TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA EÓLICA, GEOTÉRMICA E OCEÂNICA

Por:   •  6/5/2019  •  Artigo  •  4.797 Palavras (20 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 20

ENERGIA EÓLICA, GEOTÉRMICA E OCEÂNICA

Andrieli Telles de Oliveira1 (andrielitelles@hotmail.com)

Thais Carminatti1 (thais.carminatti9@gmail.com)

1Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen

RESUMO

A sociedade atual se desenvolveu para produção da energia eólica, proveniente do vento, geotérmica, oriunda do calor do interior da Terra, e oceânica, resultante do movimento das águas, compreender as características gerais de maneira que precisa cada vez mais de energia para a sua subsistência. Contudo, o fornecimeto de energia para atender tamanha demanda tem sido realizado de forma insustentável ao longo dos anos, utilizando os recursos naturais como se os mesmos fossem inesgotáveis. Recentemente o interesse comum da sociedade vem motivando o desenvolvimento e a implanntação de sistemas de geração baseados em fontes renováveis, pois um modo de energia limpo é de extrema importância para a proteção do meio ambiente e para a manutenção da qualidade de vida das pessoas. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é o entendimento geral do cenário de uso dos recursos naturais dessas energias, aspectos positivos e negativos do uso e obter uma visão geral do panorama e tecnologias envolvidas com essas energias.

Palavras-chave: Energias Renováveis; Meio Ambiente; Impacto Ambiental; Energia Oceânica.

WIND, GEOTHERMAL AND OCEANIC ENERGY

ABSTRACT

The present society has developed in a way that needs more and more energy for its subsistence. However, the supply of energy to meet such demand has been unsustainable over the years, using natural resources as if they had no end. Recently the common interest of the society has been motivating the development and the implantation of systems of generation based on renewable sources, since a way of clean energy is of extreme importance for the protection of the environment and for the maintenance of the quality of life of the people. In this context, the objective of the present study is the general understanding of the scenario of the use of natural resources for the production of wind energy, from wind, geothermal, originating from the heat of the interior of the Earth, and oceanic, resulting from the movement of waters, general characteristics of these energies, positive and negative aspects of the use, and an overview of the landscape and technologies involved with these energies.

Keywords: Renewable Energy; Environment; Environmental Impacts; Oceanic Energy.

1. INTRODUÇÃO

A energia é um bem indispensável a existência humana, pois a nossa sociedade atual, se desenvolveu de maneira que precisa cada vez mais de energia para a sua subsistência, desde atividades de produção até na distribuição de consumo de bens e serviços. O aproveitamento, a geração e a transformação de energia são considerados como os principais componentes para o desenvolvimento social e econômico.

Até 250 anos atrás, nossos antepassados dependiam inteiramente das fontes naturais de energia. Os animais puxavam arados, moinhos de ventos trituravam grãos e a principal força motora da sociedade era o músculo humano. Agora os músculos contribuem com menos de 1% do trabalho realizado nos países desenvolvidos, e os bens e serviços de que dispomos dependem do uso cada vez maior de combustíveis fósseis. (ODUM, 1983).

A prosperidade do mundo industrializado foi sustentada por recursos naturais, e durante décadas nós agimos como se esses fossem inesgotáveis. De acordo com Meadows (1973) e ONU (1987), a tentativa de fazer com que fosse possível a expansão sem limites das comodidades adquiridas, a humanidade, ficou refém de um modo de vida insustentável.

 Atualmente há uma maior cautela. As guerras e crises políticas revelaram a fragilidade de nossas fontes de combustíveis, e tomamos consciência do impacto ambiental causado pela nossa dependência de energia. Nas próximas décadas, vamos precisar romper nossa dependência dos combustíveis fósseis, a transição pode não ser fácil e terá consequências profundas em nossas vidas (MEADOWS ,1973).

Com o aumento do consumo de energia no planeta, a busca por novos modelos energéticos ganhou destaque. Um modo de energia limpo é de extrema importância para a proteção do meio ambiente e para a manutenção da qualidade de vida das pessoas.

A utilização das energias renováveis em substituição aos combustíveis fósseis é uma direção viável e vantajosa. Pois, além de serem praticamente inesgotáveis, as energias renováveis podem apresentar impacto ambiental muito baixo. A energia renovável é obtida de fontes naturais capazes de se regenerarem, como energia solar, eólica, hídrica, geotérmica, das ondas e marés, e da biomassa, ao contrário os recursos não renováveis, os quais não têm a capacidade de se regenerarem, são esgotáveis, por exemplo, a energia do carvão, petróleo, gás natural e nuclear (ODUM, 1983).

Se por um lado, a energia é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, por outro, ela representa um dos principais setores que impactam negativamente o meio ambiente. Por conta disso, a questão energética torna-se cada vez mais importante na agenda de planejamento tanto dos países desenvolvidos, como dos países em desenvolvimento para que haja estímulo do uso de fontes de energias limpas e renováveis com racionalização do uso para diminuir desperdícios, visando sustentabilidade, equilíbrio do ser humano com o meio ambiente. (MEADOWS ,1973).

O Brasil não é autossuficiente em energia, mas produz cerca de 90% do total que consome, importando o restante. O país é um dos poucos do mundo, que apresenta possibilidade múltipla de ampliar as suas alternativas energéticas, devido à abundância dos seus recursos naturais e de sua extensão territorial (MANO, PACHECO E BONELLI, 2010).            

2. OBJETIVO

Dentro desse contexto, o objetivo do presente estudo é o entendimento geral do cenário de uso dos recursos naturais para produção da energia eólica, geotérmica e oceânica, compreender as características gerais dessas energias, aspectos positivos e negativos do uso e obter uma visão geral do panorama e tecnologias envolvidas com essas energias.

3. METODOLOGIA

Com base no tema, realizou-se pesquisa teórica através de conteúdos fornecidos na internet, livros, artigos, publicações em sites confiáveis, etc. Para que fosse possível sintetizar e otimizar a pesquisa utilizou-se os seguintes termos: Energias Renováveis; Conceito de Energia Eólica, Energia Geotérmica e Energia Oceânica; Impactos e Potencial de Energias Renováveis, a fim de aplicá-las como um filtro de seleção, em busca dos melhores resultados e mais atualizados, para agregar a este artigo. Com o conhecimento adquirido sobre o assunto apresentamos o que é e como funciona a energia eólica, geotérmica e oceânica, suas utilizações e também alguns aspectos positivos e negativos. O objetivo foi explanar dados e informações relevantes sobre essas fontes alternativas de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (768.6 Kb)   docx (996.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com