TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETE GOIÂNIA

Artigos Científicos: ETE GOIÂNIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  1.966 Visualizações

Página 1 de 5

1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Esgoto é o termo usado para caracterizar os despejos provenientes das diversas modalidades do uso das águas, tais como as de uso doméstico, comercial, industrial, de utilidades públicas, de áreas agrícolas, de superfície, de infiltração, pluviais e outros efluentes sanitários.

O esgoto costuma ser classificado em dois grupos principais: o esgoto sanitário e o industrial. Os primeiros são constituídos essencialmente de despejos domésticos ou domiciliares provem principalmente de residências, edifícios comerciais, instituições ou quaisquer edificações que contenham instalações de banheiros, lavanderias, cozinhas, ou qualquer dispositivo de utilização de água para fins domésticos. Já o dito esgoto industrial é extremamente diversificado, provêm de qualquer utilização para fins industriais e adquirem características próprias em função do processo industrial empregado.

A ETE Dr. Hélio Seixo de Brito, destina-se ao tratamento de esgoto doméstico coletados pelo Sistema de Esgotos Sanitários de Goiânia, incluindo as bacias de Anicuns, Cascavel, Vaca Brava, Bota Fogo e Capim Puba.

1.1 – PROBLEMA:

Qual a necessidade da construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto na cidade de Goiânia, Goiás?

1.2 – JUSTIFICATIVA

Próxima de completar 10 anos de atividades a Estação de Tratamento de Esgotos Dr. Hélio Seixo de Britto – ETE Goiânia foi inaugurada no ano de 2003, com capacidade para tratar 2.300 litros de esgotos por segundo. Hoje, todo o esgoto que chega à unidade é tratado, na ordem de 1.500 litros por segundo.

A ETE está em terreno de área total 455.705,754 m². Com área ocupada de 279.662,99 m² e de área construída 173.594,60 m². Nesta unidade são empregados em média 110 funcionários, sendo eles 35 da P-SOG (Supervisão e operação da ETE Goiânia): 5 técnicos, 2 administrativos, 21 operadores e 6 agentes de sistema; 15 da P-CSC (Mecânica e eletromecânica); 15 à 20 da P-SLE (Laboratório Central de Análise de Esgoto); 5 da P-CEI (Coordenação das ETES do Interior); 7 da Escolinha de Saneamento; 1 da Piscicultura; 15 da ESTAL (Limpeza e manutenção das áreas da ETE); 11 da Sitran ( Segurança e Telefonia da ETE).

Goiânia atende atualmente 61% da população urbana com coleta e tratamento de esgotos, índice bem acima da média nacional que é de 37,5%. São tratados mais de 130 milhões de litros de esgoto a cada dia, e mais de 47 bilhões de litros de esgoto por ano. Todo esse esgoto tratado é devolvido ao Rio Meia Ponte.

O Rio Meia Ponte é um dos rios mais importantes do estado, pois, em sua bacia hidrográfica vive cerca de 50% da população do estado de Goiás. O rio é utilizado para diversos fins, desde abastecimento de água, irrigação de lavouras, dessedentação de animais, lazer e para despejo de esgotos domésticos e industriais.

O Rio Meia Ponte é, em grande parte de sua extensão, um rio poluído, principalmente após sua passagem pela capital do estado, Goiânia. Com a inauguração da ETE Dr. Hélio Seixo de Britto a condição do rio melhorou bastante desde então.

A Estação Hélio de Britto foi projetada para trabalhar inicialmente com o que se convenciona classificar tecnicamente como tratamento primário avançado ou quimicamente assistido, que prevê a remoção de 50% do material orgânico que chega a estação. Com a conclusão das obras de ampliação, prevista para o ano de 2018, a ETE Goiânia passará a remover 90% da matéria orgânica do efluente que chegar à unidade.

Até chegar à ETE, o sistema de esgotos sanitários de Goiânia conta com mais de 2,5 milhões de metros de rede coletora, que descarrega os resíduos em interceptores, implantados às margens dos principais cursos d' água da cidade.

Das unidades que compõe a ETE Goiânia temos:

Interceptor Anicuns – 2000 mm.

Grade grossa – 2 unidades. Com espaçamento: 7,5 cm. Tipo: manual.

Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB) - 4 bombas centrífugas com eixo vertical. De vazão 1,71 m³/s, de Altura manométrica 25,45m e motor de 750 cavalos cada.

Grades finas mecanizadas – 3 unidades. Sendo uma de tipo cremalheira com espaçamento de 1,2 cm, e mais 2 do tipo peneira escalar (Step Screen) com espaçamento de 0,6 mm.

Caixa de areia aerada – 3 unidades. De tipo “vortex”. Com dimensões de 6,0 x 15,0 x 5,5m.

Caixa de distribuição aos decantadores – A estrutura foi feita de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com