TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA HISTÓRIA ALUNO(s): Ivan da Silva Côrte RA 514893 POLO Santa Maria da Vitória-Bahia 2014 Aprender com o Índio A expressão “falta de educação” em nossa sociedade está ligada a maneira que o individuo

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 9

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA HISTÓRIA

ALUNO(s): Ivan da Silva Côrte RA 514893

POLO Santa Maria da Vitória-Bahia

2014

Aprender com o Índio

A expressão “falta de educação” em nossa sociedade está ligada a maneira que o individuo se comporta e não necessariamente ao seu grau de instrução escolar. O individuo é educado a ter determinado comportamento em seu ambiente, seja por orientação ou por observação, a se portar de determinado modo. Quando este indivíduo se insere em outro ambiente ou outra cultura, a sua maneira de agir ou de se expressar pode ser encarada como uma falta de educação, o que não é percebido em seu núcleo de convivência.

A atitude dos índios em agradecer pela oferta de educação aos seus membros não foi um ato ingênuo, mas uma atitude de sábia. Ingênuos seriam se eles aceitassem a proposta já que os ensinamentos não os eram úteis para a vida na floresta. Com a expressão utilizada na carta demonstraram que viram a proposta de educar seu povo como um verdadeiro presente e que, ainda que cordialmente, deveria ser visto como um bom sinal de aproximação com os estados que a ofertaram.

Cada nação educa seu povo conforme as necessidades do seu meio social. Existem diferenças religiosas, políticas, geográfica entre outras que devem ser levadas em conta e muitas vezes o que serve para a sobrevivência de um povo nem sempre é útil para outra sociedade.

No Brasil não há apenas uma educação, existem, escolas que são mantidas ou afiliadas a seguimentos religiosos e que educam de acordo com estas doutrinas.

A educação da nação dominadora pode ser exercida como um instrumento contra a nação dominada, que perde seus valores, suas crenças, seus princípios e começam a pensar da mesma forma que seu colonizador.

O papel da escola no processo educacional de um povo é o de aprendizagem, é de transmitir o conhecimento para que cada indivíduo possa refletir sobre tudo que o cerca.

No Brasil não há muito interesse por parte dos governantes em tornar o povo bem instruído. Ainda há má estrutura nas escolas e baixa remuneração dos professores, há também um desestimulo nas pessoas com relação ao conhecimento.

Com isso, os governantes administram o país da maneira que bem entendem, sem que haja muito questionamento por parte da população.

Quando há um controle sobre o saber aí vem à necessidade de o aluno buscar outras fontes para confirmar se o que está sendo aprendido na escola é realmente a verdade.

O fato do governo não trabalhar muito para que haja uma educação de melhor qualidade para o povo, demonstra a dominação que há sob a população. E com isso ele mantém a incapacidade da sociedade de compreender o que acontece.

Ao observar a educação norte-americana que preza em formar cidadãos extremamente patriotas, nota-se como é possível criar guerreiros, defensores de seu território a todo o custo.

Mais importante do quê o que o professor ensina é a maneira como ele ensina. A habilidade que ele desenvolve no aluno de pensar por si só, de refletir sobre o que está sendo ensinado.

A frase mostra que nem tudo que é bom para um povo pode ser bom também para todos os povos. Os indivíduos podem tornar-se incapazes para sua própria cultura vivendo em outra cultura, ainda que este seja útil para o ambiente vivido naquele determinado momento.

O Fax do Nirso

A Educação escolar não está perdendo espaço no mercado de trabalho, pelo contrário, está cada vez mais necessitando de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.

Em várias profissões o conhecimento é fundamental para que o indivíduo possa crescer profissionalmente.

O ensino técnico juntamente com o ensino médio já habilita o jovem a entrar no mercado de trabalho com mais rapidez, facilitando o jovem a obter conhecimentos dentro de uma carreira.

A História de Chapeuzinho Vermelho ( na versão do lobo)

De acordo como o professor se comporta em sala de aula é que o aluno vai compreender se terá a liberdade de optar ou não nos assuntos desenvolvido no decorrer da aula. No entanto é muito importante para o desenvolvimento do aluno ter a liberdade de optar.

O professor não tem o direito de negar ao aluno o direito de optar, pois todos têm direito de fazer suas próprias opções.

O que são extraídos em essas áreas de conhecimento é muito importante para o desenvolvimento do individuo na sociedade, no entanto ao adquirirmos esses conhecimentos acreditamos ser uma verdade tanto que transmitimos isso como verdade.

A exclusão se dá com a perda seus direitos de cidadania, portanto não se pode tirar a chance do aluno de avaliar de fazer seu próprio julgamento e tirar suas conclusões

Não, porque há muitas maneiras de se transmitir um mesmo conhecimento.

Ao problematizar uma dúvida leva a construção de outros conhecimentos.

Ética é ciência que estuda os juízos morais referentes à a conduta humana. Virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública

Uma pescaria inesquecível

Segundo os órgãos que trabalham na reformulação da Educação básica os currículos escolares já estão sobrecarregados, não há disponibilidade de espaço na matriz curricular

A frase "Gosto de levar vantagem em tudo, certo?" tem relação com a mania das pessoas de querer levar vantagem sobre tudo desconsiderando qualquer valor ético/ moral desde que o ato resulte em beneficio próprio.neste contexto o texto nos mostra o momento em que o garoto por não ter ninguém por perto fica tentado em não devolver o peixe para a água. No entanto seu pai lhes passa o ensinamento correto o qual o acompanha por toda sua vida com a sua família e na vida profissional.

A Folha Amassada

Sim, pois acredito que o individuo se adaptam ao meio em que vive e tem que está não só aberto às novas situações como também se adequar a elas. Todavia diante dessa realidade há necessidade de que se insira nas metodologias práticas de ensino construções capazes de aproximar mais o professor do aluno vice e versa criando um vinculo de amizade e respeito mútuo.

O aluno explosivo necessariamente não significa “aluno problema” deve o professor aproximar-se da família e buscar conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com