TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Experimental De Viabilidade Para A Implantação De Um Sistema De Gestão Ambiental

Trabalho Universitário: Projeto Experimental De Viabilidade Para A Implantação De Um Sistema De Gestão Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 8

Criado em julho de 2006 e do qual participam funcionários de diversos setores da Copagaz, tem por objetivo indicar uma direção estratégica para políticas, padrões, investimentos, treinamentos e programas socioambientais.

Comitês Internos

Todas as filiais da Copagaz instituíram Subcomitês de Sustentabilidade Empresarial. Eles servem de canal para que os revendedores tenham contato

1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo elaborar um projeto experimental voltado ao planejamento e viabilidade de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma organização privada.

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios.

Com base neste esse aspecto buscamos analisar a empresa Copagas, uma empresa que grande porte e grande impacto ambiental.

Neste relatório vamos apresentar as principais atividades da empresa em relação ao SGA e projetos hoje aplicados pelo mesmo, para que o impacto ambiental pela organização seja cada vez menor e com muita consciência.

Trata-se de uma empresa que busca soluções para atingir o equilíbrio entre os pilares da sustentabilidade: finanças, sociedade e meio ambiente. Tudo isso porque sabemos que o futuro da empresa não pode prescindir de práticas inovadoras no presente.

2. APRESENTAÇÃO

A Copagaz, primeira empresa do Grupo Zahran, iniciou-se no ano de 1955 com uma pequena distribuidora e com o passar dos anos estava distribuindo uma tonelada de GLP por dia nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Aos poucos, a empresa foi conquistando maior parcela do mercado nacional e hoje distribui gás em 19 estados e Distrito Federal e está entre as 6 maiores distribuidoras de gás liquefeito do país.

A Copagaz possui 13 engarrafadoras e distribui cerca de 40.000 toneladas por mês para milhões de lares, indústrias e estabelecimentos comerciais. O item segurança sempre foi

prioridade da empresa. Seus botijões passam, periodicamente, por um processo de requalificação e só são devolvidos ao mercado depois de rigorosos testes de segurança. Para facilitar a identificação por parte de seus consumidores a Copagaz pinta seus botijões de verde. Ainda pensando na segurança, o departamento de engenharia desenvolveu um lacre diferenciado para os botijões da Copagaz, capaz de detectar vazamento com maior precisão.

Atendendo às necessidades do mercado, foi criado o Copagaz Express Service, onde tanques de gás são instalados nos locais de consumo e abastecidos regularmente por caminhões-tanque, substituindo os botijões transportáveis. Iniciativas como essas, sempre voltadas para oferecer aos consumidores qualidade, prontidão e segurança total, são as razões do crescimento da Copagaz.

Visão, Missão, Valores e Código Ética.

Visão

Ser reconhecida como uma empresa preocupada com as necessidades de seus clientes e a excelência de atendimento, como referência em eficiência administrativa, conduta ética e responsabilidade social, como investimento compensador e como o melhor local para seus empregados se desenvolverem profissionalmente.

Missão

Engarrafar e distribuir GLP, para atender às necessidades de energia de um número crescente de pessoas e empresas, com qualidade e a preço justo. Respeitar o meio ambiente, ser leal com seus parceiros, gerar satisfação para os empregados, defender a rentabilidade e o crescimento esperado pelos acionistas e apoiar sua rede de distribuição de tal forma que, aos usuários finais de GLP seja garantido o fornecimento com conforto, praticidade, segurança e rapidez.

Objetivos e Valores

Satisfação e segurança do consumidor.

Ética e respeito na relação com concorrentes e parceiros.

Valorização dos empregados: reconhecimento, oportunidades e desenvolvimento profissional.

Cumprimento da legislação vigente.

Responsabilidade social e ambiental; respeito às comunidades circunvizinhas, desenvolvimento de projetos socioculturais, respeito ao meio ambiente.

Código de Ética

A Copagaz é uma empresa que segue elevados padrões de conduta ética em todas as suas áreas e níveis. O Código de Ética explicita regras e padrões de comportamento que a empresa espera de todos os colaboradores, além de sistematizar os valores essenciais praticados nos relacionamentos com cada uma das partes que influenciam o negócio e são por ele influenciadas: colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviço, revendedores e comunidades.

Sustentablidade

É inegável que a conjuntura do mundo atual exige mudanças comportamentais e de posicionamento por parte das empresas que são ou querem se tornar referência em seu segmento, assim como para aquelas que querem garantir sua permanência no mercado. Adotar processos sócio ambientalmente responsáveis e garantir sua aplicação em toda a cadeia de negócios cada vez mais provam ser investimentos empresariais de retorno garantido, além de favoráveis à sustentabilidade do planeta. Por essas razões, o conceito de sustentabilidade está sendo incorporado às ações da Copagaz há muitos anos como parte essencial de nossa atuação estratégica.

Comprometidos com o desenvolvimento sustentável, estamos constantemente em busca de soluções para atingir o equilíbrio entre os pilares da sustentabilidade: finanças, sociedade e meio ambiente. Tudo isso porque sabemos que o futuro da empresa não pode prescindir de práticas inovadoras no presente.

Com essa mentalidade pioneira, fomos uma das primeiras empresas brasileiras a se tornar signatária do Pacto Global e a adotar publicamente os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) como norteadores de nossa gestão. Concomitantemente ao comprometimento com essas iniciativas das Nações Unidas (ONU), que incluem grandes empresas de todo o mundo, aCopagaz está engajada na defesa dos direitos da criança e do adolescente com a parceira da Fundação Abrinq e da World Childhood Foundation (WCF) e aderiu a importantes movimentos nacionais ligados à responsabilidade empresarial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com