TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova ETE - Vitória Da Conquista

Dissertações: Nova ETE - Vitória Da Conquista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 10

APRESENTAÇÃO

A HYDROS Engenharia e Planejamento Ltda apresenta o “Relatório do Projeto do Sistema de Tratamento dos Efluentes Sanitários de Vitória da Conquista” referente ao Projeto de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da citada cidade.

Tais estudos fazem parte do objeto do Contrato Nº 447/07: “Execução dos Serviços para Elaboração e Revisão de Projetos Básicos e Executivos de Engenharia, Relativos a Sistemas de Esgotamento Sanitário e Abastecimento de Água, conforme Lote 2 - Região Sul do Estado, inclusive os Estudos e Relatórios Ambientais Pertinentes, em Apoio aos Programas: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - Programa Água para Todos e PAC / FUNASA - Lote 2”, firmado em 28 de dezembro de 2007, entre a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - EMBASA e a HYDROS, sendo a Ordem de Serviço emitida em 7 de janeiro de 2008.

As atividades definidas no escopo básico a ser desenvolvido, constante da ORDEM DE SERVIÇO Nº 016 - Rev. 04, referente à elaboração da ETE , seguiram as orientações fornecidas pela Embasa e foram previstos os seguintes relatórios:

- Relatório da Fase 1 – Concepção, Estudo de Alternativas e Arranjo Geral da ETE;

- Relatório da Fase 2 – Projeto Hidráulico da ETE;

- Relatório de Caracterização do Empreendimento - RCE;

- Relatório do Projeto Estrutural;

- Relatório do Projeto Elétrico;

- Relatório de Desapropriação;

- Relatório dos Estudos Topográficos e Geotécnicos;

- Manual de Operação do Sistema, e

- Especificações e Orçamentos.

Este relatório corresponde à Revisão R01 do Relatório da Fase 2 - Projeto Básico da ETE, contendo as revisões solicitadas pela Embasa, em Pareceres específicos da EPP e OET, datado de 23 de setembro de 2009 .

1 INTRODUÇÃO

O tratamento dos esgotos sanitários da Cidade de Vitória de Conquista em nível adequado, com segurança sanitária e ambiental é uma questão fundamental, para que as águas do riacho Verruga venham a se manter em conformidade ambiental e também utilizável para irrigação. Deve-se evitar que este afluente do rio Pardo que tem nascentes na área urbana de Vitória da Conquista, continue sofrendo deterioração da qualidade de suas águas.

Para a escolha do processo de tratamento a ser utilizado foi desenvolvido em etapa anterior o estudo técnico e econômico de alternativas, o qual abrangeu as seguintes principais etapas do levantamento de dados e informações:

• Reuniões e entrevistas com gerentes e técnicos da EMBASA;

• Estudos demográficos para previsão da população em 2008, 2018 e 2028 com respectivas contribuições per capta de vazão e carga orgânica;

• Levantamento planialtimétrico de possíveis áreas de implantação de ETE’s;

• Conhecimento e interpretação dos processos, práticas envolvidas e relatórios de automonitoramento relativos ao tratamento dos efluentes sanitários.

• Anteprojeto de três sistemas de tratamento dos efluentes sanitários para a cidade de Vitória da Conquista.

O anteprojeto desenvolvido confirmou a opção pelo processo de tratamento (DAFA + Lodo Ativado), já apontado em estudo anterior, e recomendou a implantação de uma única ETE Estação de Tratamento de Efluentes. O processo proporciona eficiências de remoção de poluentes ao nível de controle ambiental exigível, baixo consumo de energia, área reduzida e nítidas vantagens operacionais. A opção por uma única estação se mostrou vantajosa em termos de investimento, custo operacional e administrativo.

Este projeto apresenta, portanto o dimensionamento do sistema de lodos ativados em conjunto com DAFAS para tratamento do esgoto de Vitória da Conquista em uma só estação, localizada a sudeste de Vitória da Conquista, a cerca de 2 km da área da Universidade do Sudoeste Baiano – UESB, conforme aprovação da EMBASA.

2 QUALIDADE E QUANTIDADE DOS EFLUENTES SANITÁRIOS

Com o objetivo de obter dados consistentes para planejar o Sistema de Tratamento e Controle Ambiental que irá processar os efluentes sanitários, além do desenvolvimento de estudos de demografia e contribuição per capita na forma preconizada pela EMBASA, foram definidas as características dos esgotos considerando inclusive os relatórios de automonitoramento de vazão, DQO, DBO, Sólidos Suspensos, Sólidos Sedimentáveis, realizado pela equipe de operação.

2.1 QUANTIDADE E CARACTERÍSTICAS DOS EFLUENTES SANITÁRIOS

O presente estudo de contribuições de esgoto da cidade de Vitória da Conquista levou em consideração a população urbana flutuante e residente na cidade. O estudo foi elaborado para um horizonte de 10 a 20 anos, tendo como base o ano censitário de 2000, utilizando os dados apresentados pelo estudo de crescimento populacional.

A área de abrangência do projeto é a mesma atendida pelo Sistema de Abastecimento de Água da cidade, acrescida das áreas da expansão futuras previstas em função dos prováveis setores de expansão.

2.1.1 Coeficientes de Variação de Vazão

Os coeficientes de majoração de vazão adotados são os recomendados na Norma da ABNT e utilizados normalmente na EMBASA, sendo:

• Coeficiente de variação diária = 1,2;

• Coeficiente de variação horária = 1,5;

• Coeficiente de retorno (relação esgoto/água) = 0,8;

• Vazão de infiltração = 0,0002 l/s;

• Consumo per capita = 125 l/hab.dia;

• Contribuição carga orgânica = 54g/hab.dia.

Para determinação da vazão a ser tratada na cidade utilizou-se as seguintes equações:

Q max diária = (População x Per Capita x K1 x K2)/86400 + Extensão de Rede x Vazão de Infiltração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com