TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA MECÂNICA / MECATRÔNICA / PRODUÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA

Por:   •  16/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

ENGENHARIA MECÂNICA / MECATRÔNICA / PRODUÇÃO

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA

QUÍMICA APLICADA

ATIVIDADE 1

VISCOCIMETRO

ADRIANO SOUSA ROCHA - F1042G-9

Polo UNIP Tatuapé

2021

Introdução:

Neste trabalho irei relatar a importância do viscosímetro, este instrumento de laboratório tão necessário que é capaz de medir a viscosidade de um fluido a partir do fluxo do mesmo. A viscosidade é definida como a espessura de um fluido como o óleo é mais espesso que a água, e sua definição que é a resistência que um fluído escoa sobre a superfície ou recipiente que ele se apresenta.

O Viscosímetro

    O Viscosímetro é um aparelho laboratorial no qual é definido pela sua praticidade de medição da viscosidade no qual ele se adentra, E também O grau de viscosidade também pode ser obtido por meio de cálculos no qual a fórmula é obtida pelo número dá viscosidade absoluta ou dinâmica, E a sua massa específica de viscosidade.

    Existem 6 tipos de Viscosímetros eles são:

  • Viscosímetro de orifício: Consiste num copo no qual é colocado um tipo de fluido dentro e apartir disto é cronometrado para descobrir quanto tempo este fluido leva para ultrapassar o orifício.

  • Viscosímetro capilar: Também conhecido como tubo U, consiste em dois tubos de vidro com lâmpadas, o fluido passa do bulbo superior para o inferior e a viscosidade é medida pelo tempo que o fluido leva para ultrapassar o capilar.
  • Viscosímetro rotacional: Imersão um fuso rotativo dentro do fluido e a quantidade de torque necessário para rotacionar esse fuso no fluido determinando a viscosidade pela tensão de cisalhamento.
  • Viscosímetro de pistão: É colocado o fluido no cilindro enquanto o pistão é levantado, a viscosidade dele é medida apartir do tempo de resistência que o fluido leva para cair.
  • Viscosímetro de esfera: Funcionam como o viscosímetro de pistão, é lançado uma bola no fluido a viscosidade deste é medido apartir do tempo que a bola afunda no fluído.
  • Viscosímetro vibracional: É imerso uma haste elétrica no fluido, e está haste emite vibrações e é medido pelo amortecimento da vibração no qual o fluido amortece ou se degrada.

 

Viscosidade

    A viscosidade é o termo usado para saber o quão espesso é um fluido, este dado é obtido para sabermos qual fluido é mais acessível através do material e de sua função, exemplo: quando vamos fazer a lubrificação de um instrumento no qual irá se deslizar com outra ferramenta se estas peças tiverem um atrito muito grande poderá quebrar ou não realizar o trabalho corretamente, por isto é necessário sabermos o quão espesso é o fluido para inserirmos sem riscos de quebra da ferramenta.

    São divididas em duas áreas a viscosidade (v) que se trata da Viscosidade dinâmica (μ) que trabalha pela densidade do fluido (ρ). Este cálculo é dado pela fórmula: v=μ/ρ.

O resultado desta é dado por m²/s ou cSt (CentiStokes).

Viscosidade dinâmica e também conhecida como Viscosidade absoluta é dada pela força e movida através de uma unidade de área e distância.

Trabalha geralmente por Pá/s ou P (poise).

        

        

Óleos lubrificantes

    A Viscosidade e os Viscosímetros são necessários para descobrimos qual o melhor óleo que devemos usar em cada tipo de máquina e processo para melhor lubrificação e maior atuação de seu motor/ rotor/ rolamento e entre outras peças. E é de extrema importância sabermos os tipos de óleos usados a cara aspecto para maior aproveitamento de vida útil da ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com