está a energia eólica, que está inclusa na lista das energias mais limpas e renováveis e esse será o tema abordado, vamos mostrar de forma sucinta e bem explicada os conceitos de energia eólica, taxas de produção, vantagens e desvantagens e etc.

O que é energia eólica? Quais suas vantagens e desvantagens? Qual é a maior barreira enfrentada por essa fonte de energia?

2 JUSTIFICATIVA

A energia eólica é uma das principais fontes de energia sustentável, sendo gerada através dos ventos que são infinitos fazendo com que esse tipo de energia seja inesgotável.

Com o encarecimento dos combustíveis fósseis, outros tipos de energia estão ficando praticamente inviáveis, fazendo com que as energias sustentáveis fiquem cada dia mais importantes e mais conhecidas, o que implica pesquisas para melhorá-las e implantá-las em locais inovadores como no meio civil e até no meio marítimo.

Nos tempos atuais, onde a poluição vem aumentando cada vez mais, vemos o quanto é fundamental para a humanidade o desenvolvimento e a implantação de fontes renováveis de energia para diminuir o impacto no meio ambiente.

3 OBJETIVOS

O objetivo do trabalho é analisar a importância da energia eólica, suas vantagens e desvantagens, seu funcionamento e a necessidade de implementar esse tipo de energia para a população.

4 METODOLOGIA

O estudo está sendo realizado através de uma revisão bibliográfica e pesquisas na internet. Sendo eles os livros: 1; Série Energia e Sustentabilidade (Energias Renováveis), dos autores Francisco Paletta, Suani Coelho, Roberto Ziles, Ricardo Benedito. 1ª edição/2012. 2; Energia, Recursos Naturais e Prática de Desenvolvimento Sustentável, dos autores Lineu Belico dos Reis, Eliane A.F. Amaral Fadigas, Claudio Elias carvalho, 2ª edição/2012. 3; Guia Prático De Eficiência Energética Para Um Futuro Sustentável. As pesquisas estão sendo executado na biblioteca da Faculdade Novo Milênio, para entrega do projeto entre os dias 02/09/2016 e 04/09/2016, trabalho realizado para a disciplina Projeto Integrador II.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

Percebemos ao decorrer da pesquisa que é importante utilizar fontes renováveis de energia.

Por essa razão, multiplicam-se os esforços na promoção da utilização eficiente da energia, e na aposta nas fontes de energia renováveis, como energia, eólica e hídrica (Guia prático de eficiência energética para um futuro sustentável, 2014, p.08).

Para compreendermos melhor a trajetória da energia eólica no Brasil e no mundo entendemos que:

A geração elétrica a partir da energia eólica tem aumentado significativamente em termos mundiais, principalmente por causa do custo atrativo. Grandes fazendas eólicas podem ser encontradas, por exemplo, nos Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Espanha, entre outros países. No Brasil, já estão em funcionamento e em fase de expansão centrais eólicas no litoral do Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí e no interior dos estados do Paraná e Minas Gerais. Por meio do Proinfa houve grandes incentivos e avanços na instalação de projetos de energia eólica no Sistema Elétrico Brasileiro, havendo, em agosto de 2009, um total de 548 MW em potência instalada, o que correspondia a 0,52% da potência instalada no país (REIS; FADIGAS; CARVALHO, 2012, p.85).

Percebe-se que com tanta energia consumida pelas pessoas do mundo todo anualmente, ainda sim o vento é uma fonte primária no planeta e suficiente para fornecer energia a todos futuramente.

Segundo José Goldemberg, os ventos são resultantes do movimento do ar na atmosfera e, assim como as demais fontes renováveis de energia renováveis. [...] a energia do vento mais apropriadamente chamada de energia eólica, foi uma das primeiras formas de aproveitamento tecnológico de uma fonte primária de energia que o ser humano fez uso (SÉRIE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE- ENERGIA RENOVÁVEIS, 2012, p.71).

Mas devemos frisar que no Brasil seu uso é bem limitado:

No Brasil, dados Da Aneel – Agência de Energia Elétrica – mostram que em maio de 2012 o país atingiu pela primeira vez 1 gigawatt-hora (GWh) de energia eólica e sua capacidade instalada só vem crescendo nos últimos anos. Atualmente, os ventos estão produzindo 1,073 GWh, potencial que pode abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, e a energia já corresponde a 1% da matriz energética brasileira (EVOLUCAOENERGIAEOLICA, 2016,Acesso em 18/10/1016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (306.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com