TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletir Sobre a Avaliação nas Disciplinas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

Produção textual interdisciplinar e Individual

Refletir sobre a avaliação nas disciplinas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A importância da avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental. É uma prática necessária no trabalho do professor, que deve está sempre presente no processo ensino aprendizagem. O resultado obtido na avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar ela reflete também as ações pedagógicas do docente e favorecer a utilização de novos instrumentos de trabalho, promovendo ao aluno um ensino de qualidade superando as dificuldades de aprendizagem. É importante utilizar vários instrumentos de avaliação e não se restringir em testes e provas escritas, o aluno precisa ser avaliado de forma contínua e todo o desenvolvimento deve ser considerado.

Ainda hoje acontece uma avaliação tradicionalista apesar de não ser comum, uma avaliação que não acompanha o processo de desenvolvimento, e não tem uma proposta construtivista, o método avaliativo da escola nova fica mesmo só na teoria, prevalecendo então o velho tradicionalismo. Avaliação é um desafio cotidiano que exige uma analise reflexivo e crítica.

Para que haja uma avaliação inteiramente humana que julga as práticas pedagógicas de acordo com a realidade. À avaliação deve estar diretamente ligada ao próprio trabalho docente, ao avaliar o que o aluno aprende; o professor estava avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. Pois quando o professor avalia os avanços e dificuldades dos alunos, isto fornece ao professor indicações de como deve encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica visando aperfeiçoá-la. Portanto se falar que avaliação contribui para a melhoria da qualidade da aprendizagem e do ensino.

Na perspectiva do erro cometido pelo aluno não deve ser entendido como incapacidade de aprender, ao contrário o erro deve ser compreendido como o indicador para o professor, fazendo necessária a utilização de novas estratégias para intervir pedagogicamente, para o aluno que novos caminhos poderão ser percorridos para o alcance de sua aprendizagem.

A LDB aprovada em 1996 determina que a avaliação seja contínua, e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Da mesma forma os resultados obtidos pelos estudantes dos anos iniciais, ao longo do ano escolar devem ser mais valorizados que a nota da prova final.

Essa forma de avaliar põe em questão não apenas um projeto educacional, mas uma mudança social. Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos; o importante não é só, identificar problemas de aprendizagem, mas a necessidades. É imprescindível observar que vivendo numa sociedade de classes como a nossa em contexto de desigualdades muito extrema, não se pode fechar os olhos para a realidade concreta também em sala de aula, principalmente no curso fundamental, onde os alunos e os professores se classificam.

Meu primeiro contato com a escola foi nas salas de educação infantil, com uma professora maravilhosa que brincava conosco, com jogos de encaixe de empilhar de montar, desenhava, pintava e cantávamos cantigas de roda foi uma parte muito boa que lembro com bastante alegria. Tive experiências boas e frustrantes dependendo de como o professor conduzia o meu aprendizado. Inicialmente no 1º ano não foi muito bom, pois não conseguia decorar as lições da cartilha que eram tomadas em todas as aulas, ficávamos sentados decorando e a professora e a chamando um por um na mesa dela e quem não passasse teria que estudar de novo a mesma lição, para passar novamente no outro dia, isso me causava muito nervoso. Depois disso lembro-me da escola no 3ª e 5ª ano, cuja fase fiz participação no desfile de sete de setembro para o qual a turma era ensaiada pela professora da sala, participei de danças, gincanas, teatros e foi muito positivo, pois acho bem importante o professor trabalhar esta parte com as crianças liberta um pouco a timidez e eu sentir melhor menos insegura. Porém tive mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com