TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiência Excelencia Na Gestão Publica

Casos: Eficiência Excelencia Na Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

Unopar-Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Tecnologia em gestão pública

nOME:Éverton gonçalves Pereira

Tutora:Sabrina

Eficiência/Excelência na gestão pública

Governador Valadares-MG

Ano 2014

Eficiência,Excelência na Gestão Pública

1. INTRODUÇÃO

A função que o Estado desempenha em nossa sociedade sofreu inúmeras transformações ao passar do tempo. No século XVIII e XIX, seu principal objetivo era a segurança pública e a defesa externa em caso de ataque inimigo. Entretanto, com o aprofundamento e expansão da democracia, as responsabilidades do Estado se diversificaram. Atualmente, é comum se afirmar que a função do Estado é promover o bem-estar da sociedade. Para tanto, ele necessita desenvolver uma série de ações e atu­ar diretamente em diferentes áreas, tais como saúde, educação e meio ambiente.

Diante da necessidade de se adotar uma abordagem equilibrada e integrada, observamos que anualmente cerca de 50 mil vidas humanas são ceifadas no trânsito no Brasil e para cada vítima fatal há outros 10 sequelados que sobrevivem à ocorrência violenta de trânsito com transtornos de ordem social, econômica e familiar. Pelo menos 100 pessoas morrem por dia no país em acidentes de trânsito.

Com base nesse contexto, descrevemos no presente trabalho a parceria de uma empresa de marketing representante da MTV do Rio Grande do Sul e o DETRAN/RS uma Autarquia de trânsito representante do Governo do Estado, a fim de formalizarem esta parceria com o intuito de conscientizar e prevenir acidentes no trânsito, uma vez que a mídia influencia como as pessoas percebem e fazem uso das vias públicas, além de questões pontuais ligadas à segurança no trânsito.

2. DESENVOLVIMENTO

O estudo de caso elaborado por Paulo Ricardo dos Santos Meira, Cristiane Pizzutti dos Santos e Elaine Di Diego Antunes, apresentam a VIT uma empresa de marketing representante da MTV no Rio Grande do Sul, e seu cliente, o DETRAN/RS representante da Autarquia Executiva de Trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em uma parceria para a divulgação de uma campanha voltada a prevenção de acidentes no trânsito. Em seu histórico de parceria, as organizações realizaram a primeira campanha em 2003, e obtendo sucesso renovaram a parceria em 2004. Na quarta campanha em 2006: “A solução está em sua atitude e a sua colaboração é fundamental para a prevenção dos acidentes de trânsito”. Esse foi o mote do novo SUP (Serviço de Utilidade Pública). Observando que muitos dos problemas enfrentados no trânsito então diretamente ligados a educação a MTV/RS e o DETRAN/RS em 2005, lançaram uma campanha interativa de cidadania no trânsito.

Na discussão de temas presentes no caso, destacamos o problema apresentado pelo cliente DETRAN em relação ao custo despendido na campanha, onde ressaltamos que o orçamento públicoé um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das receitas e fixação das despesas públicas. O Orçamento Público no Brasil (Orçamento Geral da União) inicia-se com um texto elaborado pelo Poder Executivo e entregue ao Poder Legislativo para discussão, aprovação e conversão em lei. O documento contém a estimativa de arrecadação das receitas federais para o ano seguinte e a autorização para a realização de despesas do Governo. Porém, está atrelado a um forte sistema de planejamento público das ações a realizar no exercício. O OGU é constituído de três peças em sua composição: o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de Investimento das Empresas Estatais Federais. Existem princípios básicos que devem ser seguidos para elaboração e controle dos Orçamentos Públicos, que estão definidos no caso brasileiro na Constituição, na Lei 4.320/64, no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na recente Lei de Responsabilidade Fiscal.

A equipe da MTV, foi proativa e tomou decisões rápidas em virtude do tempo escasso e também por ter uma certa ameaça dos concorrentes que também queriam fechar parceria com o seu cliente. A empresa reagiu a pressão de desenvolver uma ideia realmente boa, de baixo custo e que refletisse de maneira séria e ao mesmo tempo de fácil compreensão, além de conscientizar a população de cooperar com a problemática envolvida, ou seja, os problemas de trânsito. Neste contexto, a empresa VIT mostrou os resultados das campanhas anteriores e asseguram diretamente, que o melhor investimento seria realizar a campanha com base na excelência alcançada das campanhas anteriores.

Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da so­ciedade. Dito de outra maneira, as Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. Estas políticas não podem ser estruturadas apenas como meios de promoção política e discurso eleitoreiro. Devem ser formuladas e implementadas segundo as necessidades reais da população. Não cabe dizer que as políticas públicas são boas ou ruins, mas é preciso apontar limitações e que estas irão se efetivar garantindo direitos para toda população a partir do momento em que haja movimentos sociais.

O marketing pode ser utilizado para agregar valor, no intuito de melhoria,

As ferramentas de marketing podem ser utilizadas para a melhoria do bem-estar social. E essa é, inclusive, uma responsabilidade dos profissionais de marketing. Enquanto ligado a causas sociais, o marketing pode agir sobre ideias, e os profissionais dessa área estão constantemente às voltas com a promoção de conceitos como “amigos não deixam amigos dirigirem alcoolizados” e “a vida em primeiro lugar”. A mídia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com