TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo Da Informatização Em Empresas Industriais Paulistas

Casos: Um Estudo Da Informatização Em Empresas Industriais Paulistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  6.356 Palavras (26 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 26

Um estudo da informatização em empresas industriais paulistas

Antonio Geraldo da Rocha Vidal; Ronaldo Zwicker; César Alexandre de Souza

________________________________________

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo o estudo dos principais recursos envolvidos no uso de Tecnologia da Informação por empresas industriais, relacionados com a infra-estrutura de tecnologia, sistemas de informação, negócios eletrônicos, recursos humanos e investimentos. Inicialmente são discutidos conceitos relacionados ao assunto e em seguida são apresentados os resultados de uma pesquisa de natureza descritiva, conduzida em 326 indústrias paulistas de pequeno, médio e grande porte. Os resultados permitem caracterizar o emprego de recursos de TI e estabelecer comparações entre os diferentes portes de empresa em relação às variáveis pesquisadas. Este trabalho representa a primeira parte de um projeto de especificação de métricas e instrumentos que possibilitem avaliar o nível de informatização de empresas industriais.

Palavras-chave: gestão de tecnologia da informação; informatização; uso organizacional da TI; pequenas e médias empresas.

________________________________________

ABSTRACT

The objective of this paper is the study of the main aspects of the Informatization process in industrial companies related to technology infrastructure, information systems (IS) use, information technology (IT) management and e-business. Initially are discussed concepts related to the subject and next are presented the results of an exploratory survey carried out in 326 small, medium and large Brazilian industries. Results characterize the main IT resources utilized and set up comparisons among the different company sizes with regard to the surveyed variables. This work constitutes the first part of a project that aims the development of measuring specifications and instruments that will assess the level of IT use in private companies.

Key words: IT Management; Informatization; Organizational Use of IT; Small and Medium Business

________________________________________

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é estudar os principais recursos envolvidos no uso de Tecnologia da Informação (TI) por empresas industriais. A importância do nível de informatização de empresas privadas fica evidente, quando se considera a grande diferença no uso da TI entre os países desenvolvidos e os chamados países emergentes, como é o caso do Brasil. O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva realizada em 326 indústrias paulistas, divididas entre pequenas (149), médias (99) e grandes empresas (78). Diversas variáveis foram analisadas visando a comparar estes grupos de empresas. Maior ênfase foi dada à análise do nível de informatização das pequenas e médias empresas com objetivo de identificar diferenças e características em relação às empresas de grande porte.

O trabalho visa a validar os argumentos apresentados no item Modelo para Avaliação da Informatização de Organizações, o que lhe confere natureza exploratória. A partir da validação da proposta e do desenvolvimento de uma metodologia de avaliação adequada ao contexto empresarial nacional, imagina-se ser possível obter recomendações que possam contribuir para fomentar a atividade empresarial. Este trabalho constitui a etapa inicial de um projeto de especificação de métricas e instrumentos para a avaliação do nível de informatização de empresas de acordo com seu porte e setor de atividade.

A INFORMATIZAÇÃO E SUAS DIMENSÕES

Diversos governos de países em desenvolvimento têm mostrado preocupação com a questão da informatização de seus órgãos, empresas e da sociedade como um todo (AZAD; ERDEM; SALEEM, 1998; LIM, 2001). Para esses autores, a competitividade de seus países e empresas no mercado global depende, entre outros fatores, do alcance de determinados níveis ou graus de informatização que devem ser atingidos por suas sociedade e indústrias. Para isso hão de contribuir as políticas públicas e a infra-estrutura de telecomunicações. Outra importante questão é a educação, que é necessária para formar os trabalhadores do conhecimento que irão desenvolver e utilizar os sistemas e tecnologias da informação, como forma de atingir a competitividade empresarial e o desenvolvimento socioeconômico.

Nesse contexto a Agência Nacional de Informatização da Coréia do Sul (apud LIM, 2001, p. 144) define informatização como "a conversão dos principais recursos e energias de uma economia social para informações, por meio da revolução gerada pela tecnologia de comunicação de dados, e utilizando as informações produzidas mediante a consolidação, processamento e distribuição de dados dentro dos vastos campos da sociedade". Nessa definição é implícita a importância da utilização generalizada de tecnologias da informação em toda a sociedade. No Brasil a preocupação com esse aspecto é evidenciada pelo Livro Verde, publicado pela Sociedade da Informação do Brasil (TAKAHASHI, 2000). Os seus autores também consideram a informatização das organizações como um dos importantes pilares da informatização da sociedade.

O termo informatização pode ser associado ao conceito de empresa digital e que significa a maximização do uso da TI por uma empresa para a realização de seus negócios. Laudon e Laudon (2001, p. 6) definem a empresa digital como aquela onde "praticamente todos os processos de negócio e relacionamentos com parceiros, clientes e funcionários são viabilizados por meios digitais e recursos chaves corporativos são gerenciados também por meios digitais".

Tu (2001) define o uso organizacional da tecnologia de informação como "a extensão com que uma organização utiliza sistemas de informação para promover a integração e oferecer suporte à decisão e ao seu planejamento estratégico". Para o autor, as quatro principais dimensões do uso organizacional dos sistemas de informação (SI) são:

. Suporte das decisões operacionais ou uso dos SI para monitorar, coordenar e melhorar os processos de decisão ligados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com