TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA CIVIL - Atividades e Práticas Supervisionadas

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.692 Palavras (15 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 15

ENGENHARIA CIVIL

Atividades e Práticas Supervisionadas

Ribeirão Preto

2016

0

0

Cálculo Estrutural de uma laje, uma viga e uma Pilar de Concreto Armado.

Trabalho apresentado como exigência para avaliação do 7º semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Ribeirão Preto

2016

Sumário

Introdução 4

Objetivos do Trabalho 5

Definições 6

Concreto 6

Concreto Armado 6

Elementos Estruturais 7

Laje 9

Viga 15

Pilar 17

Conclusões 23

Referências Bibliográficas 24

Introdução

A engenharia consiste na aplicação do conhecimento adquirido para inventar, melhorar, e construir, produtos, materiais e processos. A engenharia civil um ramo da engenharia responsável por projetar, gerenciar e executar diversos tipos de obras tais como construção de casas, edifícios, pontes viadutos, etc.

O engenheiro civil é o responsável em acompanhar todas as etapas da obra de construção ou reforma, desde á analise do solo até a definição de tipos de fundação e acabamentos. Dentre as atividades desempenhadas pelo engenheiro estão, projetar, calcular e dimensionar as estruturas de edificações.

Será descrito neste trabalho as estruturas existentes na construção civil, como laje, viga e pilar, com detalhamento e cálculos destas estruturas.

Objetivos do Trabalho

O objetivo principal do trabalho é apresentar o cálculo estrutural de uma laje, uma viga e um pilar, será apresentado também a memória de cálculo detalhada além de textos, figuras e fotos.

Definições

Concreto

O concreto é composto basicamente de água, agregado, aglomerante e aditivo. Ocorrendo somente variações quanto à quantidade utilizada de cada material.

Os agregados são os materiais granulares com dimensões variáveis adequados ao uso na construção civil, são ainda mateirais inérteis pois não sofrem reação química. Os mais usuais na construção civil são a areia e a brita com diversas granulações.

Os aglomerantes são materiais com propriedades ligantes, geralmente pulverolentos (pó fino) que quando misturados com água sofrem reações químicas e com isto mudam para o estado sólido. São utilizados para realizar a ligação entre os agregados gerando um corpo solido e coeso.

Os aditivos são produtos utilizados para alterar as propriedades do concreto, sendo os principais objetivos:

Ampliar as qualidades do concreto através da trabalhabilidade, resistência, compacidade, durabilidade, fluidez, etc.

Minimizar seus pontos fracos diminuindo a permeabilidade, retração, calor de hidratação, tempo de pega, etc.

Concreto Armado

O concreto é um material que apresenta alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração. Desta forma é necessário juntar ao concreto um material com alta resistência à tração, para resistir às tensões de tração atuantes. Com esse material composto (concreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com