TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eco Condominio

Dissertações: Eco Condominio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

1. ECO CONDOMÍNIO

2. OBJETIVO

Construir um conjunto de edifícios fora do centro de Guarulhos com extensa área verde, viabilizando a implantação de reuso da água nesses condomínios residenciais. O projeto tem como objetivo, implantar um sistema, com a finalidade de reaproveitar as águas menos nobres e as águas pluviais em termos de qualidade, para serem reutilizadas em sanitários, irrigação de jardins, lavar ruas, e comercializar para outros fins não potável visando a minimização do consumo de água potável, através de um consumo racional e eficiente, evitando desperdícios, eminimizar as despesas dos usuários com água. Além disso, o projeto visa a verificação do custo-beneficio e a viabilidade da implantação desse sistema.

3. INTRODUÇÃO

A escassez de recursos hídricos é um fator que prejudica todas as atividades humanas, não se limitando apenas a privação humana, mas em seu uso na produção de alimentos, geração de energia e em cada uma das etapas da cadeia produtiva. Uma das soluções para amenizar esse enorme prejuízo é o país adotar políticas de proteção aos mananciais, disciplinando o manejo e o reuso de águas desde as residências mais simples até as grandes indústrias.

Nas últimas décadas, a crescente consciência da água como recurso limitado, a preocupação com os problemas resultantes da rápida urbanização e os riscos de escassez hídrica, conduziram a uma reformulação do modelo tradicional de gestão dos mesmos.

Mais de dois terços do consumo de água no mundo todo serve para irrigar lavouras em regiões áridas e semi-áridas. O desperdício é muito alto e apenas uma pequena porcentagem da água chega ao cultivo para o qual se destina. A indústria é o segundo maior usuário com 21% do total mundial. Quase tudo que é utilizado pela indústria é de fato consumido e o resultado é que a água fica tão poluída que não pode ser reutilizada facilmente. Em terceiro, classifica o volume de água empregado para fins domésticos, com apenas 10% do total mundial. As populações estão cada vez maiores e mais sedentas, cerca de 50 milhões de pessoas vivem em países com escassez crônica de água e outros 2,4 bilhões moram em países onde o sistema hídrico está ameaçado. Quase 4.000 Km3 de água doce são consumidos a cada ano, uma média de aproximadamente 1700 litros por pessoa, diariamente.

O presente trabalho objetiva projetar um condomínio de alto padrão, onde qualidade de vida e bem estar são sinônimos de área verde com centenas de árvores, e onde a água da chuva e água residuária são coletadas, tratadas e reutilizadas de forma consciente, seguindo normas técnicas e legislação vigente. (ANA Agência Nacional de Água)

Seguindo a legislação CONAMA 357/05 (Conselho Nacional de Meio Ambiente)que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes. Classifica as águas doces e sua destinação (seção I, art. 4o), bem como indica os padrões de qualidade e limites individuais para cada substância em cada classe (seção I, art. 7o). Já a seção II observa a qualidade da água de acordo com critérios estabelecidos por órgão ambiental compe_ tente seguindo parâmetros para substâncias orgânicas e inorgânicas. Por último, o capítulo IV, art. 24 trata das condições e padrões de lançamentos de efluentes. (CONAMA 2005)

4. CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA PARA REUSO EM CONDOMÍNIOS

Com a preocupação atual sobre a utilização da água potável, houve um grande aumento por alternativas eficientes para um consumo racional. Entre essas soluções, a coleta e a reutilização das águas pluviais apresenta-se atualmente como uma das alternativas mais viáveis no uso racional dos recursos hídricos, implantando o processo de aproveitamento das águas de chuva em edificações nas grandes metrópoles, pois considera-se esse tipo de água ideal para o reuso devido ao baixo custo de tratamento e oferecendo poucos riscos à saúde humana. (Hespanhol 2002,)

O uso das águas pluviais é uma das melhores alternativas para problemas de escassez de água, e seria uma das soluções para conservação da água de qualidade para fins nobres. (Tomaz 2005).

Com isso iremos implantar um sistema de coleta e reaproveitamento de água da chuva em condomínios verticais. O sistema de captação será adaptado nas laterais dos edifícios na parte superior, onde serão colocadas calhas na horizontal com inclinação de 4% ou 4 cm/m de fibrocimento, os dutos terão diâmetro de 200 mm com capacidade de vazão de 3.650L/min Passando por equipamentos de filtragem e descarte de impurezas de acordo com as normas ABNT NBR10844/89 (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Depois de passar pelo filtro que pode ser uma tela ou filtro industrializado para evitar a entrada de folhas, galhos, a água é armazenada em um reservatório inferior, onde em seguida é aquecida até a mesma se transformar em vapor e passar por um processo de destilação. O vapor de água é direcionado através de dutos de cobre, que passam nas laterais da parte inferior da piscina entrando em contato com água fria. Após o resfriamento do vapor de água, a mesma é direcionada para um segundo reservatório em sua fase liquida. Logo após é bombeada para um reservatório superior onde é distribuída pela rede hidráulica do condomínio para consumo onde não requer água potável.

Deve ser levada em consideração para o dimensionamento dos reservatórios a demanda de água, área de captação e regime pluviométrico. Pode-se utilizar o método prático brasileiro na NBR 15527 (ABNT, 2007).

Nesse caso a equação é V= 0,042xPxAxT

Onde V= volume de água do reservatório em litros

P= precipitação média anual em mm

A= área de coleta em projeção (m2)

T= no de meses de pouca chuva ou seca

Segundo a prefeitura de Guarulhos através de seu site o município tem média anual de 1489 mm de precipitação pluviométrica. Vide tabela 1

Considerando este dado e com projeção de reservatório com 100m2 obtém-se o seguinte valor:

V=0,042x1489mm x100m2x5(meses de pouca chuva/abril a agosto) = 31269 L

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com