TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 4 (tempo Para Realização: 5 Horas)  Aula Tema: Camada De Aplicação. (DNS, SMTP, FTP). Camada De Aplicação (HTTP) E Rede Multimídia.

Pesquisas Acadêmicas: ETAPA 4 (tempo Para Realização: 5 Horas)  Aula Tema: Camada De Aplicação. (DNS, SMTP, FTP). Camada De Aplicação (HTTP) E Rede Multimídia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6

SÃO BERNARDO DO CAMPO

OUTUBRO DE 2013

ETAPA 2

Aula-tema: Camada Física: Componentes do sistema de comunicação. Camada Física: Cabeamento metálico, óptico e comunicação wireless. Camada de Enlace de Dados e a Subcamada de Acesso ao Meio.

Esta atividade é importante para que você conheça as tecnologias físicas de redes de computadores locais e de longa distância utilizadas atualmente.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Passo 1

Fazer uma pesquisa na internet em busca de sites de empresas especializadas em equipamentos para redes de computadores e também em revistas e sites especializados em redes de computadores.

Sites sugeridos para pesquisa

Furukawa. Disponível em: <http://www.furukawa.com.br>. Acesso em: 15 abr. 2012.

Dlink. Disponível em: <http://www.dlinkla.com/home/index.jsp>. Acesso em: 15 abr. 2012.

Wired Magazine. Disponível em: <http://www.wired.com/magazine/>. Acesso em: 15 abr. 2012.

Network World. Disponível em: <http://www.networkworld.com>. Acesso em: 15 abr. 2012.

Passo 2

Ler atentamente o capítulo do livro texto ou complementar que apresenta informações a respeito da camada física dos sistemas de redes de computadores.

Passo 3

Elaborar o Relatório 02: Estrutura Lógica do Sistema de Redes de Computadores do projeto. Este relatório deverá ser composto pelos seguintes capítulos:

2.1 Topologia do Sistema de Redes de Computadores: fazer um capítulo com um texto descritivo da topologia da rede de computadores. Neste capítulo, deve-se fazer também um desenho da topologia (utilize o Microsoft Visio) com a ilustração dos computadores, cabeamento e equipamentos da rede.

A topologia de uma Rede de Computadores refere-se ao layout físico, a forma de conexão dos dispositivos da Rede, como eles estão conectados.

Anel

Uma Rede em Anel consiste de estações conectadas através de um caminho fechado. Nesta configuração muitas das estações remotas ao Anel não se comunicam diretamente com o computador central.

Redes de Anel são capazes de transmitir e receber dados em qualquer direção, mas as configurações mais usuais são unidirecionais.

Os maiores problemas desta topologia são relativos à sua pouca tolerância a falhas. Qualquer que seja o controle de acesso empregado, ele pode ser perdido por problemas de falha e pode ser difícil determinar com certeza se este controle foi perdido ou decidir qual nó deve recriá-lo.

Barra

Nesta configuração todas as estações se ligam ao mesmo meio de transmissão. A barra é geralmente compartilhada em tempo e frequência, permitindo transmissão de informação.

Nas topologias em barra, as falhas não causam a parada total do sistema. Relógios de prevenção em cada transmissor devem detectar e desconectar o nodo que falha no momento da transmissão.

Estrela

Neste tipo de rede, todos os usuários comunicam-se com um nodo central, tem o controle supervisor do sistema, chamado “host”. Através do host os usuários podem se comunicar entre si e com processadores remotos ou terminais.

No caso de ocorrer falha em uma estação ou no elo de ligação com o nodo central, apenas esta estação fica fora de operação. Entretanto, se uma falha ocorrer no nodo central, todo o sistema pode ficar fora do ar. A solução deste problema seria a redundância, mas isto acarreta um aumento considerável dos custos.

2.2 Equipamentos do Sistema de Redes de Computadores: fazer uma descrição detalhada (modelo, características) dos equipamentos utilizados no sistema (caixa distribuidora, patch-panel, repetidor, hub, switch, roteador, servidor e estações de trabalho).

Caixa Distribuidora

Utilizado em projetos FTTx e tem como objetivo realizar a terminação de cabos de fibras ópticas através da fusão das fibras do cabo externo com as fibras de extensões ou cabos ópticos internos.

Tem a capacidade de armazenar até 12 emendas ópticas.

Modelo

2.3 Enlaces Internos de Comunicação: fazer uma descrição dos meios de comunicação internos (cabo metálico, cabo óptico e enlace wireless) informando suas características e razões de sua utilização em cada parte da rede.

2.4 Enlace Externo de Comunicação: fazer uma descrição do link de dados utilizados para ligação da rede interna (LAN) para rede externa (WAN).

2.5 Orçamento: fazer uma planilha com o orçamento referente aos equipamentos informados nas etapas anteriores (2.2, 2.3 e 2.4).

SÃO BERNARDO DO CAMPO

OUTUBRO DE 2013

ETAPA 2

Aula-tema: Camada Física: Componentes do sistema de comunicação. Camada Física: Cabeamento metálico, óptico e comunicação wireless. Camada de Enlace de Dados e a Subcamada de Acesso ao Meio.

Esta atividade é importante para que você conheça as tecnologias físicas de redes de computadores locais e de longa distância utilizadas atualmente.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com