TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE BLOCOS DE CONCRETO INTERTRAVADO

Por:   •  14/2/2017  •  Artigo  •  4.723 Palavras (19 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 19

ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE

 BLOCOS DE CONCRETO INTERTRAVADO PRODUZIDOS ATRAVÉS

DE AGREGADOS NATURAIS: uma análise comparativa utilizando a brita granítica, o seixo rolado, a areia de jazida e a areia de dragagem com origem em Pedreiras – MA.

ALEX ANDERSON GOMES BRANQUINHO1

JOSÉ WAGNER2

RESUMO

Este tem trabalho tem como objetivo, analisar as produção dos blocos de concreto intertravado utilizados na pavimentação, produzidos a partir de quatro tipos de agregados naturais: seixo rolado, brita granítica, areia de jazida e areia de dragagem. Para a produção dos blocos de concreto foram analisadas as características dos agregados como, composição granulométrica e massa especifica para ambos materiais; massa unitária compactada e dimensão máxima característica do agregado graúdo; módulo de finura dos agregados miúdos. Na produção foi verificado as influencias dos agregados no estado fresco do concreto, sendo analisado a sua trabalhabilidade, através do abatimento de tronco de cone (slump test). Já no estado endurecido foi verificado as propriedades do concreto em lotes, sendo eles 1, 2, e 3, sob as idades de 7, 14 e 28 dias respectivamente. E foi estudado suas características nos ensaios de absorção de água (permeabilidade), resistência a compressão axial e inspeção visual das peças. Deste modo, as propriedades dos agregados e do concreto foram analisadas durante e após a produção do bloco. Ao termino do estudo, foi verificado quais os materiais são adequados para a confecção do concreto.

Palavras-chave: Concreto. Agregados. Dosagem.

1 INTRODUÇÃO

Na construção de um pavimento intertravado utiliza-se o bloco de concreto convencional como camada superficial, onde sua composição se delimita a aglomerante (cimento), agregados graúdos (brita granítica, seixo rolado, seixo britado), agregado miúdo (areia) e água.

Os agregados ocupam de 60 a 80 % do volume do concreto, devido este alto consumo será analisado a fabricação de bloco de concreto intertravado para pavimentação, utilizando agregados naturais como: brita granítica, seixo rolado, areia de jazida e areia de dragagem. Visto que este comparativo é pouco explorado na área de pavimentação, logo este artigo tem finalidade de ampliar esse conhecimento.  

A dosagem correta dos materiais torna-se essencial para encontrar uma qualidade satisfatória com menor custo de produção, já que o cimento é o material de maior valor e as vezes pode estar sendo utilizado em excesso.

Em virtude do vasto território nacional, faz necessário estudar as propriedades físicas dos agregados disponíveis em sua região, já que cada localidade pode vim a ter os mesmos insumos porém com características diferentes. Essas propriedades interferem significativamente no concreto, alterando as suas características no estado fresco e no estado endurecido.

Desta maneira será realizado ensaios para estudo determinar as propriedades físicas e mecânicas dos agregados graúdos e miúdo. Em seguida será apresentado o desenvolvimento dos traços, com a finalidade de atingirem a mesma resistência. Prosseguindo assim com as análises do concreto no estado fresco e endurecido.

Ao verificar os resultados desse processo, será possível identificar os traços que atendem os requisitos normativos, podendo determinar quais traços geram o menor custo para fabricação dos blocos sextavados.

Para finalizar este estudo será realizado um estudo orçamentário para a fabricação dos blocos para pavimentação.

2 PRODUÇÃO DE BLOCO DE CONCRETO INTERTRAVADO:

Para a produção do bloco de concreto intertravado é necessário entender quais os materiais necessários para sua composição. O mesmo é constituído basicamente de concreto, ou seja, de cimento, de agregados e de água. Logo deve ser compreendido qual a influência desses insumos.

Os cimentos podem ser definidos como os adesivos, substâncias naturais ou artificiais, os quais podem formar massas uniformes, que são capazes de se ligarem uns aos outros fragmentos, ou a massa de sólidos com uma determinada distribuição de tamanhos, geralmente chamado agregado, formando um conjunto compacto e completamente resistente (Petrucci 2005).

O agregado é um material granuloso e inerte, que entra na composição das argamassas e concretos, contribuindo para o aumento da resistência mecânica e redução de custo na obra em que for utilizado (Bauer 2005).

Como o cimento é o produto de maior valor comercial e é comercializado através de grandes industrias, todas as características necessárias para estudo já são especificadas pelo fabricante. Já os agregados naturais são explorados em jazidas, e pouquíssimas são as informações passadas para o consumidor final, sendo necessário realizar ensaios para verificar se são aplicáveis na produção de concreto convencional. Por fim a água deve estabelecer os padrões normativos, estando limpa e isenta de materiais nocivos.

O método utilizado para dosagem do concreto foi o da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), onde necessita das propriedades do cimento e dos agregados para determinar a resistência e quantidade de material necessário, através de cálculos matemáticos.

Será analisado as seguintes misturas de agregados nos traços: Seixo 1 com Areia da jazida; Seixo 1 com Areia de Dragagem; Brita 1 com Areia de Jazida; Brita 1 com Areia de Dragagem; Seixo 0 com Areia da jazida; Seixo 0 com Areia de Dragagem; Brita 0 com Areia de Jazida; Brita 0 com Areia de Dragagem.

O concreto produzido com estas amostras, passarão por inspeções no estado fresco e no estado endurecido. Para verificação das características no estado fresco, será realizado ensaio de trabalhabilidade através do abatimento do tronco de cone. Para o concreto endurecido, será confeccionado corpos de provas que serão submetidos ao teste de compressão com 7, 14 e 28 dias após o processo de iniciação de cura e também será realizado o índice de absorção de água.

2.1 Estudo das Propriedade dos Agregados:

Para o desenvolvimento inicial, houve a necessidade de verificar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estão relacionadas aos tipos e caracterização de agregados empregados para fabricação de concreto para ser utilizado na pavimentação, como também: preparo, produção e controle do concreto. Tendo grande influência na qualidade do bloco de concreto produzido.

  1. Determinação da composição granulométrica dos agregados graúdos e miúdos:

A composição granulométrica do agregado é de vital importância para determinação do traço destinado a dosagem do concreto. Através deste ensaio é possível determinar a distribuição granulométrica, a dimensão máxima característica, o módulo de finura e a curva granulométrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (311 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com