TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabricação de aeronaves

Tese: Fabricação de aeronaves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Desde a antiguidade, os lideres militares já se utilizavam da logística, para tramar guerras. As guerras geralmente eram longas e distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra de grande porte. Para que chegassem ao local de combate era necessário, planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, que nem sempre era mais curta, pois era necessário ter no percurso uma fonte de água potável, para que pudessem seguir com transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos. Na Grécia antiga, Roma e no império Bizantino, os militares com o título de “logístikas” eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra.

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, as empresas notaram a grande importância de se ter um departamento para cuidar da logística onde a demanda crescia em um ritmo acelerado, os consumidores tornavam cada vez mais exigentes. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem a consolidação dos conceitos como o ERP – Material Requirements Planning.

A princípio a logística era feita apenas com valor agregado a venda, e aos processos de fabricação, desde a matéria prima ao produto acabado.

Apresentação

The Boeing Company é uma corporação multinacional norte americana de desenvolvimento aero espacial e de defesa. Fundada em 1916 por William Boeing em Seattle, Washington, a empresa expandiu - se ao longo dos anos, e é composta por várias unidades de negócios, que são: Boeing Commercial Airplanes; Boeing Defense, Space & Securities; Engineering, Operations & Tecnology; Boeing Capital e Boeing Shared Services Group. A Boeing está entre as maiores fabricantes mundiais de aeronaves e é a segunda maior empresa de defesa e mercado aeroespacial do mundo.

Em 1966, o presidente da Boeing William Allem requisitou Malcom Stamper para liderar a produção do novo avião 747 que a empresa estava montando. Este foi o maior desafio de engenharia e gestão, e incluiu a construção da maior fábrica do mundo em Everett, Washington, uma fábrica de 400.000 m², cerca de 40 campos de futebol.

Produção

Na produção de um avião observamos alguns aspectos seqüenciais, dentro do processo de fabricação são utilizadas matérias primas especiais de baixo peso e alta resistência mecânica, tais como liga de alumínio, titânio, aço inoxidável e materiais compósitos, que cumprem os requisitos do projeto de engenharia, também temos a conformação do revestimento da fuselagem, onde a chapa de liga é conformada de acordo com a curvatura da fuselagem, os painéis de revestimento serão fixados mais adiante a outros componentes estruturais primários. Em seguida passamos para a fase de dimensionamento e ajuste, onde os painéis são ajustados as suas dimensões e formas finais por uma máquina computadorizada de controle.

Tratamento superficial e aplicação de produto anti corrosão, depois da fabricação do revestimento da fuselagem, é realizado um processo de tratamento superficial anti corrosão, a partir daí passamos para a montagem estrutural dos segmentos da fuselagem, onde os painéis são unidos aos tubos e reforçadores, principalmente por meio de rebitagem, dando origem a um segmento de fuselagem. Após essa fase é aplicada então a selagem, de modo a garantir a pressurização da cabine e evitar vazamentos.

Junção dos segmentos da fuselagem, após a fabricação dos principais segmentos da fuselagem, estes são unidos por rebites e cintas, completando a fuselagem, em seguida, dutos, fios, cabos, sistemas hidráulicos, válvulas e outros equipamentos são instalados.

A fuselagem é então pintada de acordo com as cores do cliente em uma cabine de pintura fechada, com temperatura e pressão controladas. Após a fase de pintura chegamos à fase final de montagem, neste ponto, os principais componentes, como asas, motores, estabilizadores e trens de pouso, são integrados a fuselagem e os sistemas, aviônicos, hidráulico, de combustível e de comandos de vôo, bem como assentos, copa e banheiros, entre outros são instalados.

Na fase seguinte começam os testes de solo, todos os controles e sistemas são inspecionados e testados, por meio de bancada integrada de testes. Após o término de testes de cada componente, o avião vai para seu teste de vôo, o chamado vôo de produção. Os vôos de produção são realizados a fim de garantir que a aeronave cumpra todos os requisitos de projeto e de fabricação, bem como atenda aos padrões das autoridades de certificação para a emissão do certificado de aero navegabilidade para uma operação segura.

Após a conclusão dos testes em solo, dos vôos de produção e da respectiva documentação, a aeronave está pronta para ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com