TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DA INFORMATICA E SUA APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Seminário: EVOLUÇÃO DA INFORMATICA E SUA APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Seminário  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

2 A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

2.1 O SURGIMENTO DOS COMPUTADORES NAS ORGANIZAÇÕES

A construção de uma máquina capaz de executar operações e cálculos automaticamente é uma idéia que surgiu a milhares de anos, conforme ilustrado pelos esforços de [1]Pascal,[2]Babbage e [3]Leibnitz entre outros (RODRIGUEZ, 2000).

Desde que o homem sentiu a necessidade de realizar, de forma rápida e confiável, um processamento de dados, deu-se o primeiro passo para o surgimento de um conjunto de dispositivos e invenções mecânicas para facilitar essa tarefa (RODRIGUES, 2007).

A era moderna da computação teve inicio na década de 1940, com a construção por Aiken[4]•, do computador Mark I, em 1944, na universidade de Haward, funcionava a partir de dispositivos eletromecânicos. Em 1941 foi desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia o computador ENIAC (Electronic Numeral Integrator and Computer), sendo que exigiam muito espaço físico e mostraram-se bastante imprecisos quanto aos processamentos de dados (RODRIGUEZ, 2000).

Surgimento dos computadores eletrônicos digitais deu-se após a Segunda Guerra Mundial quando havia a necessidade de máquinas que realizassem complexos cálculos balísticos e auxiliar na decifração dos códigos secretos usados nas comunicações entre os países (LAURINDO, 2008).

O primeiro computador comercial apareceu em 1950 e era chamado de Univac I (Universal Automatic Computer), foram produzidas 45 unidades. Em meados do ano de 1950, começaram a surgir os computadores eletrônicos, a geração seguinte passou a usar transistores e eram mais confiáveis e permitiram que os computadores fossem distribuídos nas grandes empresas (LAURINDO, 2008).

Segundo Rodriguez (2000) “A partir do final da década de 1950, os computadores eram construídos de acordo com sua função. Computadores para aplicações comerciais eram concebidos para lidar com uma grande quantidade de dados”.

Conforme Laurindo (2008) a segunda geração de computadores é caracterizada como:

Os equipamentos, grandes caros, eram muito limitados, em termos do que podiam armazenar de informações, de sua capacidade de processar tais informações, alem de restrições em termos de usuários que poderiam acessá-las concomitantemente e de forma remota. Os profissionais trabalhavam com que era denominado “processamento de dados” tinham formação e visão eminentemente técnicas. Dessa forma, inicialmente foram desenvolvidas aplicações que resolviam problemas bem estruturados (isto é, com etapas e seqüências bem definidas), como folha de pagamento, controle de estoques e contas a pagar e receber.

Na década de 60, a utilização de microcircuitos integrados, foi determinante no processo de evolução, pois permitiu a construção de computadores que poderiam atender, em função de ajuste tanto o processamento comercial quanto o cientifico. No final dos anos 60 o uso dos computadores era centralizado, ficando a sua operação restrita fisicamente a um espaço denominado CPD- (Centro de Processamento de Dados). Este tipo de operação prevaleceu durante grande parte da década de 70, até a introdução dos microcomputadores. Na década de 80 os computadores pessoais são introduzidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com