TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA, FINANCEIRA E TÉCNICA PARA O SISTEMA CONSTRUTIVO-ICF EM INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

Por:   •  16/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP  

 INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET 

ENGENHARIA CIVIL

ANA MARIA DE LIMA

AYRTON DE MENDONÇA BERNARDO

DAFNE CORREIA

ERISLANE SILVA DE OLIVEIRA

GUILHERME MIRANDA DOS SANTOS

LUCIVAN APARECIDO RODRIGUES

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONOMICA, FINANCEIRA E TÉCNICA PARA O SISTEMA CONSTRUTICO-ICF (INSULATING CONCRETE FORMS) EM INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS.

SANTANA DE PARNAIBA

2017


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

 INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET 

ENGENHARIA CIVIL

ANA MARIA DE LIMA

AYRTON DE MENDONÇA BERNARDO

DAFNE CORREIA

ERISLANE SILVA DE OLIVEIRA

GUILHERME MIRANDA DOS SANTOS

LUCIVAN APARECIDO RODRIGUES

SISTEMA CONSTRUTIVO COM BLOCO DE EPS (POLIESTIRENO EXPANDIDO)

Trabalho apresentado a disciplina de instalações prediais hidráulica, sob a orientação do professor Francisco, para obtenção de nota parcial da P2.

                                                             

                                                                   

SANTANA DE PARNAIBA

2017


SUMÁRIO

  1. VIABILIDADE TÉCNICA....................................................................................1
  2. VIABILIDADE ECÔNOMICA.............................................................................2
  3. VIABILIDADE FINANCEIRA........................................................................3 e 4
  4. CONCLUSÃO....................................................................................................5



  1. Viabilidade Técnica

        Conforme está sendo apresentado no trabalho de curso (TC), o sistema construtivo ICF por si só já se mostra viável tecnicamente, devido a vários fatores, entre eles citamos: tempo de execução da obra, possibilidade de flexibilização do projeto sem grandes alterações estruturais, construção limpa e sobretudo sustentável.

        Quando estudamos a parte de instalações nesse mesmo sistema o resultado não é diferente podendo ser verificado que continua sendo viável tecnicamente executar as instalações hidráulicas nesse tipo de obra.

        Em geral o método de se fazer a instalação dos tubos e conexões da parte hidráulica é muito parecido com as obras onde se usa alvenaria de vedação comum, são feitos cortes nas placas de EPS e após a instalação dos tubos os vãos são vedados.

        A grande vantagem de se fazer esse tipo de serviço no sistema de ICF é que por serem paredes em formas de isopor o tempo para a execução dos cortes é bem menor, o desperdício de material também é reduzido, e como EPS é de fácil reutilização conseguimos também reduzir os impactos ambientais causados pelos restos de materiais que serão descartados.

        Observa-se então que a construção civil a cada dia exige de seus profissionais novos métodos que possam agilizar suas etapas e ainda ocorra um ganho de qualidade. Dentro desses parâmetros o sistema ICF se encaixa perfeitamente como um sistema inovador e viável tecnicamente facilitando inclusive a execução das instalações hidráulicas oferecendo uma atividade rápida, flexível e sustentável.

[pic 1]

  1. Viabilidade Econômica

        Quanto a viabilidade econômica das instalações hidráulicas no sistema ICF podemos verificar que sim, é viável, uma vez que a execução não é tão diferente dos métodos convencionais. Como o sistema utilizado forma de EPS é possível obter certa facilidade de fazer recorte em paredes, para a instalação dos tubos e conexões, para realizar esses recortes não é necessário máquina ou profissional capacitado, o resíduo que é gerado durante a execução é um material reciclável e e de fácil manuseio gerando economia.

        Como ja foi citado por ser um serviço que não exige profissional qualificado, e também não é necessário muito trabalho para retirada dos resíduos gerados, significa economia em mão de obra uma vez que não serão contratados muitos colaboradores, além disso os trabalhadores contratados serão colaboradores cujo o custo é menor. Outra fonte de economia é no momento de descartar o material reduzindo por exemplo o custo em caçambas.

         Conforme pesquisas realizadas o tempo de degradação do material EPS (isopor) é de tempo indeterminado sendo assim uma obra feita com o sistema ICF (Insulating Concrete Forms) não precisará de reformas tão cedo isso significa uma economia em longo prazo.

         Observa-se que esse sistema construtivo além de proporcionar ganhos técnico e financeiro como já foi citado no no trabalho, ele ainda é fonte de geração de economia não só durante a execução como também no pós obra.

[pic 2]

[pic 3]

  1. Viabilidade Financeira

        Quando pensamos em viabilidade financeira buscamos fatores que podem resultar em retorno de custos em algum projeto ou construção. Esse retorno pode demorar anos, meses ou até dias, dependendo das características de cada projeto e sistema construtivo empregado.

        Esses fatores serão apresentados com calma no decorrer do nosso trabalho de conclusão de curso, com índices e estudos comprovados, com um estudo comparativo com a alvenaria convencional.

        Como foi apresentado no primeiro trabalho (da P1) para a disciplina de Instalações Prediais Hidráulica, apresentamos três formas para a disposição das instalações hidráulicas com a utilização do sistema ICF na alvenaria. Como foi mencionado no estudo de viabilidade técnica esse é o mais usual e viável para essas aplicações de instalações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (488.8 Kb)   docx (596.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com