TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiência/Excelência Na Gestão pública

Monografias: Eficiência/Excelência Na Gestão pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado nos mostra a importância existente no estudo de caso baseado numa parceria entre o governo do RS, representado pelo DETRAN e a emissora MTV/RS, representado pelo grupo VIT.

Essa parceria se formou pela necessidade de conscientizar os jovens sobre a importância do trânsito seguro e mostrar a sociedade como é fundamental que os motoristas prezem por sua vida e também pela população em geral.

2 DESENVOLVIMENTO

O trabalho neste estudo de caso trata da parceria entre um representante do governo e uma empresa privada juntamente com a criação de uma campanha publicitária.

O DETRAN (departamento de trânsito) que é uma autarquia e tem como atuação controlar e formar diretrizes e regras sobre o trânsito, sendo assim representante do poder público do RS, neste estudo.

A MTV/RS atua na área de comunicação e é uma empresa privada, na parte de comunicação, como emissora de TV, com programas geralmente ligados a música e ao público jovem, representada pelo grupo VIT.

A campanha é ligada a segurança no trânsito e foi feita em espírito de parceria, onde a MTV cobrava do governo apenas a produção da mesma. O objetivo era promover a comunicação com os jovens e ser eficaz no impacto social, visando mostrar a importância da segurança no trânsito, desenvolvendo e ampliando o senso crítico da população.

O objetivo da parceria firmada com a SUP, era de ter novas idéias que chamasse a atenção tanto do cliente (governo) quanto do público alvo da emissora (os jovens0, agradando e de alguma forma sendo mensurada em sua efetividade. A escolha da MTV, foi dada pela experiência que a emissora já tinha em campanhas semelhantes, desde os anos 90 nos Estados Unidos.

A forma ideal de se avaliar uma campanha de tamanho impacto social, teria de ser feita em conjunto, entre a empresa e o órgão público.

Já em 2003, quando a MTV/RS firmou uma parceria com o DETRAN/RS para a produção de programetes voltados à prevenção de acidentes no trânsito, uniram-se rock e atitude. Na 1ª edição, foram produzidos seis SUP de 30 segundos cada um, com o tema veiculado na MTV. Esses foram inspirados no refrão “se quiser que eu te leve, eu aprendo a dirigir”, do hit “Melissa”, da Banda Gaúcha Bidê ou Balde em que os protagonistas eram os vocalistas da própria banda.

Em 2004, a parceria renovou-se e foram produzidas quatro novas versões de SUP. Essas eram inspiradas na estética do filme “Dogville”, do diretor Lars Von Treir, que contou com a participação de diversos artistas e não apenas uma banda.

No terceiro ano da série, vieram os SUP 2005, foram protagonizados por telespectadores da emissora, as vinhetas abordaram soluções para o trânsito das cidades. Dessa vez, foi solicitada a participação de pedestres, motoristas e ciclistas, que deveriam responder a perguntas: “como melhorar o trânsito das cidades”. A receptividade foi grande e criatividade das respostas, também.

O público jovem foi tocado, identificou-se e estes se sentiram responsáveis pela segurança no trânsito, querendo assim participar da campanha. Cem jovens tiveram apoio de média com 200 inserções na Rádio Ipanema FM.

A MTV reuniu algumas dessas pessoas, como dinâmica da intervenção, colocou-as em um charmoso carro dos anos 50 e andou pelas ruas da capital gaúcha para analisar o trânsito e saber quais eram os principais problemas enfrentados nesse meio e quais as melhores dicas para solucionar o problema. Os SUP foram ao ar diariamente e as melhores idéias seriam aproveitadas na campanha seguinte sobre o trânsito, na MTV.

Em todas as etapas a campanha, apresentou alguns problemas e desafios, dentre eles os referentes ao orçamento público, onde a verba do governo era limitada, visto que a Assembléia Legislativa do RS havia feito cortes no orçamento público. A mesma também é representante do Poder Legislativo e tem a principal função acompanhamento e aprovação de leis, além de controlar e alterar o orçamento público para campanhas publicitárias.

O tempo escasso foi um desafio do cliente para discussões sobre o projeto levando a equipe da MTV a ter de ser proativa em decisões e ações rápidas.

A pressão de aparecer com uma idéia realmente boa e inovadora, pois sempre há uma expectativa em cima da marca MTV, de ser arrojada e de vanguarda, tratando o assunto “trânsito seguro” de maneira que não soasse “careta” ou “conselho de pai”, mas realmente envolvesse a garotada.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com