TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPI- EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução Teórica sobre EPI (NR06)

A NR 06 do Ministério do trabalho traz orientações relacionadas a equipamentos de proteção individual (EPI). São considerados como EPI todo dispositivo ou produto utilizado de forma individual que tenha a função de proteção de riscos suscetíveis de saúde e segurança no trabalho. Os equipamentos de proteção individual só podem ser vendidos ou usados, de fabricação nacional ou importado, se possuírem o Certificado de Aprovação (CA) do órgão nacional correspondente em matéria de saúde e segurança do trabalho do Ministérios do Trabalho e Emprego.

Tal NR também traz algumas responsabilidades aos empregadores, empregados e fabricantes ou importadores de EPI. Os empregadores são obrigados a fornecer aos seus empregados o EPI gratuitamente em perfeito estado de funcionamento e conservação. Também de exigir o seu uso, manter os equipamentos limpos e funcionando, orientar e treinar sobre o uso e manipulação dos equipamentos. Os empregados cumprem também algumas responsabilidades quanto aos EPIs, entre elas: usar o equipamento adequadamente, guardar e conservar e informar sobre qualquer anormalidade. Os fabricantes e importadores possuem diversas responsabilidades sobre eles quanto ao EPI, pois a segurança dos funcionários depende da qualidade do produto, então, além de conseguir o CA com o órgão responsável e se cadastrar para poder vender os produtos, é preciso passar por diversos outros processos de certificação.

No anexo I da NR 06 informa sobre os EPIs necessários para precaver a saúde e integridade física dos empregados quanto algumas determinadas partes do corpo como, por exemplo, proteção à cabeça, dos olhos e face, auditiva, respiratória, membros superiores e inferiores, entre outros.

Fotos dos EPIs e descrições

Na aula do dia 30/08 fomos levados ao laboratório da faculdade onde se encontravam alguns EPIs, em que podemos analisar de perto alguns dos equipamentos ensinados em sala de aula. Como por exemplo:

A - EPI PARA PROTEÇÃO DA CABEÇA

Capacete com jugular aba total azul

Esse modelo entra na classe de capacete com aba total oferecendo maior área de proteção e é principalmente usado para a proteção da cabeça do trabalhador contra: escorrimento de líquidos, agentes meteorológicos (como o trabalho a céu aberto) e trabalho em local fechado, impactos decorrentes de quedas, queimaduras, radiação solar, e oferece maior afastamento de possíveis contatos com energia elétrica.

Capacete com jugular verde

Esse modelo entra na classe de capacete com aba frontal. Diferente do anterior este oferece menor raio de proteção lateral, como possui aba somente na região frontal oferece proteção maior ao rosto e olhos, sendo comum a utilização na construção civil. Porém aos fatores externos quanto à proteção é igual ao anterior, apenas muda o modelo.

Para poder identificar a função de cada um na obra, A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) padroniza as cores dos capacetes. Para os estudados em questão, a cor azul é para pedreiro e a cor verde para servente e operário; cinza para engenheiros e arquitetos; branco para mestre de obras e encarregados; vermelho para carpinteiro; laranja para eletricista; preto para o técnico em segurança do trabalho; marrom para visitantes e o amarelo não tem função específica e é o mais utilizado por todos, pois proporciona maior visibilidade.

B - PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE

B.1 - Óculos

Óculos de proteção com lente transparente

Os óculos de segurança normalmente feitos com lente de policarbonato que oferecem maior resistência e leveza. São recomendados para a execução de trabalhos com solda, vidro, produtos químicos, madeira, aço, materiais biológicos e qualquer outro tipo de material que pode atingir os olhos do funcionário e causar danos.

Este em específico com a lente transparente é recomendado para ambientes internos claros também podendo ser utilizado em ambientes externos desde que não tenha luz solar muito intensa.

Óculos de solda para maçariqueiro.

Este modelo de óculos se qualifica maior para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com