TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo das principais características dos tipos de sistema de informação

Pesquisas Acadêmicas: O estudo das principais características dos tipos de sistema de informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO___________________________________ 4

2. OBJETIVO______________________________________ 4

3. DESENVOLVIMENTO_____________________________ 5

3.1. CONCEITOS BÁSICOS____________________________ 5

3.1.1. ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO__________________ 5

3.1.2. DADOS_________________________________________ 5

3.1.3. INFORMAÇÃO___________________________________ 6

3.1.4. CONHECIMENTO_________________________________ 6

4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO_______________________ 6

4.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO______________ 6

4.1.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL (SIO)_____ 6

4.1.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG)________ 7

4.1.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO (SSD)___________ 7

4.1.5 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO (SSE)___________ 7

4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA(SIE)

4.1.3 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO (SAE)____ 8

4.1.6 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA (SE)______ 8

4.1.7 ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING)__________ 9

4.1.8 CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGER)________ 9

5 EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES_________________ 10

5.1. COMPOSIÇÃO DE COMPUTADORES NO ANO DE 1995 / 2012______________________________________ 10

6 CENÁRIO PROPOSTO_____________________________ 11

6.1 NOSSA LOCADORA DE LIVROS_____________________ 11

6.1.1 HISTÓRICO______________________________________ 11

6.1.2 DADOS__________________________________________ 11

6.1.3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO INICIAL_________________ 12

6.1.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ATUAL_________________ 13

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS ________________________ 14

8REFERÊNCIAS___________________________________ 15

INTRODUÇÃO

Neste trabalho inicialmente foi-me proposto apresentar o contexto da atividade com objetividade, definindo os conceitos de fundamentos da informação, dados, informação e conhecimento, tipos de sistemas de informação, evolução dos computadores, composição dos computadores em 1995 e 2012de acordo com o cenário proposto.

Em segundo lugar, me foi solicitado explicar com base no cenário proposto “Nossa Locadora de Livros”, e elaborar todas as atividades propostas

Em terceiro lugar, realizar uma pesquisa bibliográfica sintetizada, sobre as principais características dos seguintes tipos de sistema de informação; 1 Sistema De Informação Operacional (SIO); 2 Sistema De Informação Gerencial (SIG);3 Sistema De Suporte A Decisão (SSD); 4 Sistema De Suporte Executivo (SSE) 5 Sistema De Informação Estratégica(SIE); 6 Sistema De Automação De Escritório (SAE); 7 Sistema De Informação Especialista (SE);8 Sistema de Informação para Operação (SO); 9 ERP (Enterprise Resource Planning); 10 CRM (Customer Relationship Manager).

Em quarto e ultimo lugar me foi pedido para descrever a evolução da composição de um computador existente na época de 1995 e de um computador atual, apresenta dois modelos na web, e pede para identificar e descrever as funções dos sites, para efetuar a locação de livros, que se encontra nos links citados na referencia bibliográfica do trabalho.

1. OBJETIVO

O objetivo deste é descrever a teoria dos fundamentos da administração da informação do começo de tudo até os dias atuais, procurando apresentar este conteudo de forma simples e objetiva, como a administração da informação é importante e fundamental para o alinhamento completo e estratégico da T.I. (Tecnologia da Informação) com as atividades de uma empresa. Também é apresentada uma evolução doscomputadores do ano de 1995 até o presente ano (2012) e um cenário de informatização de uma empresa locadora de livros com um sistema inicial desenvolvido em 1995 e um sistema atual desenvolvido nos moldes do e-commerce.

dESENVOLVIMENTO

1. CONCEITOS BÁSICOS

3.1.1.ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO

Administrar, também chamada de gerenciamento ou gestão de empresas, que pode se definir como uma atividade organizacional que envolve uma série de fatores, até mesmo como uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção ,Estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno de forma sustentável e com responsabilidade social. A administração tem como idéia principal a tomada de decisões dentro do planejamento da organização fazendo com que a mesma alcance os objetivos almejados.

Na Tecnologia da Informação a administração da informação pode ser, classificada personalizada e melhor organizada, com a utilização de ferramentas oferecidas no sistema, tais como: Banco de dados e softwares que gerenciem esses dados.

2. DADOS

Dados podem ser classificados como um conjunto de elementos obtidos conforme são efetuadas atividades. Os dados referem-se a uma conjunto de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Exemplo de dados: conjunto de números, endereços, lista de nomes, preços,imagens e tendências. Esse conjunto de elementos são considerados dados mas somente quando são armazenados e organizado para que posam ser controlados e gerenciados na organização.

3. INFORMAÇÃO

A informação pode ser dita como um conjunto de dados com valores e significado, que tenharesultado de um processamento, ou manipulação e organização de dados, de tal forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com