TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESMAGADOR DE LATAS DE ALUMÍNIO AUTOMATIZADO

Trabalho Escolar: ESMAGADOR DE LATAS DE ALUMÍNIO AUTOMATIZADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  2.198 Visualizações

Página 1 de 6

ESMAGADOR DE LATAS DE ALUMÍNIO AUTOMATIZADO

Marcelo Fernando Araújo de Jesus – marcelof_ba@hotmail.com

Victor de Souza Quinteiro – victorquinteiro@hotmail.com

Vitor Thiago Silva França – thiagovigas@hotmail.com

Wesley Silva Bacelar – wesbacelar@hotmail.com

Universidade Salvador – UNIFACS

41810-640 – Salvador – Bahia

Resumo: A ideia hoje é a reciclagem. Tudo o que se gera agora está sendo reutilizado e ajuda o meio ambiente. Um meio viável para amenizar a situação é reciclar latas de alumínio. O único problema de reciclar latas é o espaço que ocupam. Felizmente, há uma maneira de economizar espaço. Utilizando um esmagador de latas automatizado. Assim, reduzindo os custos e ampliando o percentual de latas recicladas.

Agora, o mercado vai fazer um alto investimento na produção de esmagador de latas pela causa da aprovação da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industrial e Comércio, na lei que obriga bares e restaurantes a instalar em suas dependências amassadores de latas de alumínio.

Palavras-chave: Esmagador, Latas, Reciclar.

1 OBJETIVO

Nosso grupo (E3D) tem o objetivo de construir um esmagador de latas automatizado movido por um motor elétrico controlado via sistema computacional.

O protótipo deve esmagar uma lata de alumínio de cada vez, de uma série de no mínimo cinco latas de alumínio de forma sequencial.

2 INTRODUÇÃO

O esmagador de latas automatizado foi desenvolvido para facilitar o trabalho de reduzir o volume das latas, que em seu tamanho normal, ocupam um grande espaço. As latas podem ser amassadas usando o próprio ser humano como uma ferramenta. Porém, em grandes quantidades de latas de alumínio, não há condições de um ser humano realizar esse trabalho. Entretanto, usando máquinas apropriadas para isso, além de reduzir espaço, reduz a quantidade de tempo. Assim, também reduzindo os custos e proporcionando um crescimento no percentual de latas recicladas.

Vai haver a partir de agora e para os próximos anos, um grande investimento em esmagadores de latas automatizado. Com a lei de obrigação de bares e restaurantes possuir um amassador de latas em suas dependências, será a oportunidade de usar os conhecimentos e experiência adquiridos graças ao projeto ARHTE e a UNIFACS e expor as ideias para o empreendedorismo.

Então, temos o objetivo de usar ideias inovadoras, além de possuir como principal característica, o baixo custo e uma alta eficiência.

3 ESBOÇO DE ESQUEMA MECÂNICO

O esmagador de latas automatizado tem comprimento de aproximadamente 50 cm, largura de 40 cm e de altura 35 cm.

3.1 Composição da estrutura (principais peças utilizadas)

 Base semicilíndrica: Material feito de ferro. A fim de resistir fortes pancadas sofridas pelo pistão. É onde a lata será esmagada.

É chamada de semicilíndrica por que é um tubo de 2,5 polegadas onde 75% de sua parte superior e 25% da parte inferior são abertas.

Em sua extremidade, contém uma chapa de ferro circular de mesmo diâmetro soldado a ele. Foi utilizada solda amarela, liga do tipo latão (Cobre, Zinco e pequenas quantidades de Prata e Níquel), por sua resistência mecânica e a corrosão.

O espaço aberto da parte superior é feito na medida certa de uma lata, onde a mesma entrará para ser esmagada. E na parte inferior, é onde a lata será descartada.

Na figura 1, mostra o desenho ilustrativo da base (o modelo real é um pouco diferente da imagem abaixo):

Figura 1 - Base semicilíndrica

 Pistão: Material também feito de ferro, onde levará o maior impacto. Pois é a peça destinada a esmagar a lata. O pistão também é cilíndrico (2 polegadas) e sua extremidade é igual ao da base semicilíndrica. Essa peça é unida a biela.

Na figura 2, mostra o desenho ilustrativo do pistão:

Figura 2 - Pistão

 Biela: Material produzido a partir de Poliamida 6 que garante resistência ao impacto, alta resistência mecânica, baixo peso específico e é auto lubrificante. Esse material foi escolhido também pelo seu peso. Ele é capaz de realizar o mesmo trabalho do ferro nessa situação. Essa peça também sofrerá impactos por causa do pistão.

A biela está ligada ao pistão e ao Virabrequim e serve para transformar o movimento retilíneo alternativo em circular contínuo. Esse foi o motivo para o uso dessa peça.

Na figura 3, mostra o desenho ilustrativo da biela:

Figura 3 - Biela

 Eixo de manivela: Também conhecido como Virabrequim, é um eixo com seção defasada em relação ao centro. É nessa seção de eixo defasada que é montada a biela que por sua vez é o elo entre o pistão. O eixo de Virabrequim tem a função de transformar o movimento alternativo (no caso do esmagador, de ir para frente e para trás) em movimento de rotação, que é imprescindível para o funcionamento do protótipo.

É feito do mesmo material da biela.

Essa peça está ligada diretamente ao motor.

Na figura 4, mostra o desenho ilustrativo da biela:

Figura 4 - Eixo de manivela ou Virabrequim

3.2 Ilustração do movimento Virabrequim-Biela-Pistão

O funcionamento será basicamente como o da figura 5 abaixo:

Figura 5 - Esquema do movimento Virabrequim-Biela-Pistão

4 ESBOÇO DE ESQUEMA ELÉTRICO/ELETRÔNICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com