TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica

Artigos Científicos: Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2013  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 6

1ª Exercício de Informática

1)Mediante o contexto da atual sociedade da informação em que vivemos explique o papel e o perfil do profissional da área de engenharia civil no que diz respeito ao tratamento da informação.

O engenheiro civil analisa,planeja,executa ,gerencia projetos e obter novas informações tecnológicas é de grande importância,pois ao executar essa seleção ele proporciona a todos os envolvidos na atividade um bom desempenho,mediante a atualização de conhecimentos. Se adequar a novos métodos e conceitos é ter um perfil inovador dando mais qualidade e ênfase a conclusão de seu trabalho.

2)Exemplifique um processo (atividade) não computacional associada à atividade da área de engenharia civil e represente-a como um sistema com os seus referidos componentes.

Um exemplo não computacional de um sistema na engenharia civil seria baseado na saída do relatório de um projeto em que podem ser abordados por exemplo a descrição de materiais utilizados na obra.Como pode ser visto no esquema a seguir:

(1º) Passo

(2º) Passo

(3º) Passo

3)Exemplifique uma situação prática de uso de um sistema de informação baseado em computador na área de Engenharia Civil,citando os componentes do mesmo (hard, soft, banco de dados,pessoas e procedimentos) ?

hardware: Notebook

Software: MS Project

Banco de dados:gestão de projetos,gestão empresarial ,planejamento, Elaboração, planilha de gastos .

Procedimentos: modelo Diagrama de Rede (ou diagrama de precedências): as tarefas do projeto são criadas na forma de blocos interligados, formando uma rede

Pessoas: técnicos em edificações, auxiliares técnicos ,engenheiros.

(4) Em quais aspectos os sistemas computacionais evoluíram e quais as conseqüências para a área de Engenharia Civil.

A evolução quanto ao desenvolvimento de sistemas e equipamentos é cada vez mais rápidos, modernos com menor custo e maior agilidades. Com o aproveitamento e controle desses recursos as conseqüências para a engenharia civil são positivas, de grande portabilidade e consideradas atualmente como ferramentas indispensaveis nas ativides, auxiliando nas diversas fases da obra, desde a aquisição até a interpretação dos resultados, pois, Por meio dos sistemas torna-se possível adquirir, visualizar e filtrar informações com facilidade, ao mesmo tempo em que se permite avaliar e disponibilizar recursos necessarios muito mais rapido e com maior exatidão.

(5) Baseado na arquitetura básica de um sistema computacional, (hard) cite e explique como e quais os principais fatores que influenciam na velocidade de geração das saídas de tais sistemas.

Ciclo IPOS: entrada, processamento, saída e o armazenamento.

1- Tecnologia do processador

2 - Clock: influencia na velocidade de trabalho por tratar-se de um dispositivo que esta localizada na CPU é que gera pulsos elétricos síncronos em um determinado intervalo de tempo. A freqüência do clock é medida em (Hz).

3-Memória RAM: área que o processador usa para efetivar suas informações para a unidade primária de armazenamento.

(6) Quais os principais tipos de memórias. Exemplifique-as

Sabe-se que as memórias são responsáveis pelo armazenamento de dados e informações. Memória “RAM” (memória de acesso randômico): trata-se de uma memória temporária, pois os dados nela armazenados são apagados toda vez que o computador é desligado. Quanto maior a memória RAM do computador, mais informações podem ser processadas ao mesmo tempo e com maior velocidade. As informações guardadas na memória RAM são processadas pelo microprocessador e transformadas em respostas. Existem 2 tipos de memória RAM: estáticas e dinâmicas.

Memória “ROM” (memória somente de leitura): trata-se de uma memória permanente e possui informações essenciais para o funcionamento do computador. Os dados armazenados na memória ROM nunca são apagados ainda que falte energia elétrica. Estas informações já vêm gravadas pelo fabricante do computador. são memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Existem três tipos básicos de memória ROM: PROM, EPROM e EAROM:

Memória “EDO” é a sigla para (Extended Data Out). Trata-se de um tipo de memória que chegou ao mercado no início de 1997 e que possui como característica essencial a capacidade de permitir ao processador acessar um endereço da memória ao mesmo tempo em que esta ainda estava fornecendo dados de uma solicitação anterior. Esse método permite um aumento considerável no desempenho da memória RAM.

Memória “SDRAM” À medida em que a velocidade dos processadores aumenta, é necessário aumentar também o desempenho da memória RAM do computador, mas isso não é tão simples. Um solução foi a criação do cache, um tipo de memória SRAM com capacidade de algumas centenas de KB que funciona como uma espécie de intermediária entre a memória RAM e o processador. Porém, apenas isso não é suficiente.

(7) Quais as principais mídias de armazenamento secundário, qual a tendência de evolução das mesmas.

Pen-drive, cartao micro sd, memória auxiliar, discos rígidos HD, CD DVD sã algun desses dispositivos tem grande poder de armazenamento. A tendência de evolução será grande para os próximos anos devido ao avanço tecnológico e a necessidade de mídias cada vez mais potentes que se tornam fundamentais para a sociedade como, por exemplo, os dispositivos modernos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com