TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇAO DAS AERONAVES

Casos: EVOLUÇAO DAS AERONAVES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

EVOLUÇAO DAS AERONAVES

Todos os veículos que "voam" são considerados uma aeronaves. As aeronaves são divididas em dois grandes grupos: Os aeróstatos, veículos mais leves que o ar e os aeródinos, que são "mais pesados que o ar". O funcionamento dos primeiros baseia-se no "princípio de Arquimedes", um princípio da Física pela qual os corpos de menor densidade tendem a ficar por cima dos mais densos, devido à atração gravitacional. Nesta categoria incluem-se os balões de ar quente, os de gás e os dirigíveis. os aeródinos, incluem-se os planadores, aviões, helicópteros, mísseis, foguetes e as suas variações.

No século XIX algumas tentativas foram feitas para produzir um avião que se descolasse por meios próprios. Em 1843, William Henson, um inventor inglês, fez a primeira patente de uma aeronave equipada com motores, hélices e uma asa fixa, ou seja, de um avião. Porém, o protótipo construído com base nos desenhos foi mal sucedido, e Henson desistiu de seu projeto. Em 1848, seu amigo John Stringfellow construiu uma pequena aeronave baseada nos desenhos de Henson. A aeronave construída obteve sucesso em certos aspectos, podendo descolar por meios próprios. Porém, descolava apenas sem o piloto, e podia voar apenas por uma questão de dois ou três segundos. Em 1890, Clément Ader, um engenheiro francês, construiu um avião que ele nomeou Eole, que era equipado com um motor a vapor. Ader conseguiu descolar, mas não conseguiu controlar a aeronave, nem mantê-la no ar. Mesmo assim, considerou os resultados de seu teste animadores, e imediatamente construiu uma aeronave maior, que demorou cinco anos para ser construída. Porém, o seu novo avião, o Avion III, era pesado demais e nunca foi capaz de descolar. Durante a década de 1890 os Irmãos Wright (construtores de bicicletas) tornaram-se obcecados pela aviação, especialmente com a idéia de fabricar e voar em uma aeronave mais pesada do que o ar que pudesse decolar por meios próprios.

Em 1898 o brasileiro Alberto Santos-Dumont construiu o primeiro balão semi-rígido, em forma de charuto e com motor a gasolina. Este tipo de balão, posteriormente conhecido como "dirigível", tinha forma mais aerodinâmica que seus antepassados redondos e continha com Hidrogénio, um gás bem mais leve que o ar. A vantagem do Hidrogénio era dispensar o contínuo fornecimento de ar quente, mas, em contrapartida, era perigosamente volátil.

Os irmãos decidiram tentar fabricar um avião mais pesado do que o ar, em 1902. Os irmãos Wright foram a primeira equipe de desenhistas a realizar sérios testes para tentar solucionar problemas aerodinâmicos, controlabilidade e de potência que afligiam os aviões fabricados na época. Para um vôo bem sucedido, potência do motor e o controle da aeronave seriam essenciais, e precisariam ser bem controlados ao mesmo tempo. Os testes foram difíceis, mas os irmãos Wright perseveraram. Eventualmente, eles fabricaram um motor com a potência desejada, e solucionaram os problemas do controle de voo, através de um método chamado de wing warping - pouco usado na história da aviação, mas que funcionava nas baixas velocidades que este avião voaria. O avião fabricado pelos irmãos Wright chamava-se Flyer, (Voador), um biplano. O piloto ficava deitado na asa inferior do avião. O motor localizava-se à direita do piloto, e fazia girar duas hélices localizadas entre as asas. O sistema de wing warping consistia em cordas atadas às pontas da asas que podiam ser puxadas ou afrouxadas pelo piloto, assim podendo fazer o avião girar em seu eixo longitudional ou no seu eixo vertical, permitindo o controle do avião ao comando do piloto. O Flyer foi o primeiro avião registado na história da aviação dotado de manobralidade longitudinal e vertical - excluindo-se os planadores de Lilienthal, onde tal controle era realizado através da força do próprio tripulante.

A primeira guerra a usar os aviões em missões de defesa, ataque e de reconhecimento foi a Primeira Guerra Mundial. Os Aliados e os Poderes Centrais fizeram uso extensivo de aviões. Ironicamente, a ideia do uso do avião como arma de guerra antes da primeira guerra mundial foi motivo de risadas e ridicularizarão por parte de muitos comandantes militares, em tempos que precederam a guerra. tecnologia dos aviões avançou bastante durante a primeira guerra mundial. Logo no começo da guerra, aviões ainda carregavam apenas uma pessoa, o piloto, mas logo muitos deles tornaram-se capazes de carregar um passageiro extra. Engenheiros criaram motores mais poderosos, e criaram aeronaves cuja aerodinâmica era sensivelmente melhor do que as aeronaves pré-guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com