TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETE - ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Pesquisas Acadêmicas: ETE - ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Constatou-se depois de uma pesquisa no Brasil pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde os indicadores apontam que somente 49% do esgoto produzido no Brasil é coletado por redes próprias, e pior, somente 10% do esgoto doméstico coletado são tratados. As grandes cidades e áreas metropolitanas, geram um volume gigantesco de esgoto, os quais são despejados diretamente nos rios, lagos, lagoas e mares, sem o devido tratamento, provocando a poluição dessas águas, mortandade de peixes e doenças à população. Na cidade de Ibiá-MG, não é diferente a situação. Uma decisão importante que ajudará muito a resolver esses problemas de saúde pública e ambientais, certamente será a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto Doméstico (ETE), para que seja tratado a água contaminada do Rio Misericórdia, que é tão importante para cidade quanto à vida aquática, que se tornou escassa pela poluição. Tornando, portanto, um lugar agradável e ambientalmente correto.

Palavras-Chave: Esgoto, Tratamento, Contaminada, Poluição.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 7

2.OBJETIVO GERAL 8

2.1.Objetivo Geral: 8

2.2.Objetivos Específicos: 8

3.MATERIAL E MÉTODOS 9

4.DESENVOLVIMENTO 10

5.REVISÃO LITERÁRIA 14

6.CONCLUSÃO 15

7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Há muitos anos atrás ainda era possível utilizar as águas de rios para uso doméstico como, banho, cozinhar, lavar roupas, para pesca de sobrevivência, pesca esportiva e até mesmo a pesca profissional. Foram os anos em os rios eram sinônimo de vida em abundância e lazer das famílias. Mas motivado pelo êxodo rural as suas margens e o crescimento de vilas e mais tarde cidades e hoje grandes metrópoles, As mais variadas fábricas e indústrias surgiram atraindo ainda mais habitantes alimentados pelo mercado capitalista e consumista, contribuíram pesadamente para o surgimento de problemas ambientais de grandes proporções. Estamos falando da quantidade crescente de esgoto doméstico que diariamente são lançados nos rios de nosso país, sem nenhum controle , preocupação ou responsabilidade por parte do poder público e setor privado, os quais são os grandes responsáveis pela poluição, é sabido que menos da metade do esgoto doméstico desse país é coletado, o que leva milhares de toneladas de poluentes á aguas dos mais diversos rios do país, causando graves problemas de saúde na população um problema ambiental sem tamanho. Sendo assim medidas foram criadas para que pudessem resolver um problema que a anos vem causando impactos ambientais, foram estudados e desenvolvidos métodos e sistemas , nos quais se tratassem as águas poluídas e a deixassem em conformidade pré-estabelecidas em leis, Contudo as empresas de saneamento desenvolveram meios eficazes de transformar efluente contaminado e água própria para consumo, usando de diversos recursos e técnicas mecânicas, devolvendo ao mananciais, água de qualidade, à população qualidade de vida e saúde e ao meio ambiente o equilíbrio necessário para sua existência. O modelo apresentado aqui, é um das mais eficazes em tratamento de esgoto doméstico. Sendo utilizado pela COPASA (Companhia de Abastecimento de Minas Gerais), trazendo ótimos resultas nas cidades já implantadas, como Araxá, Patos de Minas e Patrocínio. Portando é a proposta deste artigo mostras ao poder público consciente, a importância à nossa vida e a vida do planeta que já sofre muito com a escassez de água, que é possível a usarmos e devolvermos a água de maneira sustentável natureza. Ibiá certamente estará sendo mais um modelo de cidade sustentável no estado de Minas Gerais, servindo de modelo para cidades circunvizinhas e orgulhos para o povo mineiro.

OBJETIVO GERAL

Objetivo Geral:

O presente Artigo Científico tem como objetivo informar ao poder executivo a importância da instalação e funcionamento de uma Estação de Tratamento de Esgoto Doméstico na cidade de Ibiá-MG, e viabilizar o sistema de coleta e tratamento do mesmo, melhorando a qualidade de vida da população e das águas do Rio Misericórdia, minimizando os impactos ambientais.

Objetivos Específicos:

Recuperar e reverter o quadro de poluição do Rio Misericórdia, pelo lançamento do esgoto doméstico que causo sérios impactos ambientais na cidade, sendo necessário solucionar o problema de forma sustentável.

Tratar o esgoto e devolver ao rio, uma água dentro de padrões aceitáveis e propiciar a vida de diversas espécies aquáticas, equilibrando o bioma.

Sugerir soluções sustentáveis para melhoria e eficiência do tratamento da água do Rio Misericórdia.

Sanar problemas de saúde da população causados pela infestação de diversos insetos, roedores e outros animais peçonhentos.

MATERIAL E MÉTODOS

Foi feito um criterioso levantamento bibliográfico a partir de sistemas já implantados em cidades vizinhas, onde foi analisado a quantidade de habitantes na cidade, qualidade de vida dos moradores próximos ao Rio Misericórdia, quantidade de redes coletoras, qualidade da água e quantidade de esgoto doméstico lançado no rio. Segundo esse levantamento podemos analisar as circunstâncias diagnosticadas, que nos leva a necessidade da instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto Doméstico que venha beneficiar a população, eliminando problemas de saúde da população ribeirinha, melhorando a qualidade de vida, a qualidade da água como um bem de consumo essencial e fundamental a vida em nosso planeta tratando o efluente gerado contribuindo com o meio ambiente.

Todas a execução da implantação se dará por empresas especializadas nas construções do tanques das várias etapas do processo, na montagem das estruturas metálicas e mecânicas. As diversa tubulações de conduzirão os efluentes também serão de competência das empresas responsáveis.

Depois da sua implantação, uma empresa especializada fará todos os testes e treinará os operadores da estação de tratamento dando total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com